ÁSIA ORIENTE MÉDIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PALESTINOS MUÇULMANOS
Advertisements

CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
Os grandes espaços religiosos
O CONFLITO ENTRE ISRAELENSES E PALESTINOS
Conflitos na ásia Nomes:Daniela Nunes eAnaGabriela
CONFLITOS ETNICOS na Asia.
Oriente Médio Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Palestina, Omã, Qatar,
ORIENTE MÉDIO OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO REMONTAM Á ANTIGUIDADE, QUANDO OS HEBREUS, ANTEPASSADOS DOS JUDEUS, LUTAVAM PELO CONTROLE DA PALESTINA.
Capítulo 17: ÁFRICA do norte
Conflitos no Oriente Médio
ORIENTE MÉDIO: “um barril de pólvora”
Conflitos Nacionais no Continente Asiático.
ORIENTE MÉDIO MUNDO ISLÂMICO.
2. COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁSIA
ORIENTE MÉDIO.
ORIENTE MÉDIO: NACIONALISMO E FUNDAMENTALISMO
NOVA ORDEM MUNDIAL CAPÍTULOS 27, 28 e 29.
FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
Cordilheira do Himalaia
PODER PARALELO.
Conflitos tendo por base os nacionalismo e a vontade independentista
Capitulo 1- Povos e Nações
Trabalho De História.
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
ISRAEL X PALESTINA.
Panorama atual do Oriente Médio
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
Sionismo.
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
Professor Luiz Felipe Geografia
Mapas de Israel Fonte: BBC
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Características e Conlfitos
Revisão 7ª série.
Iugoslávia País formado pós 1º Guerra Mundial (fim do Império Austro-Hungaro) unindo seis nações: Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia.
Jerusalém Meca Aparecida do Norte POVO CURDO.
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
ORIENTE MÉDIO: REGIÃO DE CONFLITOS
PALESTINA Era um mandato britânico convulsionado pelos choques que ocorriam entre árabes e judeus, época da criação sionista. Sionismo: Tinha o objetivo.
Oriente Médio: conflitos
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
O CONFLITO ÁRABE ISRAELENSE
Conflitos no Oriente Médio
ORIENTE MÉDIO.
EXERCÍCIOS - ORIENTE MÉDIO
Ásia – questões políticas
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
01. A posição geográfica dos estados da região
REVISÃO 9ºANO.
ORIENTE MÉDIO.
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
O Oriente Médio A Questão Palestina.
Conflito árabe-israelense
ORIENTE MÉDIO FOCOS DE TENSÃO.
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
GRÉCIA.
Conflitos Regionais no Mundo A Guerra do Líbano
CURDOS/CURDISTÃO - Mapa/Localização - Quem são os curdos?(origens, história, aspectos gerais) - Territórios que ocupam - Motivos/razões.
FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
ESTADO ISLÂMICO.
O SUL DA ÁSIA OU ÁSIA MERIDIONAL
Os conflitos REGIONAIS NA ORDEM GLOBAL PÁG. 138 A 149
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Fundamentalismo religioso mortal. Contexto Histórico No dia 29 de junho de 2014, Abu Bark Al-Baghdadi, líder do grupo terrorista sunita Estado Islâmico.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
CONFLITOS ORIENTE MÉDIO.
Transcrição da apresentação:

ÁSIA ORIENTE MÉDIO

Oriente Médio Oriente Médio: uma visão eurocêntrica A expressão “Oriente Médio” foi criada pelos europeus, no passado, para designar a Península Arábica, que se localiza a oriente da Europa ( considera a Europa o centro do mundo ou ponto de referência para a localização geográfica de outras regiões da Terra).

Oriente Médio: uma visão eurocêntrica Oriente Próximo: Turquia, Líbano e Síria. Extremo Oriente: conjunto de países da Ásia Oriental que reúne China, Japão, as Coreias, a Indochina (Vietnã, Camboja e Laos) e a Insulíndia (Indonésia e as Filipinas)

Oriente Médio: Características gerais Localizado no sudoeste da Ásia Paisagem natural dominante: desértica Povos árabes ou troncos étnicos semelhantes É a “ponte de ligação” entre a Ásia, a Europa e a África. A região compreende 16 Estados, além da Palestina, que depende de negociações em curso para se tornar um Estado soberano. País de maior extensão territorial: _______ Pais de menor extensão territorial: ______

Características gerais Petróleo: abundante A partir do Século VII: expansão muçulmana Região da Turquia ao Afeganistão, incluindo a parte asiática do Egito (Península do Sinai).

Aspectos físicos Planície da Mesopotâmia: formada pelos rios Tigre e Eufrates, destaca-se com densidades demográficas que variam de média a alta. Obs.: a planície da Mesopotâmia é o berço de antigas civilizações (sumérios, caldeus, assírios etc.), que lá se desenvolveram graças ao aproveitamento de água dos rios para a prática da agricultura e da pecuária.

