01. Depois de anos de interrupção, ocorreu no ano de 2005 a retomada de lançamentos do ônibus espacial pela NASA, desta vez com sucesso. Nas imagens divulgadas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Advertisements

2ª Lei de Newton (Continuação) Professor: Márcio Marques Lopes de Oliveira Disciplina: Física.
Questão 01: Depois de anos de interrupção, ocorreu neste ano (2005) a retomada de lançamentos do ônibus espacial pela NASA, desta vez com sucesso. Nas.
Energia Potencial e Conservação da Energia
Energia Potencial e Conservação da Energia
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
- Engenharia de Produção -
Aceleração da Gravidade
Caderno de exercícios Nome. 1) O trabalho realizado por uma força é uma grandeza escalar ou vetorial? Justifique a sua resposta. Analise a equação acima.
O que você deve saber sobre
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
EXERCÍCIO AS 3 LEIS DE NEWTON
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
Aula 9° ANO Professor : Diego
Aula 9° ANO Professor : Diego
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
Trabalho e Potência.
Mecânica Estudo dos Movimentos.
F O R Ç A S (1) Prof. Cesário.
01. A figura mostra o instante em que uma esfera de 4 kg é abandonada do repouso, da posição P, e cai sobre a mola ideal de constante elástica 2 x 102.
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Velocidade média Questão 01 Um viajante cobriu a distância de 760 km em 12 h, sendo os primeiros 200 km percorridos com certa velocidade escalar.
Questões - Física Prof.: Haroldo Candal.
Exercício 01: - Um goleiro bate um tira de metas (bola que é chutada parada do chão, próximo as traves do gol) com uma bola de massa m, em um campo de.
A unidade de medida de trabalho é o Joules(J)
Lançamento horizontal
DINÂMICA DO MOVIMENTO Prof. Raphael Carvalho.
Física Hidrostática.
GRAVITAÇÃO TRABALHO ENERGIA QUANTIDADE DE MOVIMENTO
Movimento Variado Prof.: Marco Macêdo.
RECUPERAÇÃO Professor Thiago
Queda Livre e Lançamento Vertical
PROF. EDILSON 1º E.M.. h CONSERVAÇÃO DE ENERGIA.
Energia, trabalho e potência
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Profª Camila Debom.
Equilíbrio de um corpo extenso
Questão 01: Considerando as alternativas abaixo, assinale a(s) correta(s) relativamente à Mecânica: (001) Quando a aceleração de um corpo é nula, podemos.
Lançamento Oblíquo (LO)
REVISÃO 1º ANO FÍSICA Professor: Demetrius
Exercício 01 Considerando as alternativas abaixo, assinale a(s) correta(s) com relação à Gravitação: (001) Um astronauta, durante sua estada em um planeta.
3 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais.
EXERCÍCIO Nº. 01 A pressão hidrostática sobre um objeto no interior de um líquido depende da densidade do líquido e da profundidade em que se encontra.
Prof. Vasco Vasconcelos
Questão 01: Em um terminal de cargas, uma esteira rolante é utilizada para transportar caixas iguais, de massa M = 80 Kg, com centros igualmente espaçados.
Dinâmica Força e Movimento
MQL Dinâmica e Leis de Newton
REVISÃO ENERGIA MECÂNICA.
Eletrodinâmica.
Física QUESTÃO 01 – (UVA – )
Curso de Física Geral F semestre, 2011
DINÂMICA.
CURCEP 2014 ENERGIA MECÂNICA FÍSICA A
Professor: Marivaldo Mendonça
Conservação da Energia Mecânica Exemplos Resolvidos
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS
Revisão Mecânica. Problema do corpo que cai em cima de uma estaca e penetra numa superfície O corpo se encontra a certa altura.
Aula - 14 Rotações IV Curso de Física Geral.
Trabalho e Energia.
3.4 Transformações de energia
Livro 1 - Capítulo Energia e Trabalho.
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no espaço 1.2. Da Terra à Lua (II)
Teorema da Energia Cinética
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
FORÇA E MOVIMENTO II Prof. Bruno Farias
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
LOGO Queda Livre e Lançamentos no Espaço SIMONE CAARMO.
Conhecimentos prévios:
Polias Objetivo: Reduzir a força potente no levantamento de grandes cargas ora mudando a direção e o sentido da força aplicada ou até reduzir esforços.
Transcrição da apresentação:

