Química da Madeira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação do Curso Prof. Cesar da Costa 1.a Aula.
Advertisements

Química da Madeira.
Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
Apresentação Disciplina Ciência e tecnologia dos materiais.
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciência da Computação.
Apresentação Disciplina Tecnologia dos materiais.
O que é um seminário? Origem etimológica: latina (semen, seminis), que significa semente. “ Um viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras” Este significado.
AULA 01 – Apresentação da Disciplina Curso: Engenharia Civil Disciplina: Materiais de Construção Civil I Prof. Jefferson Heráclito.
A QUÍMICA E O MUNDO DO TRABALHO Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento de Química e Biologia - DAQBI Prof a. Juliana Kloss
AULA 1. Informática O termo foi criado na França em 1962, e provém da contração das palavras INFORmação autoMÁTICA. “Informática é a ciência que estuda.
Microcontroladores – MCRA4 Curso: Técnico Automação Industrial Prof ª Ms Regina F. Etó Prof. Ms Alexandre A. Carniato.
Temas 2017 de Metodologia da Pesquisa
CURSO: DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Execução Penal em geral
SISTEMAS E SINAIS LETI & LEE Docentes:
ESPECIALIZAÇÃO EM PISCICULTURA E PROCESSAMENTO DO PESCADO
ENP – Engenharia do Produto
Introdução a Engenharia de Alimentos
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Organização e arquitetura de computadores
Morfologia Vegetal Construção do atlas de morfologia da folha
Disciplinas Optativas
Professor Dani Prestini
DESENVOLVIMENTO COMERCIAL DE SISTEMAS
AULA 1.
Licenciatura em Engenharia Alimentar
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2017) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º MAT2110 Cálculo I para Química (6T)
Introdução a Educação a Distância
Professor Dani Prestini
Disciplinas Optativas
Epidemiologia Analítica
Professor Dani Prestini
Professor: Marcelo H. P. Padilha
Professor Ademilson Teixeira
Açúcar e Álcool - LAN 1458 PLANO DE ENSINO
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Documentos e Propostas legais
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Avaliação de um instrumento psicológico. Tirem cópia da resolução e do instrumento de avaliação ao final Vocês receberão um teste em grupos de 4-5 pessoas.
Teacher: Cristiane Cruz
GUIA DO PROFESSOR.
PLANEJAMENTO PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES.
QUÍMICA DA MADEIRA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA MADEIRA UFPR - DETF AT073 – Introdução a Engenharia Industrial Madeireira Prof. Umberto Klock.
Cálculo dos Indicadores referentes ao ano de 2011
Apresentação do Curso Ementa Critérios de Avaliação.
Química da Madeira.
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Disciplinas Optativas
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2019) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
Administração amintas paiva afonso.
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Curso Superior de Administração Disciplina Informática Aplicada II
Professor: Marcelo H. P. Padilha
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/304
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Rita de Cássia Siqueira Pestana.
GUIA DO PROFESSOR.
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Disciplina de TIC 1º Ano Curso Técnico de apoio PSICOsSOCIAL (Ap)
PROCESSAMENTO DE CERÂMICAS II
Transcrição da apresentação:

Química da Madeira

Cadeia produtiva da Madeira

Química da Madeira PLANO DE ENSINO 2017.2 Disciplina: QUÍMICA DA MADEIRA Curso: Engenharia Florestal Código: AT113 Validade: 2010 Turma: A Horário: Terça-Feira 09:30 – 12:30 – Teoria-Pratica Horário de práticas complementares: outros horários– (Lab. Química da Madeira) Local: sala seminários DETF e Lab. Química da Madeira Centro de Ciências Florestais e da Madeira Professor responsável: Dr. Umberto Klock

Química da Madeira Assuntos: - PARTE TEÓRICA Introdução à Disciplina. Características das madeiras de coníferas e folhosas. Aspectos gerais da utilização da madeira. Estrutura anatômica da madeira. Química dos Carboidratos . Estrutura e Ultraestrutura da Parede Celular.

Química da Madeira 6. Composição Química da Madeira: Componentes químicos, substâncias macromoleculares, substâncias de baixo peso molecular 7. Análise química da madeira, problemas da análise, amostragem e preparação de amostras. 8. Reações químicas da madeira. 9. Celulose, estrutura química, reações, derivados, ocorrência. 10. Polioses(Hemiceluloses): estrutura química, reações, derivados, ocorrências.

Química da Madeira 11. Lignina, estrutura química, reações, derivados, ocorrência. 12. Materiais acidentais, formação, tipos ocorrência, utilização. Material inorgânico. 13. Tecnologia química da madeira: produtos obtidos a partir da madeira, dos componentes químicos. Aplicações.

Química da Madeira Assuntos Parte Prática Grupos de Trabalho – 4 a 5 alunos Preparo da madeira para análises químicas, determinação do conteúdo de água. Determinação de extrativos, Determinação do teor de lignina, celulose e polioses. Determinação de óleos essenciais de uma espécie florestal (folhas, madeira, casca e/ou raízes). Obtenção de tanino.

Química da Madeira OBJETIVOS Objetivo geral: Capacitar ao estudante a reconhecer e quantificar a composição química da madeira e da utilização da madeira como matéria-prima. Objetivos específicos: Capacitar o aluno a diferenciar as madeiras de coníferas e folhosas sob o ponto de vista da composição química. Capacitar o aluno a reconhecer a ultraestrutura da parede celular e sua influências sobre as propriedades da madeira. Capacitar o aluno a diferenciar os componentes químicos da madeira, o isolamento quantitativo dos compostos e utilizações destes. Dar conhecimento ao aluno dos diferentes processos químicos industriais que utilizam a madeira como matéria-prima.

Química da Madeira OBS. MANUAL DIDÁTICO para download, impresso a venda na FUPEF, NOTAS DE AULA, TESTES E OUTROS MATERIAIS DIDÁTICOS ESTARÃO DISPONÍVEIS PARA OS ESTUDANTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA NA PÁGINA DA DISCIPLINA Bibliografia – disponível no manual didático. Avaliação: 1. Dois testes SEMESTRAIS – data XXXX 2. Relatório e participação das práticas de laboratório (laudo Técnico), 3. Seminário por grupo de trabalho – apresentação e trabalho (100 pontos para o grupo. 4. Questões de aulas (exercícios – média compõe um das notas) PRESENÇA

Química da Madeira ASSUNTOS PARA SEMINÁRIO: FOTOSSÍNTESE POLÍMEROS – tipos, características e propriedades RESINAGEM DE PINUS TANINOS ÓLEOS ESSENCIAIS DERIVADOS DE LIGNINA DERIVADOS DA CELULOSE ETANOL DA BIOMASSA METANOL DA MADEIRA Tempo de apresentação 20 a 30 minutos Trabalho escrito – descrição do tema – 10 pg. máximo