Petróleo e Gás natural Petróleo e Gás natural.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia Termonuclear Área de Projecto Março 2009
Advertisements

SEGURANÇA NAS OPERAÇÕES COM AR COMPRIMIDO.
Do petróleo ao plástico
Combate a Incêndio.
Energias renováveis… … o futuro.
Petróleo e Reações de Combustão
Energia Educação Tecnológica Prof.-Fernando Rui Campos.
De onde vem a energia ? Combustíveis Fósseis Alternativos Carvão
Profª Marcia C. Silva HIDROCARBONETOS Profª Marcia C. Silva
Fontes e formas de energia
Petróleo Surgimento do petróleo
E.B.I Padre Joaquim Flores
Energias renováveis… … o futuro.
BIOMASSA Energia alternativa.
FONTES DE ENERGIA.
Eduardo Lauer, Andrey, Gabriel & Allan
FONTES DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
COLEGIO INEDI QUÍMICA, TURMA 301 PROF. LUIZ ANTÔNIO FONTES DE COMPOSTOS ORGÂNICOS.
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
HIDROCARBONETOS Hidrocarbonetos aromáticos são geralmente compostos caracterizados por apresentar como cadeia principal um ou vários anéis benzênicos,
Escola Padre Vítor Melícias
Transformações químicas e sua representação Reacções de combustão
QUÍMICA ORGÂNICA E SEUS DERIVADOS
Central Termoeléctrica
AULA 3 – 1ª Parte: CLASSIFICAÇÃO DOS DERIVADOS DO PETRÓLEO
Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.
Biomassa.
FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVÁVEIS
Biomassa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Gestão Sustentável dos Recursos
Energia limpa.
Fontes alternativas de combustíveis para automóveis disciplina: ciências do ambiente professora: Márcia Maria Rios Aluno: moisés pessoa nunes.
Empresas de biomassa.
Colegio Salvatoriano Bom Conselho Carvão
Formação do Petróleo O Petróleo teve origem há muitos milhões de anos quando, no fundo dos oceanos, se acumularam sedimentos juntamente com restos de seres.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
ENERGIA FONTES ALTERNATIVAS
ESTUDO MATERIAL DA COMBUSTÃO Tópicos Especiais III.
Energias renováveis e não-renováveis
ENERGIA.
Química Orgânica 2014 – prof Marcelove
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
FONTES DE ENERGIA.
Petróleo Petróleo.
PETRÓLEO Líquido oleoso e viscoso, de coloração escura.
Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens.
Petróleo e Gas Natural.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
AMONÍACO, saúde e ambiente
Energia Renovável Biomassa.
Energia Termoelétrica
Queima de Combustíveis fósseis
Nomes: Carolina de Oliveira
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
PETRÓLEO Mistura de Hidrocarbonetos(moléculas formadas por carbono e hidrogênio: CxHy )
Petróleo.
Hidrocarbonetos Nome:Aline, Jonatas, Leonardo Barreiro e Rodrigo Turma:202.
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
Papel do Azoto e dos micro organismos na Agricultura
Consumo energético e meio ambiente
Água – fundamental para vida.
Uso da energia Proveniente da Biomassa
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
Geração e distribuição de energia elétrica
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

Petróleo e Gás natural Petróleo e Gás natural

O petróleo e o gás natural são fontes de energia das centrais termoeléctricas (manifestação). Estas substancias são combustíveis fosseis e são também recursos não renováveis.

Petróleo

Composição É uma mistura de compostos orgânicos cujos principais compostos são os hidrocarbonetos e os restantes contem elementos químicos como o nitrogénio, o enxofre, o oxigénio e alguns metais.

É uma substancia oleosa, geralmente é menos denso que a água e é inflamável, quando se encontra no estado liquido. Tem um cheiro característico e pode assumir variadas cores. Apesar de ser uma energia não renovável é a principal fonte de energia da economia mundial.

Origem O petróleo é o produto de compressão e aquecimento da matéria orgânica depositada junto dos sedimentos. O afundamento progressivo e consequente subsidencia dessa matéria orgânica juntamente com os sedimentos marinhos produz a compactação e formação de uma rocha chamada rocha geradora.

