A HISTÓRIA EVOLUTIVA DA ESPÉCIE HUMANA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
Advertisements

REVISÃO.
8º ano – Colégio MV Profª Adriana Amorim Cap. 1- Ciências- 2012
Evolução Humana Darwin foi o primeiro a propor que humanos e macacos tinham estreitas relações evolutivas; Com isso, ele “destrona” o ser humano como ato.
Evidências da evolução
A Pré-História Prof. Alcidélio Camilo.
O Debate Sobre a Pré-História
PRÉ-HISTÓRIA Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos (hominídeos) até o surgimento da escrita.
Fósseis.
AUSTRALOPITECOS   O Australopithecus cujo o nome significa " macaco do sul ", apareceu há cerca de  5 milhões de anos atrás durante o Plioceno possuía.
Australapitecos Os australopitecíneos parecem ter aparecido há cerca de 3,9 milhões de anos. Os cérebros da maior parte das espécies de.
Fósseis.
A Terra conta a sua história ...
FILOGENIA HUMANA RECONHECENDO-NOS
O SER HUMANO NA TERRA.
Prof. Luiz Antônio Tomaz
A origem: Do universo e do homem.
HUMANA EVOLUÇÃO.
TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
A EVOLUÇÃO DO HOMEM.
O Powerpoint seguinte insere-se num conjunto de propostas de trabalho, no âmbito da temática, O PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO, e está direcionado para as turmas.
Alimentos e a Evolução Humana
Os Vestígios dos seres vivos
Prof. Alexandre S. Osório
PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem
EVOLUCIONISTAS VERSUS CRIACIONISTAS O EVOLUCIONISMO - É a teoria mais aceita atualmente para a explicação da origem do homem. O principal representante.
Fósseis.
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
Pré-História.
Como viviam os primeiros homens e mulheres?
HISTÓRIA Prof. Antonio Ive
Professora: Roberta Fontoura
DESCOBERTA DO FOGO, ARMAS, ARTESANATOS, ESCRITA;
AS ORIGENS DO SER HUMANO
Pré-História As etapas da evolução humana
Origem e Evolução Humana
FILOGENIA HUMANA RECONHECENDO-NOS
Da Pré-História à História
ONDE ESTÁ ESCRITA A HISTÓRIA DA TERRA?
A EVOLUÇÃO DO HOMEM.
Tendências evolutivas
Evolução.
ESTUDOS PALEONTOLÓGICOS
Revisão Avaliação Mensal de Ciências
Fósseis.
EVOLUÇÃO CROMOSSÔMICA E EVOLUÇÃO HUMANA
EVOLUÇÃO DO HOMEM.
História Geral.
PALEOANTROPOLOGIA.
CIÊNCIAS – 2010 Planos e metas
CARACTERÍSTICAS DOS PRIMATAS E O SURGIMENTO DO HOMO SAPIENS
EVOLUÇÃO HUMANA H. floresiensis.
ORIGEM HUMANA.
A PRÉ-HISTÓRIA.
CIÊNCIAS – 2011 Planos e metas
Principais registros fósseis
Do surgimento do homem à invenção da escrita
 Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas  Data: 09 de Maio de 2014  Aluno: Hebert Luan Ferreira Sena  Disciplina : Biologia Professora.
Evolução Humana.
A ORIGEM DO SER HUMANO NO UNIVERSO (visão evolucionista)
PRÉ-HISTÓRIA CONTEXTO HISTÓRICO.
Principais registros fósseis
EVOLUÇÃO HUMANA.
PROFESSORA: CLÁUDIA GUERREIRO
Fósseis Encontram-se geralmente em rochas sedimentares Pressão Estratos- camadas de rochas sedimentares, paralelas entre si.
Os fósseis formam-se em rochas sedimentares.
A origem do homem ,a pré história até a revolução neolita etc .
A ESPÉCIE HUMANA E O MEIO AMBIENTE PROF. CAMILA MUNIZ.
Transcrição da apresentação:

A HISTÓRIA EVOLUTIVA DA ESPÉCIE HUMANA Colégio COC Imperatriz Ciências – 7ª Série Profa. Amanda Lira

OS PRIMATAS E OS HOMINÍDEOS Idade dos mamíferos – 200 milhões de anos: Do chão para as árvores – primatas; Das árvores para o chão – 1º sinal de formação do homem. De onde viemos? Por muito tempo predominou a explicação religiosa; Desenvolvimento da ciência: Somos o resultado de um longo de processo de evolução; Fragmentos da nossa história: Quebra-cabeça.

FÓSSEIS – TESTEMUNHOS DA VIDA PASSADA O que é um fóssil? Qualquer vestígio ou resto de seres que viveram em épocas remotas. Ex: esqueletos, dentes, pegadas impressas em rochas, fezes petrificadas, corpos conservados no gelo... Uma das principais evidências da evolução biológica.

