ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BRASIL – II REINADO
Advertisements

A) Política Interna Predomínio do “Parlamentarismo às avessas”:
Segundo Reinado: o problema da mão-de-obra.
5.1- O PERÍODO REGENCIAL( )
2º Reinado O governo de D. Pedro II Unidade 8 (temas 3 a 6)
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL IMPÉRIO (1822 – 1889).
SEGUNDO REINADO: CAFEICULTURA, ERA MAUÁ, ABOLIÇÃO, CRISE...
ECONOMIA E TRABALHO NO II REINADO
ASPECTOS ECONÔMICOS – II REINADO
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: POLÍTICA INTERNA DO SEGUNDO IMPÉRIO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EVOLUÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. INTRODUÇÃO As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EVOLUÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL.
Abolição & República Capítulo II.
Acomodações nas primeiras horas da República
Revisão para prova Conteúdos: A independência das Américas inglesa e espanhola; O processo de independência da América portuguesa; O governo de D. Pedro.
AULÃO ACESSO º SEMESTRE.
Segundo Reinado: o problema da mão-de-obra.
MÓDULO 07 – PERÍODO REGENCIAL( )
SEGUNDO REINADO História do Brasil Prof. Osiel Lima.
A PASSAGEM DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
BRASIL NO SÉCULO XIX CRISE DA MONARQUIA.
CRISE NO BRASIL IMPÉRIO II
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente Curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
INDEPENDÊNCIA DO.
13 de maio – Abolição da escravatura
SEGUNDO REINADO (1840 – 1889) 1ª. Parte.
DOM PEDRO II Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
O SEGUNDO REINADO
SEGUNDO REINADO NO BRASIL
Segundo Reinado( ).
SEGUNDO REINADO ( ).
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Correntes imigratórias
BRASIL IMPERIAL Cap Pires.
SEGUNDO REINADO – 1840 A – antecipação da maior idade.
Como o imperialismo atuou no Brasil?
Como o segundo reinado estabilizou o país?
Segundo Reinado Economia.
Crise do 2º Reinado.
O SEGUNDO REINADO.
Segundo Reinado no Brasil ( )
Período Regencial e o segundo Reinado Prof. Osvaldo.
O reinado de D. Pedro II.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Feito por: Bruna Pires Daniela luz Laura Moreira Ana Carolina
A consolidação do Império no Brasil
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
Segundo Reinado: economia
O Fim do II Império O fim do governo de D. Pedro II foi marcado por contestações ao regime imperial brasileiro.
O PERÍODO REGENCIAL 1831 A Período marcado por revoltas, pela luta por autonomia e por fim, pelo retorno do ideal centralizador que era materializado.
II REINADO. NADA DE MEXER NA GRANDE PROPRIEDADE!! NEM NO TRABALHO ESCRAVO!!
Segundo Reinado (política interna e modernização)
Capítulo 17 Por que a escravidão durou tanto tempo no Brasil?
Brasil – Império: Segundo Reinado (1840 – 1889)
IMIGRAÇÃO.
A crise da escravidão no Segundo Reinado
Segundo Reinado (política interna e modernização)
Prof. André Rosa
O I MPÉRIO DO B RASIL : S EGUNDO R EINADO Colégio Pedro II Professor: Eric Assis.
Segundo Reinado: Consolidação do Império
O SEGUNDO REINADO.
Cap Crise do 2º Reinado.
Período Joanino Dom João VI 1808 a 1821 Fuga de Portugal por causa da invasão napoleônica Volta a Portugal por ocasião da Revolta Liberal do Porto.
MODERNIZAÇÃO E IMIGRAÇÃO
 Golpe da maioridade (184)  Bipartidarismo  Parlamentarismo ( 1847)  Movimentos sociais – Revolta dos Liberais e Praieira. POLÍTICA.
Brasil século XIX: a queda do Império
Módulo: 24 – Expansão Cafeeira e Crise do Escravismo
Transcrição da apresentação:

ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA SEGUNDO REINADO ( 1840 – 1889) ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA HISTÓRIA

PRIMEIRA FASE Recursos advindos do café PACIFICAÇÃO DOIS ALIADOS: Recursos advindos do café Presteza do exército, sob comando de Luís Alves de Lima e Silva, sufocou os movimentos da Balaiada e da Farroupilha

POLÍTICA - Parlamentarismo Cargo de Presidente do Conselho de Ministros Rodízio no poder entre liberais e conservadores Parlamentarismo “às avessas” – o imperador escolhia o presidente do gabinete e, se a Câmara fosse de outro partido, ele poderia dissolvê – la e marcar nossas eleições Não existiu participação popular, consolidou o poder dos grandes proprietários rurais.

REVOLUÇÃO PRAIEIRA - 1848 - Pernambuco - Em 1848 o Senado brasileiro ela dominado por senadores do Partido Conservador. Os senadores conservadores vetaram a indicação, para uma cadeira do Senado, do liberal pernambucano Antônio Chinchorro da Gama. Este veto provocou uma revolta em determinado grupo de políticos liberais de Pernambuco, também estavam insatisfeitos com a falta de autonomia política das províncias e concentração de poder nas mãos da monarquia.

