Docente da Rede Estadual de Educação Atuando na biblioteca desde 2000.
̎ A educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido "(Arthur Lewis) É o lugar onde despertamos nos alunos os hábitos de leitura, formando leitores encantados pelo ato de ler. A Biblioteca é o espaço onde os alunos fazem pesquisa, leitura, troca de livros, estudam e retiram material de apoio para as aulas. Algumas vezes a aula acontece na sala de apoio anexa à biblioteca, pela facilidade de ter os livros mais próximos.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a leitura é sempre um meio, nunca um fim. Deve ter várias funções: Ler para se divertir; Ler para escrever; Ler para estudar; Ler para descobrir algo que deve ser feito;
Todo o acervo deve ser registrado. Livros, Cds, periódicos, DVDs (filmes, documentários), mapas. Os livros de literatura são registrados no livro e também no computador. Os periódicos tem um registro diferenciado em outra planilha. Os Cds e DVDs são registrados em outro livro.
Os alunos podem retirar também periódicos ou gibis. Os livros podem ser renovados até 2 vezes. Se o aluno perder seu livro, solicita-se que traga outro similar.
Os livros didáticos, geralmente de uso do professor tem registro em outro livro. Os livros didáticos que os alunos usam diariamente não são registrados, porém é feita no início do ano uma ata de entrega destes livros, que deverão ser devolvidos ao final do ano letivo. Estes servem aos alunos por três anos.
Os livros de Literatura Infantil são separados dos demais, geralmente por série, em prateleiras próprias. Os livros de alunos até o quinto ano são dispostos em mesas, onde o aluno escolhe o que mais lhe agrada. A partir do sexto ano, o aluno já escolhe nas prateleiras. As trocas são feitas quinzenalmente.
Os livros são registrados com os dados da ficha catalográfica do livro, recebem carimbo da escola e ficha de identificação que é colada no próprio livro. Além deste registro, fazemos ainda a digitação no programa INBIB, que é um programa gratuito e fácil de usar. Não possuímos o leitor do código de barras, por isso é necessário ter a ficha no livro.
Literatura Infantil Literatura Infantojuvenil Literatura gaúcha Autores Sobrenome dos autores
É importante que a escola tenha um acervo variado de poemas, contos, crônicas, folclore e temas transversais (pluralidade cultural, meio ambiente, solidariedade). Conforme o Manual das Bibliotecas Escolares, os livros devem estar em bom estado de conservação, ser atualizados e estar de acordo com as necessidades do aluno.
Biblioteca é um espaço nobre da escola e por isso deve ter um profissional que seja sensível e saiba ajudar a orientar o aluno na escolha de seu livro. Deve ser um lugar atraente, onde o aluno seja acolhido em suas necessidades