FÓSSEIS – TESTEMUNHOS DA VIDA PASSADA Como ocorre a fossilização? Os fósseis são relativamente raros: Organismo morre – ação de agentes decompositores. Condições favoráveis à preservação do cadáver ou do vestígio deixado por um organismo: Sedimentos (areia e argila) – Rocha sedimentar Ambientes alagados; Ambientes com T muito baixa.

FÓSSEIS – TESTEMUNHOS DA VIDA PASSADA Tipos de fósseis: Petrificações: As substâncias orgânicas do cadáver são gradativamente substituídas por minerais; Os detalhes do corpo ficam preservados na rocha. Impressões: Marcas que um organismo do passado deixou sobre um terreno mole e que, posteriormente, transformou-se em rocha. Completos: Toda a estrutura do organismo é preservada – RARO; Insetos em resina solidificada e corpos congelados de mamutes.

DE ONDE VIEMOS? Os humanos surgiram de ancestrais arborícolas. Chimpanzés e gorilas – parentes mais próximos dos humanos. Humanos compartilham muitos traços biológicos com prossímios: Ancestrais dos primatas; Animais pequenos, noturnos, com focinho longo e cérebro pequeno. Prossímios atuais: Lêmures – Ilha de Madagascar.

LINHA EVOLUTIVA DOS PRIMATAS Origem – prossímios primitivos: Ramifica-se em vários pontos; Ao longo de cada linha – muitas espécies surgiram e outras se extinguiram; Gorilas, chimpanzés e homem – um ancestral comum; Gorilas se separam da linha que originou chimpanzés e homem; Semelhanças entre homem e chimpanzés são maiores do que entre homem e gorila.

ADAPTAÇÕES E PROGRESSOS DA ESPÉCIE HUMANA Apesar das semelhanças, humanos se distinguem dos pongídeos: Desenvolvimento do cérebro – crânio e face; Alimentação – mandíbula e dentes; Postura ereta – equilíbrio; Pélvis larga – órgão e feto; Extremidades livres – manipulação.

HOMINIZAÇÃO Características inovadoras do homem: Pentadactilia; Hábito onívoro; Unhas planas e arredondadas; Ausência de estruturas de defesa e de ataque; Maior desenvolvimento do cérebro; ↓olfato e ↑visão frontal; Língua articulada; Pensamento conceitual sobre o mundo que o cerca.

OS HOMINÍDEOS Australophitecus Homo habilis – homem habilidoso Homo erectus – homem de pé Homo sapiens – homem inteligente Homem de Neanderthal (vale de Neander, na Alemanha) Homo sapiens sapiens Homem de Cro-Magnon (na França) Homem moderno

AUSTRALOPITHECUS Lucy: Machos de sua espécie: Mais completo e mais antigo dos hominídeos encontrados; Descoberta na Etiópia; Datada em 3,2 milhões de anos; Fêmea, 1m de altura, 30 Kg; Machos de sua espécie: 1,5 m de altura com 45 Kg.

HOMO HABILIS 1ª espécie de Homo; Características: Leste africano, há 2,4 – 1,6 milhões de anos. Características: Maior capacidade craniana; Face, mandíbula e dentição menores; Fabricavam ferramentas e facas de pedra: Habilidade como caçadores.

HOMO ERECTUS Viveu entre 1 milhão e 100 mil anos atrás. Capacidade de caça: Lanças com pontas de ossos e machados de pedra. Abrigavam-se em cavernas. “Homem de Java” – fóssil encontrado na Indonésia: Corpo robusto e cérebro maior e pouco diferente do que o Homo habilis.

HOMO ERECTUS Comunicação: Iniciou o uso de peles recobrindo o corpo. Produção de sons e até palavras. Iniciou o uso de peles recobrindo o corpo. Empreendeu uma grande viagem: África – Ásia – Europa. Descoberta do fogo: Alimentação, agrupamentos familiares e caça.

HOMO SAPIENS Viveu há 500 mil anos. Características: Elevada capacidade craniana; Corpo troncudo, pernas arqueadas e nariz longo; Mais inteligente do que seus antecedentes; Sinais de espiritualidade: Fósseis acompanhados de flores e animais como oferendas.

HOMO SAPIENS SAPIENS Única espécie de hominídeos que sobreviveu até hoje. Fabricavam ferramentas sofisticadas e variadas: Pedra, ossos e marfim. Realizaram trabalhos artísticos: Esculturas em marfim e pinturas nas paredes das cavernas (animais, formas geométricas e figuras humanas). Dominaram o fogo. Feitiçarias e canibalismo ritualístico.

HOMEM MODERNO Surgiu quando começou a plantar cereais e a domesticar animais: Tornou-se produtor de alimento. Fazia trabalhos de olaria. Aprendeu a tecer e construir moradias. Passou a viver em comunidades organizadas.