01. Depois de anos de interrupção, ocorreu no ano de 2005 a retomada de lançamentos do ônibus espacial pela NASA, desta vez com sucesso. Nas imagens divulgadas do dia-a-dia no ônibus espacial girando ao redor da Terra, pudemos ver os astronautas realizando suas atividades, tanto fora da nave como no seu interior. Considerando que as órbitas da nave e dos astronautas sejam circulares, analise as afirmações seguintes.

I. Não há trabalho realizado pela força gravitacional para manter um astronauta em órbita ao redor da Terra. Verdadeira II. A aceleração de um astronauta girando ao redor da Terra deve-se exclusivamente à ação da força gravitacional. Verdadeira III. A velocidade vetorial do astronauta ao redor da Terra é constante. Falsa

Estão corretas as afirmações: a) II, somente. b) III, somente. c) I e II, somente. d) II e III, somente. e) I, II e III.

02. Um bloco de massa igual a 0,5 kg é abandonado, em repouso, 2 m acima de uma mola vertical de comprimento 0,8 m e constante elástica igual a 100 N/m, conforme o diagrama. Calcule o menor comprimento que a mola atingirá. Considere g = 10 m/s2.

cm 30 0,30m 0,5 - 0,8 L logo m, x : temos equação, a Resolvendo 2 10 2 10 100 1 ) ( 5 , K g m min pot B A elástica grav = × Þ + e

Exercício 03: Para melhorar a sustentação de um edifício pelo solo, os engenheiros utilizam uma máquina chamada bate-estacas, que crava, verticalmente no solo, compridas estacas de cimento para construir o edifício sobre elas. A sustentação é melhorada devido as forças de resistências que o solo exerce sobre toda a superfície da estaca. Para cravar as estacas, motores levantam, através de cabos, um grande bloco resistente, sob a ação do campo gravitacional, até uma certa altura acima da extremidade superior da estaca, e soltam-no em queda livre.

O bloco colide com a extremidade superior da estaca, fincando-a uma certa profundidade no solo. Esse movimento é repetido várias vezes, até conseguir a penetração desejada da estaca no solo. Considerando apenas a força que o solo aplica na estaca como dissipativa, é correto afirmar:

(001) Enquanto o bloco está subindo, apenas o cabo realiza trabalho sobre o bloco. Falsa (002) Após o bloco ser solto, sua velocidade aumenta porque a energia potencial gravitacional é convertida em energia de movimento. Verdadeira

(004) Enquanto a estaca está sendo cravada, a força que o solo aplica na estaca é a reação da força peso da estaca. Falsa (008) Enquanto a estaca está sendo cravada, a força que a estaca faz no solo é maior que a força que o solo faz na estaca. Falsa

(016) Enquanto a estaca está sendo cravada, a força peso da estaca não realiza trabalho. Falsa (032) A força que a estaca faz no bloco é a reação da força que o bloco faz na estaca. Verdadeira

Exercício 04: Uma balança assentada no piso de um elevador em repouso registra a massa (m) de um bloco colocado sobre a mesma balança (figura ao lado). Seja (m’) o valor da massa lido na balança quando o elevador está em movimento. É correto afirmar que:

(001) m’ = m se o elevador desce em movimento uniformemente acelerado. Falsa (002) m’ > m se o elevador sobe em movimento uniformemente acelerado. Verdadeira

(004) m’ = m se o elevador desce em movimento uniforme. Verdadeira (008) m’ < m se o elevador desce em movimento uniformemente retardado. Falsa (016) m’ = 0 se o cabo do elevador se rompe e há queda livre. Verdadeira Corretas: 002+004+016=022