Saúde Suplementar: ANS e informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
INSTITUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Plano Básico de Comunicação Interna
O Professor de Educação Física e os
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
PLANO DE GESTÃO.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Avaliação Institucional
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
A Escola e as Mudanças Sociais
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
A ERA DA INFORMAÇÃO A JUVENTUDE ESTÁ CONECTADA NO MUNDO VIRTUAL FACEBOOK E EDUCAÇÃO MÍDIAS SOCIAIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA A EDUCAÇÃO A ESCOLA.
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA DAS PESSOAS.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
CENTRAIS SINDICAIS - CUT
A REGULAÇÃO E A FISCALIZAÇÃO DO CONSUMO DE SAÚDE SUPLEMENTAR NO BRASIL
Pastoral da Educação e da Cultura
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
História nas atuais propostas curriculares
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROCON-RS Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Estratégia de Saúde da Família
Atuação dos agentes de Controle Social
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
O papel pedagógico do órgão gestor
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

Saúde Suplementar: ANS e informação Regina Celia Montenegro de Lima* * Professora Doutora em Comunicação e Cultura - Escola de Comunicação - ECO/ UFRJ

Apresentação O objetivo do texto aqui apresentado é ressaltar a importância de informar e se comunicar com os entes envolvidos nos processos da saúde suplementar. Informar para dar visibilidade, publicidade e transparência aos procedimentos, a fim de auxiliar no bom andamento dos trabalhos e propiciar bem estar social com o atendimento de interesses, necessidades e desejos fundamentais do cidadão brasileiro.

Exposição Lidar com os recursos informacionais e realizar disseminação seletiva da informação pode ser o papel da ANS na função de reunir, organizar, consolidar, promover, dar visibilidade, divulgar informação e multiplicar conhecimento, garantir direitos e deveres, exercer sua prerrogativa de órgão regulador e fiscalizador de Saúde Suplementar. Exemplos atuais de ações do Estado são, entre outros, a otimização do sistema de saúde suplementar, a organização do sistema de saúde complementar, o Programa Saúde da Família – PSF, o Fórum De Debates Sobre Saúde Suplementar – ANS 2003 e a Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI instaurada pela Câmara dos Deputados,

Exposição A comunicação pode viabilizar e legitimar o papel da ANS na sociedade dando visibilidade a seus projetos e possibilitando que ela seja um agente de mudanças e ao mesmo tempo uma instituição que facilite, registre, regule, fiscalize, avalie, oriente e acompanhe planos de saúde, operadoras, prestadores de serviços e população assistida. A mobilidade é uma grande característica dos tempos atuais. O movimento e a liberdade de se deslocar são emblemas do bem sucedido, como são característica do excluído a imobilidade e a prisão. Se até a algum tempo atrás existiam balizas para o reconhecimento de territórios e de individualidades sociais, hoje os limites estão mudando de significado. Há instrumentos que processam dados a alta velocidade e com grande capacidade de armazenamento e isto propicia possibilidades novas como computação gráfica, homepage, sites, redes de comunicação internacional e inteligência artificial. O computador, atrelado a invenções anteriores como telefone, televisão e redes de comunicação em tempo real modificam, não só a ciência mas, também o cotidiano.

Exposição Por meio do resgate seletivo do que individualiza um espaço com uma variada produção cultural, os códigos de compreensão simbólica de uma comunidade são inventados e simultaneamente a eles a comunidade se conforma. Pode-se assim adquirir um inequívoco caráter regional e fazer com que o Brasil se perceba e se apresente como brasileiro

Exposição Esta é a era da informação e os meios tecnológicos e econômicos tornam possível a difusão de preferências de valores culturais, regras sociais e padrões políticos. Informação é recurso chave na sociedade, pode produzir crescimento econômico e menor desnível social. Em relação a acesso pode ser oportuno reafirmar que mais do que a posse, no mundo atual, o que vale é a possibilidade de acesso, principalmente à informação adequada, pertinente e relevante. As novas tecnologias são agilizadores importantes, ainda que permaneça, até de forma exacerbada pelo excesso, a questão de organização, filtragem, recuperação e disseminação seletiva da informação consolidada, isto é, difusão feita sob medida.

