Renascimento cultural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arte Gótica.
Advertisements

ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Características Gerais
Metrologia Professor: Dímisson Abreu Louzada
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Renascimento
Prof. Paulo Renato de Andrade Ergonomia
A perfeição L. Marshall.
Parte I – A evolução da ciência psicológica
O RITO DE PASSAGEM PARA O CLASSICISMO
Music: Holding your hand
A Pintura.
Humanismo e individualismo
O RENASCIMENTO (SÉCULO XVI).
A descrição das personagens
Dr. Marcelo Torrente Silva Cirurgião Pediátrico – Uropediatra
Conhecer o personagem central de um livro o faz mais agradável. O mesmo ocorre com o Apocalipse A palavra “Apocalipse” significa: Revelar Descobrir.
Para não ser infeliz na sexta. Sobre História Precisa saber: – Como era a sociedade da Alta Idade Média e qual era o papel da Igreja nela – Como a Igreja.
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
O corpo humano & descrição física
Cânone do Rosto.
Prof. Everton da Silva Correa
Cedo ou tarde, toda pessoa que raciocina ficará curiosa em saber para onde irá depois da morte e onde passará a eternidade.
LIGUE O SOM... Click p/mudar slide Colacio.j.
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
Idade Média /Renascimento
Literatura - Prof.ª Francieine Lisowski
RENASCIMENTO CULTURAL
UMA HISTORIA DE AMOR E ARTE Domingo de Riojas 1630 Design: Marverde.
RENASCIMENTO.
BARROCO.
Renascimento Cultural
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
CLASSICISMO.
Arte Gótica.
E.E.B. Pres. Médici Física – Óptica.
MODERNIDADE RENASCIMENTO.
RENASCIMENTO.
VEJA QUE HISTORIA MARAVILHOSA
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
ARTE MEDIEVAL E RENASCENÇA
COM SUAS PRÓPRIAS MÃOS PINTOU A COR DE SUA PELE
Texto de Silvia Schmidt
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Grandezas e Medidas Breve histórico sobre a construção do conhecimento sobre grandezas e medidas.
Neoclassicismo e Romantismo
MARIA DA ASSUNÇÃO (Pe. Irala) Colab.: Tagi, Meirelayne e Amélia.
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
BUDISMO.
História da arte: breves considerações
Rosto Cânone de Representação.
RENASCIMENTO CULTURAL
IDADE MÉDIA.
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. 1.Arte do período paleolítico superior; 2.Apresentava pintura nas rochas e cavernas, extremamente realistas representando.
Transcrição da apresentação:

Renascimento cultural

Termo criado por Giorgio Vasari (1511-1574) Renascimento Termo criado por Giorgio Vasari (1511-1574) Significa a retomada da cultura clássica (greco-romana) pelos europeus. Sugere que o que havia antes estava “morto”, o que é falso e preconceituoso. Pág. 23

Renascimento Período compreendido: O que é? Entre os séculos XIV e XVI. O que é? Surgimento de novas formas de pensar, sentir e expressar o homem na Europa. O ser humano passou a ser visto como a obra mais perfeita de Deus. Esse pensamento se chama antropocentrismo

Homem Vitruviano

um palmo é o comprimento de Cinco dedos um pé é o comprimento de quatro palmos um côvado é o comprimento de seis palmos um passo são quatro côvados a altura de um homem é quatro côvados "erit eaque mensura ad manas pansas" o comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura a distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem a distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem a distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem o comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem a distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem a distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem a distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem o comprimento da mão é um décimo da altura de um homem a distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto a distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto o comprimento da orelha é um terço do da face o comprimento do pé é um sexto da altura

“Deus é luz!” O avanço de pensamento também melhorou a tecnologia daquele período. Novas técnicas de construção surgiram, como os arcobotantes.

As igrejas também passaram a utilizar vitrais para iluminar as igrejas e retratar temas religiosos e mundanos.

Se no período de alta idade média as igrejas eram escuras, decoradas com caveiras e apresentava a figura de Deus como alguém que puniria todos os que errassem; no renascimento as igrejas são iluminadas, coloridas e retratam um Deus de amor e compaixão, que ama seus filhos acima de tudo.