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Introdução a Educação a Distância
Prof. Marcos Dalmau, Dr.
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Objetivos da aula Contextualizar as mudanças na forma de oferta de capacitação profissional; - Apresentar o conceito de EAD e as questões legais que norteiam a modalidade.
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Mudanças As mudanças no contexto do trabalho; Qualidade na prestação de serviços; A necessidade de se atualizar; O aspecto motivacional.
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O que é EAD? Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e estudantes estão separados espacial e/ou temporalmente.
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Diferenças entre terminologias...
Na expressão “ensino a distância” a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância). Preferimos a palavra “educação”, que abrange as questões de ensino e aprendizagem.
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Educação: Meio presencial
É ainda o mais utilizado; Ideal para capacitar pequenos grupos; Maior interatividade? A aprendizagem “depende” do professor (único detentor do conhecimento); Limitação do número de alunos x curso.
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Educação a distância Está começando a ser mais utilizado;
Ideal para capacitar grandes grupos situados em várias unidades diferentes; Também oferece uma ótima interatividade; A aprendizagem depende do aluno; Flexível, adaptável às necessidades da pessoa.
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Perguntas: Na sua opinião, o que motivou o crescimento da EAD?
Para um curso de graduação, será que os motivos que provocaram o crescimento da EAD são válidos para os estudantes a distância?
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Variáveis responsáveis pelo crescimento da EAD
Tempo; Novas Tecnologias - Acesso; Interatividade; Alcance; Quebra de resistências dos usuários; Custos.
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Elementos essenciais do EAD
separação entre estudante e professor; influência de uma organização educacional; uso de meios técnicos – mídia; providências para comunicação em duas vias; possibilidade de seminários (presenciais) ocasionais.
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Uso de TIC´s na EAD Na educação a distância, as “tecnologias de
informação e comunicação” são adotadas com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e estimular a colaboração e interação entre os participantes de um curso.
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Gerações de TIC´s na EAD
Primeira geração – materiais impressos, com a comunicação acontecendo via correio; Segunda geração – rádio e tv. Terceira geração – videoconferência, internet.
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Gerações de TIC´s na EAD
Quarta geração – aumento da capacidade de transmissão, banco de dados. Quinta geração – wireless e outras tecnologias mais modernas.
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Histórico e questões legais da EAD no Brasil
A partir de 1967; UAB – PNE – Meta - colocar nas universidades, até 2010, 30% da população entre 18 e 24 anos. O Projeto UAB é formado pelo conjunto das instituições federais de ensino superior e dos pólos municipais de apoio presencial.
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Histórico e questões legais da EAD no Brasil
Decreto nº busca garantir o “credenciamento institucional, supervisão, acompanhamento e avaliação para a modalidade de EaD com padrões de qualidade”
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Decreto 5.622 obediência às Diretrizes Curriculares;
duração dos cursos igual à definida no presencial; controle de freqüência definido no projeto pedagógico; transferências e aproveitamentos garantidos; diploma com validade nacional; resultados dos exames presenciais prevalecem.
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Decreto 5.622 participação dos estudantes nas avaliações do SINAES; reforço da obrigatoriedade dos momentos presenciais para as avaliações, estágios previstos na lei, defesa de trabalhos de conclusão de curso e atividades de laboratório.
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Perguntas: Na sua opinião, existe o melhor meio para oferta de cursos de graduação? Qual meio possibilita maior nível de qualidade?
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Quais fatores contribuem para que isso ocorra?
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