Conclusões/Propostas As novas tecnologias de informação podem proporcionar vantagens à racionalização da gestão, à economia de tempo e de pessoal nas organizações complexas e à agilização de fluxos de informação para atender demandas e facilitar a solução de problemas. Exemplo: merecem destaque no Relatório de gestão; exercício de 2002 da ANS , os projetos CIDADANIA ATIVA e OLHO VIVO desenvolvidos na área de fiscalização e que não se limitam a fiscalização punitiva, sendo instrumento importante de transformação de comportamento dos agentes do mercado contribuindo para um novo padrão de conduta para as operadoras com maior aderência às normas e maior respeito ao consumidor. É uma vigilância constante, planejada e continuada com função preventiva e pedagógica.

Conclusões/Propostas A ANS para atender as necessidades de regular e fiscalizar o setor, deve se articular com a comunidade em busca de solução para vários problemas e deve também verificar necessidades e desejos dos envolvidos para otimizar metas e resultados. Para tanto, pode: - usar o meio eletrônico para remeter de um site para outros endereços convenientes, fazendo ligações adequadas e pertinentes. -         organizar e analisar demandas e reclamações de serviços como o Disque –ANS para que a oferta seja adequada, pertinente e relevante. -         lançar mão de instrumentos como seu cadastro de usuários, os documentos elaborados nas oficinas e outros para realizar o serviço referencial e de consolidação da informação. -        

Conclusões/Propostas buscar parcerias e cumplicidade em beneficio do País. A Agência Nacional de Saúde Suplementar registra 34,6 milhões de pessoas no cadastro de beneficiários de planos e de seguros privados em agosto de 2002, é um universo amplo a ser estudado e que deve ser analisado. -         visar o efeito multiplicador da informação, inclusive através da criação de um site direcionado para vulgarizar (levar ao vulgo, povo) a informação, torná-la acessível, mesmo que hoje apenas 3% da população (são milhões) use Internet. -         Incrementar programas para criar e estimular parcerias que resultem em algo como Amigo da Saúde Suplementar com participação da ANS. -         criar folhetos e cartilhas para divulgação. -         colocar encartes em revistas semanais e jornais . -         formar parceria com escolas, comunidades, igrejas e outros. -       

Conclusões/Propostas   Incorporar ações que visem fazer uma ligação imediata entre ANS e planos de saúde para que as pessoas saibam onde e como procurar ajuda e defesa a seus direitos, como fazem hoje com o PROCOM. -         planejar, em parceria com escolas e/ou fundações, concursos de redação sobre planos de saúde seus direitos e deveres, preservação da saúde, prevenção de doenças, formação de bons hábitos e educação integral. -         Divulgar informações de utilidade pública por meio da mídia, inclusive rádio e televisão. -         estabelecer um canal de diálogo que auxilie a prestação de serviços e a gestão de interesses de operadoras, prestadores pessoa jurídica e pessoa física e profissionais da saúde e de usuários consumidores. -       

Conclusões/Propostas   A tecnologia que pode facilitar os processos de informação deve ser um instrumento para a ação regulatória. A ANS deve estudar a possibilidade de criar canais de diálogo com cada um dos entes envolvidos para melhorar as relações e facilitar o entendimento indispensável ao cumprimento de sua missão. Confirma-se, assim, que é importante estabelecer elos de ligações entre diferentes informações existentes a fim de que ANS, operadoras de planos de saúde, prestadores de serviços e consumidores usuários troquem informações que contribuam para corrigir imperfeições do mercado em uma gestão transparente com maior intercâmbio de conhecimento sobre direitos e deveres de cada um.

FIM DA APRESENTAÇÃO