CONCÍLIO VATICANO II: História e Teologia

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Transcrição da apresentação:

CONCÍLIO VATICANO II: História e Teologia

1. Concílio Vaticano II: recepção de seu contexto - Magistério Eclesiástico Pio IX: 1846- 1878 Qui Pluribus – 1846 Ineffabilis Deus – 1854 Quanta Cura – 1864 Syllabus - 1864 Aeternis Patris – 1868 Dei Filius – 1870 Pastor Aeternus - 1870

Leão XIII: 1878-1902 Aeterni Patris – 1879 Rerum Novarum – 1891 Providentissimus Deus - 1893

A crise modernista: Pio X: 1902-1914 Lamentabilli – 1907 Pascendi – 1907 Sacrorum Antistitum – 1910

Pio XI: 1922 - 1939 Quadragesimo Anno – 1931 Mit Brennender Sorge - 1937

Pio XII: 1939-1958 Mediator Dei – 1943 Divino Afflante Spiritu - 1943 Humani Generis – 1950 Munificentissimus Deus - 1950

Teologia da História Marie Dominique Chenu Yves Ccongar Henri De Lubac Jean Daniélou  

Mysterión - Sacramentum Teologia do mistério Mysterión - Sacramentum Odo Cassel

Teologia Transcendental: Karl Rahner Perspectiva transcedental Teologia e Antropologia Filosofia transcedental Deus: mistério inefável Homem: ouvinte da Palavra

Teologias da Práxis Teologia da Experiência; Edward Schillebeeckx Teologia Política: Johannes Baptist Metz Teologia da Esperança Jürgen Moltmann

Teologias Protestantes Rudolf Bultmann: Teologia Kerygmática Karl Barth: Teologia da Palavra Paul Tillich: Teologia do Profundo

Movimentos pastorais Ação Católica Movimento Litúrgico Movimento Eucarístico Movimento Mariano

2. A realização do Concílio Vaticano II: - Intuição de João XXIII aos 25/01/1959 -Basílica de São Paulo extra muros de Roma.  

Preparação: Superno Dei nutu – 1960  

Comissões Teológica - Administração das Dioceses Clero e povo - Sacramentos Liturgia -Estudos eclesiásticos Igrejas Orientais -Missões Ordem - Apostolado dos Leigos

Secretariados Meios de comunicação social Unidade dos cristãos

- Convocação do Concílio (1961): Humanae Salutis

La grande aspettazione: 1962 Igreja dos Pobres

  Abertura do Concílio (1962): Gaudet Mater Ecclesia  

Algumas notas: Conselho da Presidência: 12 cardeais Secretaria Geral: Peritos Observadores Bispos europeus: 1041 Americanos: 956 Africanos: 379 Asiásticos: mais de 300

Períodos do Concílio: 11 out – 08 dez./1962 29 set – 04 dez./1963 14 set – 21nov./1964 14 set. – 08 dez/1965  

Primeiro período: Abertura Reforma Litúrgica Esquema sobre a Revelação Esquema sobre os meios de comunicação Esquema sobre as Igrejas orientais Esquema De Ecclesia

Intervalo 1962-1963 . G. Philips:novo redator do Esquema De Ecclesia . Publicação da Pacem in Terris . Morte de João XXIII: 03 de junho . Eleição de Paulo VI: 21 de junho

Segundo período: . Debate sobre a colegialidade episcopal . Debate sobr eo ecumenismo e a questão judaica . Reforma litúrgica: aprovação da Sacrosanctum Concilium 2174 votos a favor, 4 contra e 1 abstenção . Aprovação da Inter Mirifica: 164 votos contrários, 2015 votos a favor

Intervalo 1963-1964 - Comissão de Coordenação - Mudanças no regulamento - Agenda: Igreja, Bispos, Ecumenismo, Apostolado dos Leigos, Revelação, Igreja e mundo contemporâneo Pretensão de encerrar o Concílio - Paulo VI: Ecclesiam Suam - Grupo Domus Mariae

Terceiro período Debate sobre o capítulo III do De Ecclesia - Dificuldades em torno do Diaconato permanente e a colegialidade episcopal - Debate sobre o ecumenismo e o Judaísmo - Debate sobre o esquema XIII - Aprovações? Lumen Gentium, Unitatis Redintegratio e Orientalium Ecclesiarum - Nota explicativa prévia

Intervalo 1964-1965 intensidade dos trabalhos das Comissões Decisão de Paulo VI em ir à ONU Confiança de Paulo VI no Concílio

Quarto período: -Christus Dominus: 28/10/1965 - Perffectae caritatis: 28/10/1965 - Optatam Totius: 28/10/1965 - Gravissimus Educationis: 28/10/1965 -Nostra Aetate: 28/10/1965 - Dei Verbum; 18/11/1965

Quarto Período Dignitatis Humanae: 07/12/1965 . Ad Gentes: 07/12/1965 - Presbyterorum Ordinis: 07/12/1965 Gaudium et Spes - Encerramento do Quarto - Discurso de Paulo VI na ONU - Mensagem dos Padres Conciliares - Celebração de Conclusão

3. Pontos principais do concílio Vaticano II: - Articulação entre mistério e história  - Diálogo da teologia com as ciências humanas  - Ecumenismo e diálogo inter-religioso

- Pastoral voltada para o diálogo com o mundo  - Revelação: palavra de Deus anunciada ao homem contemporâneo - Espiritualidade cristã: práxis cristã  

- Igreja: sacramento de salvação universal e mistério de comunhão   - Igreja: Povo de Deus - Índole escatológica da Igreja

4. Desdobramentos: - Atuação relevante e pertinente da Igreja no mundo  - Valorização das Igrejas locais, do espírito participativo nas estruturas e do ecumenismo.  

- Aprimoramento da concepção da Revelação como Palavra de Deus na história humana - Incidência na Liturgia: concepção de mistério, de Eucaristia e de prática litúrgica.   - Caráter ecumênico da ação pastoral  

- Pluralismo e diálogo inter-religioso   - Teologias contextuais - Igreja dos Pobres

. Características da cultura pós-moderna: . pressuposto fundamental: compreender a Pós-modernidade como paradoxo de continuidade e ruptura com a Modernidade

. religião pós-moderna: . ateísmos: assimilação e substituição . personagens mitológicos para a compreensão da religião: Orfeu, Dionísio, Narciso, Apolo e Perceus.

comunicação: . passagem da primado da oralidade e da escrita para o primado da telemática e informática . concepção cibernética de tempo e de espaço . virtualidade das relações e constituição de comunidades

. sociedade, política e economia: . novos pontos de encontro posto de combustível novos costumes de tomar refeições . economia institucional e economia informal . nova configuração política: paradoxo entre o nacionalismo e o regionalismo

Configuração da teologia pós-moderna: . Elementos constitutivos da metodologia teológica: auditus fidei e intellectus fidei . Afirmação e aplicação da hermenêutica no processo de elaboração da ciência teológica . Articulação entre filosofia e teologia e diálogo da teologia com as outras ciências

- Teologia pós-moderna: . Atenção: ao cotidiano vital, aos espaços virtuais, à emergência das novas experiências religiosas . Atenção aos pobres e à pobreza . Elaboração de uma teologia do cuidado: Deus amigo, compassivo, zeloso, misericordioso . Recuperação de uma cristologia histórico-escatológica . Elaboração de uma pneumatologia da vida