Aspectos físicos Países que não possuem saída para o mar: O Golfo Pérsico concentra a maior produção de petróleo do mundo; por isso é chamado de “golfo do petróleo”. Formação geológica: bacias sedimentares (organismos marinhos ficaram aprisionados no meio de camadas rochosas e transformaram-se em petróleo e gás no decorrer de milhões de anos)

Aspectos políticos Área estratégica: importância econômica e militar Principais exportadores de petróleo Tensões e conflitos: religiosos, sociais e fronteiriços. Campanha do islamismo contra o ocidente (terrorismo etc.) Clima predominante: desértico (próximo ao litoral, alguns trechos, subtropical e mediterrâneo)

Por que é enorme a presença militar estrangeira no Oriente Médio e regiões próximas?

Devido aos conflitos territoriais, da importância do petróleo e a localização estratégica (próxima da Europa)

TURQUIA Porção europeia: Istambul (maior cidade do país) Porção asiática: 90% do território; encontra-se capital Ancara. Ocupa 1/3 da ilha onde se encontra Chipre de população com maioria de origem grega. Separatismo interno (conflitos) - minoria de etnia curda: 18% da população, ocupa o sudeste da Turquia, regiões do Irã e do Iraque. País semi-industrializado Base da economia: turismo

Turquia Divergências com alguns países árabes: Invadiu várias vezes o norte do Iraque por causa dos curdos que vivem nesse território; Disputa com a Síria terras na bacia do rio Eufrates; Não aceita o apoio do Irã aos muçulmanos xiitas turcos; É acusada pela Líbia de ser “um fantoche dos Estados Unidos” (é aliado militar dos EUA).

CHIPRE Localiza-se em uma ilha sob ameaça Turca. População: maioria de origem grega; 25% é de origem turca (motivo que a Turquia apresenta para impedir a unificação de Chipre com a Grécia). Economia: pouca desenvolvida (base: turismo, atividades agrícolas e minerais).

AFEGANISTÃO O país não tem litoral, dificultando o comércio externo População: diversos grupos étnicos, que vivem em constantes conflitos. Religião: em geral, muçulmana. Ocupação da União Soviética (Dez 1979 ao início de 1989), surpreendida por: Forte reação dos guerrilheiros afegãos; Violência dos combates (milhares de mortes); e Apoio da maioria da população do país ao movimento guerrilheiro.

AFEGANISTÃO Estratégia soviética fracassada: Tentar manter um governo aliado sem o apoio popular; Tentar conter a expansão do radicalismo islâmico. Motivos da retirada soviética no início de 1989: Forte reação dos guerrilheiros; Agravamento da crise econômica e política da União Soviética.

AFEGANISTÃO Guerra civil: entre grupos guerrilheiros que representam etnias ou oposições religiosas diferentes (estavam unidos momentaneamente, apenas para combater os soviéticos) Grupo guerrilheiro Taliban assume o governo do país em 1995, apoiado pelo Paquistão e formado por fundamentalistas sunitas da etnia patane (majoritária no Paquistão e no Afeganistão); durou até Dez 2001.

AFEGANISTÃO:governo Taliban Pouco contribuiu para reconstruir a economia afegã; Preocupação foi com a imposição de regras morais, extremamente rígidas: Canais de televisão e cinemas foram fechados; A música foi proibida; Mulheres impedidas de sair sozinhas de casa e obrigadas a vestir um véu que cobre todo o rosto; Os homens foram proibidos de se barbear; (no governo Taliban grande parte da população só se alimentou graças à ajuda internacional)

Atentados de 11 de setembro de 2001 Alvo: EUA (Nova York e Washington) Responsável, segundo os americanos: grupo terrorista Al Qaeda. Principal base e campos de treinamentos: localizados no Afeganistão. EUA com o auxílio da ONU: bombardearam o Afeganistão e apoiaram outro grupo guerrilheiro afegão, a Aliança do Norte, que combatia o governo Taliban. Governo Taliban: encerrado em Dez 2001.

ISRAEL Histórico Plano da ONU (divisão da Palestina em três partes) - Estado judeu - Estado árabe - Jerusalém (internacionalizada/ controle da ONU) Liga Árabe rejeita o Plano da ONU Proclamado o Estado de Israel: 14 de maio de 1948. 15 de maio de 1948: termina o mandato britânico na Palestina.

Conflitos árabe-israelenses Em 1948: Exércitos de Egito, Síria, Jordânia, Iraque e Líbano atacam o novo Estado de Israel. A guerra chega ao fim em janeiro de 1949, com a ocupação israelense de territórios que não lhe pertenciam de acordo com a partilha da ONU, ampliando em cerca de 40% o território original.

Árabes palestinos em fuga após frustrado ataque dos países árabes Exércitos invasores encontraram resistência inesperada e deixaram população árabe na Palestina em xeque. Êxodo seguiu com mais  de 200.000 refugiados, muitos deles vagando pelo deserto. (ocorreu logo após a criação do Estado de Israel)

Armistício Israel vence guerra árabe-israelense e expande fronteiras. Cisjordânia e Jerusalém Oriental ficam com a Jordânia; Gaza fica com o Egito