No estado sólido a matéria orgânica presente na rocha geradora é chamada querogênio. Com o aumento da temperatura as suas moléculas começam a quebrar as suas ligações originando compostos orgânicos líquidos e gasosos, a este processo dá-se o nome de catagenese.

Destilação do petróleo O petróleo não é utilizado em bruto, por isso, são separados os seus diferentes componentes e cada produto é usado conforme as suas características. Os seus componentes são separados por processos denominados por destilação e com este processo podemos obter novas misturas de hidrocarbonetos.

Depois deste processo ser efectuado podemos dividir o petróleo em: gases – metano e o gás liquefeito de petróleo (gás de cozinha) ; Produtos leves – gasolina e querosene; Produtos intermediados – óleo diesel; Produtos pesados – óleos lubrificantes, parafina e vaselina.

Vantagens e desvantagens do petroleo - é mais fácil de se obter e não precisa de tanta mão de obra do que outras fontes de energia; - O petróleo é matéria prima de mais de 350 produtos; - Mais fácil de transportar e armazenar. Desvantagens - Desigual distribuição de fontes produtoras; - Produz muita poluição atmosférica; - As estimativas apontam para uma exaustão das jazidas.

Gás natural

É uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrados no subsolo. Composição É uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrados no subsolo. O principal constituinte é o metano, e em menores quantidades podemos encontrar gases, tais como o nitrogénio, o etano, o dióxido de carbono, e/ou restos de butano e propano.

Este é inodoro e incolor, não é tóxico e é mais leve que o ar, nas condições PTN (pressão e temperatura normal) este surge no estado gasoso. A composição deste gás pode variar bastante dependendo do local onde é produzido, do processo de produção, condicionamento, processamento e transporte.

Produção A exploração do gás natural consiste na pesquisa e perfuração do poço. Aquando sua produção, o gás deve passar por vasos separadores, que serão delineados e equipados para tirar os hidrocarbonetos e a água que estiverem em estado líquido e as partículas sólidas. Caso o gás esteja contaminado por compostos de enxofre, então ele é enviado para Unidades, onde esses contaminantes serão removidos.

Depois dessa etapa, uma parte do gás é utilizada no próprio sistema de produção, com vista a aumentar a recuperação de petróleo do reservatório. O restante gás é enviado para processamento, onde é feita a separação dos seus componentes em produtos especificados, prontos para serem utilizados. 

Vantagens e desvantagens do Gás Natural -tem um baixo impacto ambiental; -este circula e é distribuído por gasoduto, o que diminui a dificuldade de transporte e de manuseamento; Desvantagens - É uma energia não renovável, logo é finito;  - apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão; - Por ser mais leve que o ar, o gás natural tende acumular-se nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados;  - Em caso de incêndio em locais com insuficiência de oxigénio, poderá ser gerado monóxido de carbono, altamente tóxico. 

Centra termoeléctrica

O que é uma central termoeléctrica? Uma central termoeléctrica é uma instalação industrial usada para transformar energia eléctrica a partir da energia libertada em forma de calor, habitualmente é obtida a partir de uma combustão de um combustível renovável ou não renovável.

Como funciona uma central termoeléctrica ? A criação de energia eléctrica, a partir da queima de combustíveis fosseis, obtém se por propagação do vapor de agua produzido nas caldeiras, ao qual faz mover as turbinas, que, por sua vez, accionam os geradores. A queima dos combustíveis fosseis é utilizada nas centrais termoeléctricas para aquecer grandes quantidades de água das caldeiras. Este aquecimento origina uma grande quantidade de vapor que, quando e utilizada sob pressão, faz movimentar as pás das turbinas. Estas fazem movimentar potentes electroímanes que giram a altas velocidades entre bobinas produzindo corrente eléctrica alternada.

Bibliografia http://pt.wikibooks.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Qu%C3%ADmica/Combust%C3%ADveis_f%C3%B3sseis http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%A1s_natural http://www.alentejolitoral.pt/PortalIndustria/Energia/Energiastradicionais/Gasnatural/Paginas/Gasnatural.aspx http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_termoel%C3%A9trica