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TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

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Apresentação em tema: "TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
João Luiz Gasparin

2 TEORIA DO CONHECIMENTO: EMPIRISMO SUJEITO OBJETO
A) TEORIA PEDAGÓGICA TRADICIONAL B) TEORIA PEDAGÓGICA COMPORTAMENTALISTA

3 A) TEORIA PEDAGÓGICA TRADICIONAL
PRÁTICA PEDAGÓGICA: PASSOS FORMAIS: PREPRAÇÃO APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO NOVO ASSIMILAÇÃO GENERALIZAÇÃO APLICAÇÃO

4 ELEMENTOS DA DIDÁTICA PLANEJAMENTO OBJETIVOS CONTEÚDO METODOLOGIA
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO AVALIAÇÃO

5 ÊNFASE: TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS
QUESTÃO CENTRAL: APRENDER CONTEÚDO CENTRO DO PROCESSO: PROFESSOR

6 TIPOS DE AULA – TÉCNICAS DE ENSINO
1 – AULA EXPOSITIVA 2 – ARGÜIÇÃO - TESTE ORAL 3 – DEMONSTRAÇÃO 4 – DISCUSSÃO 5 – DEBATE 6 – PAINEL 7 - SEMINÁRIO

7 B) TEORIA PEDAGÓGICA COMPORTAMENTALISTA
PRÁTICA PEDAGÓGICA: TECNICISMO: PRÉ-TESTE OBJETIVOS OPERACIONAIS ORGANIZAÇÃO TÉCNICA DO PROCESSO EXECUÇÃO PÓS-TESTE

8 ELEMENTOS DA DIDÁTICA OBJETIVOS CONTEÚDO METODLOGIA PLANEJAMENTO
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO AVALIAÇÃO

9 ÊNFASE: OBTENÇÃO DE PRODUTOS ESPECÍFICOS
QUESTÃO CENTRAL: APRENDER A FAZER CENTRO DO PROCESSO: ORGANIZAÇÃO RACIONAL DOS MEIOS

10 TIPOS DE AULA – TÉCNICAS DE ENSINO
1- USO DO COMPUTADOR-MULTI MÍDIA – INTERNET 2 – TAREFAS DIRIGIDAS 3 – MÓDULOS INSTRUCIONAIS 4 - ESTUDO DIRIGIDO/ORIENTADO

11 TEORIA DO CONHECIMENTO: APRIORISMO SUJEITO OBJETO
TEORIA PEDAGÓGICA: ESCOLANOVISMO PRÁTICA PEDAGÓGICA: NÃO-DIRETIVISMO: ATIVIDADE DO ALUNO PROBLEMA COLETA DE DADOS HIPÓTESES EXPERIMENTAÇÃO

12 ELEMENTOS DA DIÁTICA PLANEJAMENTO OBETIVOS CONTEÚDO METODOLOGIA
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO AVALIAÇÃO

13 ÊNFASE: REDESCOBERTA DO CONHECIMENTO
QUESTÃO CENTRAL: APRENDER A APRENDER CENTRO DO PROCESSO: ALUNO

14 TIPOS DE AULA – TÉCNICAS DE ENSINO
1 – ESTUDO DE CASO 2 – TRABALHOS INDIVIDUAIS 3 - TÉCNICA DA REDESCOBERTA 4 – ENSINO EM GRUPO 5 - ENTREVISTA 6 – MESA REDONDA 7 – TÉCNICA DO FORO 8 - MÉTODO CRIATIVO

15 TEORIA DO CONHECIMENTO: INTERACIONISMO SUJEITO OBJETO
TEORIA PEDAGÓGICA: CONSTRUTIVISMO PRÁTICA PEDAGÓGICA: MEDIAÇÃO DO PROFESSOR E INVESTIGAÇÃO DO ALUNO SITUAÇÃO-PROBLEMA - SÍNCRESE

16 INTERCIONISMO ( cont.) ATIVIDADE INVESTIGATIVA DO ALUNO
PERÍODO DE TATEIO – ANÁLISE CONCLUSÃO: APRENDIZAGEM – SÍNTESE PROCESSO DE APRENDIZAGEM: ASSIMILAÇÃO/ACOMODAÇÃO

17 ELEMENTOS DA DIDÁTICA PLANEJAMENTO OBJETIVOS CONTEÚDO METODOLOGIA
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO AVALIAÇÃO

18 ÊNFASE: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
QUESTÃO CENTRAL: SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. CENTRO DO PROCESSO: PROFESSOR E ALUNOS EM INTERAÇÃO

19 TIPOS DE AULA – TÉCNICAS DE ENSINO
1 – TÉCNICA DE PROBLEMAS 2 – TRABALHOS DE LABORATÓRIO 3 – ENSINO COM PESQUISA 4 – TÉCNICA DA EXPERIÊNCIA

20 TEORIA DO CONHECIMENTO: DIALÉTICA
SUJEITO SOCIAL OBJETO SOCIAL TEORIA PEDAGÓGICA: HISTÓRICO-CRÍTICA PRÁTICA PEDAGÓGICA: PROCESSO PRÁTICA-TEORIA-PRÁTICA:

21 PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
PRÁTICA SOCIAL INICIAL PROBLEMATIZAÇÃO INSTRUMENTALIZAÇÃO CATARSE PRÁTICA SOCIAL FINAL

22 ELEMENTOS DA DIDÁTICA PLANEJAMENTO OBJETIVOS CONTEÚDO METODOLOGIA
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO AVALIAÇÃO

23 ÊNFASE: PRÁXIS SOCIAL QUESTÃO CENTRAL: COMPREENDER PARA TRANSFORMAR
CENTRO DO PROCESSO: PRÁTICA SOCIAL DOS HOMENS SITUADOS HISTORICAMENTE

24 TIPOS DE AULA – TÉCNICAS DE ENSINO
1 – DIÁLOGO 2 – ENSINO COM PESQUISA 3 – MÚLTIPLAS DIMENSÕES DO TEMA 4 – DEBATES 5 - MULTIMÍDIA

25 SUPERAÇÃO POR INCORPORAÇÃO
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA INCOPORA E SUPERA AS PEDAGOGIAS: TRADICIONAL ESCOLANOVISTA TECNICISTA CONSTRUTIVISTA

26 FORMAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS
A FORMAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS NA CRIANÇA AS DIFERENTES DIMENSÕES DOS CONCEITOS COTIDIANOS E CIENTÍFICOS

27 A IMITAÇÃO E SUAS CONSEQÜÊNCIAS PEDAGÓGICAS
A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS O SISTEMA DE CONCEITOS CIENTÍFICOS

28 APRENDIZAGEM DE CONCEITOS NA ESCOLA
Conceito cotidiano do aluno – ponto de partida. Conceito dos manuais didáticos – o que dizem os livros.

29 Conceito científico adotado pelo professor – no planejamento e nas suas aulas.
Novo conceito do aluno – ponto de chegada. Conceito científico – elaborado pela ciência.

30 MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA Aluno: Conteúdo: sujeito social objeto social
do conhecimento do conhecimento Professor: mediador social do conhecimento


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