América do Sul.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
América Latina – países subdesenvolvidos industrializados
Advertisements

América do Sul C.4 – p. F37 3ª Série EM.
América Latina : Quadro natural
Regionalização do continente americano
Trabalho de Geografia Blocos Econômicos Professora: Meiriele Lazarin
AMÉRICA DO SUL – aspectos gerais
AMÉRICA PLATINA E BRASIL
AMÉRICA ANDINA E GUIANAS
BOLÍVIA Nas Alturas.
AMÉRICA LATINA, BLOCOS ECONÔMICOS E A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
PARAGUAI A TRÍPLICE FRONTEIRA.
BLOCOS ECONÔMICOS.
AMÉRICA ANDINA América Andina dentro do contexto das Américas
América Latina Unidade e diversidade.
BLOCOS ECONÔMICOS E ACORDOS
Regionalização do Espaço Americano
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Os principais Produtos
AMÉRICA DO SUL.
Entre o Caribe e os Andes
América do Sul.
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
Prof. José Victor GayLussac
AS AMÉRICAS 2 MÉXICO.
SUB-REGIÃO: AMÉRICA PLATINA
SUB-REGIÃO: AMÉRICA PLATINA
REGIONALIZAÇÕES DO CONTINENTE AMERICANO
Países Americanos com economia baseadas em produtos primários
A atividade agrícola e o espaço agrário
América Latina.
Geopolítica, Regionalização e Integração
Capítulo 6 Natureza e espaços geoeconômicos da América Latina
CAPÍTULO 4 – COMÉRCIO DESIGUAL E REGIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA GLOBAL
As Américas América Latina.
Fontes de Energia.
AMÉRICA.
O Cone Sul Bacia da Platina: Estruturada pelos rios Paraná, Uruguai e Paraguai. Drena regiões de planícies fluviais e baixos planaltos (brasileiro,Patagônia.
AMÉRICA LATINA.
AMÉRICA ANDINA “O GRITO COLETIVO”.
América Latina: Herança Colonial e Diversidade Cultural
Geografia Por Tabata.
AMÉRICA PLATINA PAÍSES DO PRATA.
PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS. PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS.
América Platina.
Independência da América Espanhola
Trabalho de geografia América Andina
C E N T R O P A N A M E R I C A N O D E F I E B R E A F T O S A SALUD PÚBLICA VETERINARIA – OPS/OMS.
Tão próximos e ainda “distantes” do Brasil.
Venezuela – Evolução Econômica e Política
Revisão.
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
Revisão 8º ano.
Argentina Nome oficial: República Argentina Federação de 23 províncias e uma cidade autônoma (Buenos Aires) É o oitavo maior país do mundo em área territorial.
Política Externa Brasileira
América latina América Platina.
Aluno: Caio Barreto Temer Tia Paula 5° Ano
Fórum Empresarial da Integração Sul - Americana
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL
Política externa do Brasil O Brasil defende: –A autodeterminação dos povos –A não-ingerência –A cooperação internacional coerente com os princípios do.
Entre os Andes e o Pacífico - Macro região latino-americana: Formada pelo Peru e Equador, com a presença da Cordilheira dos Andes e com modelo econômico.
Após a Guerra Fria, uma das características mais importantes foi o início do novo modelo econômico neoliberal. NEOLIBERALISMO  é a retirada progressiva.
MERCOSUL Abraão L. Gato Junior Adriano Baroni Anderson Vieira
Características da economia das Américas Central e do sul
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
América Porções Central e Sul
Situação de Aprendizagem 4 Ilustração de aula baseada no material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo Caderno do professor GEOGRAFIA Ensino Fundamental.
Europa: espaço agropecuária
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
Transcrição da apresentação:

América do Sul

Na América do Sul Espanhola podemos agrupar conjuntos de países que se diferenciam por suas características ambientais, socioecônomicas e importância politicas em: Países Andinos: Países do Cone Sul Venezuela, Guianas e Suriname

América Andina Tem sua economia focada na exportação de produtos primários. Tradições culturais de seus antepassados como o modo de se vestir e na alimentação e nos métodos de produção agrícola.

América Andina: Peru É um dos cincos maiores produtores de estanho e chumbo. País pobre e subdesenvolvido. Começaram a extrair petróleo recentemente na Floresta Amazônica.

América Andina: Equador Primeiro exportador mundial de banana e o quarto produtor de camarão. Exploram petróleo da Bacia Amazônica(50% das exportações) Sua economia é vulnerárel, e sua moeda oficial é o dolar.

América Andina: Colômbia Principal produto de exportação: o café (terceiro produtor internacional). Exportam petróleo. Tem sérios problemas com o narcotráfico. Plano Colômbia(2000).Ajuda americana de desenvolver a economia e combater o narcotráfico.

América Andina: Bolívia Cultivam as folhas de coca que é desviada para o narcotráfico. Principal produtor de gás natural da América do Sul.( Exporta principalmente para o Brasil) Extraem estanho, zinco e prata.

Países do Cone Sul As ditaduras do Cone Sul: A que mais durou foi a ditadura chilena 1973-1990. Apoio militar dos Estados Unidos O período da ditadura Argentina teve dois períodos 1966ª 1972 e de 1976 a 1983. Mães da Plaza de Mayo(manifestação de mães de desaparecidos na ditadura). O Uruguai e o Paraguai também viveram sobre o regime militar.(dec. 70 e 80)

Países do Cone Sul: economia Argentina: integrante do MERCOSUL (1991). Base industrial voltada na produção de carros(Córdoba). Agropecuária voltada na criação de rebanho bovino. Produz soja e trigo(exporta para o Brasil)

Países do Cone Sul: economia Chile: - Associada ao MERCOSUL. - Maior produtor de cobre do mundo. -Instabilidade econômica durante o período da ditadura(privatizações de estatais). Paraguai: -Menor economia do Cone Sul. -Exportam carne bovina. -Produção industrial ligada ao beneficiamento de produtos agrícolas.(extração do óleo do algodão) Uruguai: - Dec de 60 era conhecida como a Suíça da América do Sul. -Cultivam uva para a produção do vinho, cevada para a produção de cerveja e a lã para a produção de tecidos.

Venezuela,Guianas e Suriname Tem sua economia voltada principalmente a produção de petróleo. É membro da OPEP 1960 criação da Companhia Venezuelana de Petróleo. Guiana e Suriname: A primeira foi colonizada por ingleses e a segunda por holandeses. Vivem apenas da extração de produtos agrícolas como a cana de açúcar e algodão.