Em 1 de janeiro de 1849, divulgam o Manifesto ao Mundo Em 1 de janeiro de 1849, divulgam o Manifesto ao Mundo. Neste documento, os praieiros reivindicavam: - Independência dos poderes e fim do poder Moderador (exclusivo do monarca); - Voto livre e Universal; - Nacionalização do comércio de varejo; - Liberdade de imprensa; - Reforma do Poder Judiciário; - Federalismo; A rebelião foi derrotada pelas forças oficiais no começo de 1850. Muitos revoltosos foram mortos. Os líderes e demais participantes foram presos e julgados, embora tenham sido anistiados no ano seguinte.

ECONOMIA - Expansão do café

OESTE PAULISTA - “Terra roxa” - Cafeicultor – Empresário - Técnicas mais modernas - Estrutura própria para comercialização - Vida urbana - Novos tipos de relação de produção

- Século XIX - surto industrial Industrialização - Século XIX - surto industrial - 1844 – Tarifa Alves Branco ( elevação dos impostos de produtos importados para 30% e 60%) – preencher o déficit do Estado - 1850 – Lei Eusébio de Queirós (fim do tráfico) –disponibilidade de capital - Grande destaque – Visconde de Mauá ( Irineu Evangelista de Sousa)

Principais realizações - Empreendeu a construção da primeira ferrovia brasileira. Construída no Estado do Rio de Janeiro ganhou o nome de Estrada de Ferro Mauá. - Fundação da Companhia de Iluminação a Gás do Rio de Janeiro. - Fundação da Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas. - Deputado Federal pela província do Rio Grande do Sul com mandato entre os anos de 1856 e 1875. Frase - "O melhor programa econômico de governo é não atrapalhar aqueles que produzem, investem, poupam, empregam, trabalham e consomem"

TRABALHO Transição do trabalho escravo para o livre Pressão Inglesa – Revolução Industrial e manutenção da mão – de – obra na África. - 1845 – Parlamento inglês aprovou Lei Bill Aberdeen ( apreender navios negreiros em qualquer lugar, inclusive em águas brasileiras) Lei Eusébio de Queirós – Fim do Tráfico Apoio para o fim da escravidão: ingleses, classe média urbana, intelectuais, jornalistas, cafeicultores paulistas e sempre a resistência e luta dos negros

Governo e elite escravocrata – resistência – leis para “inglês ver” - Lei Visconde de Rio Branco ( Lei do Ventre Livre) – 1871 – Livres todos os negros nascidos a partir dessa data. - Lei Saraiva Cotegipe ( Lei do Sexagenário) – 1885 - liberdade para os negros com mais de 60 anos. - Lei João Alfredo ( Lei Áurea) – Assinada pela Princesa Isabel – Aboliu a escravidão – só 5% da população ainda eram escravos - Década de 80 do século XIX, jangadeiros no nordeste se recusaram a embarcar ou desembarcar cativos – províncias do Ceará e do Amazonas, em 1884, libertaram seus escravos.

A lei nº 601 de 1850, a famosa Lei das Terras, possibilitou a legitimação da posse das terras por parte de quem as ocupava e decretava a devolução ao poder público de todas as terras que haviam sido doadas em Sesmarias e que não tivessem sido cultivadas (daí o termo devolutas), passaram a pertencer ao patrimônio público. Muitos fazendeiros, depois de 1850, tentaram legitimar a posse de suas terras apresentado documentos que, além de falsos , propunham limites desencontrados de demarcação.

Imigração

Expansão do Café – necessidade de mão de obra Inicialmente comércio de escravos com outras províncias – foi insuficiente O primeiro a empregar a mão de obra assalariada dos europeus foi o senador e fazendeiro Nicolau de Campos Vergueiro. Entre os anos de 1847 e 1857, ele trouxe várias famílias de origem portuguesa, alemã, suíça e belga para trabalharem em sistema de parceira. Nesse tipo de acordo, o proprietário de terras pagava todas as despesas com a viagem e a acomodação dos empregados. Ao chegar aqui, o colono estrangeiro trabalhava até saldar suas dívidas e participava nos lucros obtidos na plantação.

“Branqueamento” da população ROCCO, Antonio. Os imigrantes, 1910. Acervo Pinacoteca do Estado de São Paulo. Imigração subvencionada - o Estado pagava as despesas da viagem do imigrante para o Brasil, garantia-lhe um salário fixo e participação na colheita. “Branqueamento” da população

Os imigrantes viajavam como passageiros de terceira classe, em vapores, que levavam semanas para chegar ao seu destino. Após a chegada ao Brasil e depois de passar pela inspetoria de imigração, os recém-chegados iam para as hospedarias de imigrantes, existentes no Rio de Janeiro, Juiz de Fora e São Paulo, de onde partiam para as fazendas de café ou para as áreas de colonização no Sul do país.