CPU – IHM PARAMETRIZAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
™.
Advertisements

Instrumentação de Sistemas - INS
Aula 8 - Sintomas de defeitos comuns
Controle Digital Prof. Cesar da Costa 1.a Aula – Variável de Processo.
Bloqueio Elétrico e Travamento Mecânico Lock-out and Tag-out - LOTO
Motor Trifásico de Indução Partidas Convencionais
Unesp – Universidade Estadual Paulista Engenharia Elétrica Alunos: Guaraci Nakamura R. C. Rafael Cuba Vitor Zaccari.
Entrada e Saída Introdução.
Instrutor: Edson Pires da Silva
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua - MOTOR DC
Bloqueio Elétrico e Travamento Mecânico Lock-out and Tag-out - LOTO
Informática Industrial
Aterramento para Circuitos Digitais
EQUIPAMENTOS PARA PROTEÇÃO ELÉTRICA
Professor Victor Sotero
CABEAMENTO ESTRUTURADO FLEXIBILIDADE DE SOLUÇÕES
CHAVE SOFT-START.
DLX pH-RX-Cl DLXB pH-RX-Cl Bomba dosadora microprocessada Display LCD
Interfaces de entrada e saída discreta
A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
HARDWARE do CLP Os controladores lógicos programáveis são equipamentos com uma aplicação muito vasta dentro dos diversos processos de automação. Desta.
Sistemas Operacionais I
Tema 08: Aplicações Residenciais, Comerciais e Industriais
PRATICA DE USO DO INVERSOR COMISSIONAMENTO E TREINAMENTO
CURSO PRÁTICO PRÓ-ELÉTRICA
SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA - SEP
Máquinas Elétricas I Aula 12
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Harmônicas? É o componente de uma onda periódica cuja freqüência é um múltiplo da freqüência fundamental (60 HZ). Freqüência Harmônica Freqüência Fundamental.
Sistemas Operacionais
Sistemas de Controle Processo Controle Medição Atuação prof. d'Avila.
Introdução à Automação
Eletricidade Corrente É o fluxo de elétrons dentro de um condutor.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Fundamentos de Informatica
Introdução à Automação
Hubs Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela.
CONTROLE E MONITORAMENTO DE PRESSÃO DE UM SISTEMA USANDO UM COMPRESSOR HERMÉTICO COM O GÁS R134A
Aula 3: Sensores.
Acionamentos Elétricos
Colhedora de Cana John Deere 3520 & 3522
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
2º Aula – Prática de Acionamentos Eletrônicos
Entrada e Saída (E/S).
Colhedora de Cana John Deere 3520 & 3522
Nota de Aplicação Altivar 312
Associação de Resistores
Oscar Takeshi Omar Mogames Vitor Gomes
COMPONENTES DE COMANDOS ELETROELETRÔNICOS
Nota de Aplicação “Status PRA ATV61/71”
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini UNICAMP-FEM-DPM
Arquitetura de Microcomputadores
Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Engenharia Elétrica Instalações Elétricas Materiais utilizados em instalações elétricas Dispositivos.
Inversor de Freqüência Descrição do Funcionamento.
CAPACITORES DE POTÊNCIA
Métodos de Partida para os Motores de Indução Trifásicos
Colhedora de Cana John Deere 3520 & 3522
TRAVAMENTO SEGURO DAS FONTES DE ENERGIA.
Germano Maioli Penello
Ensaio de curto-circuito e circuito aberto
Slots, Placa-Mãe, USB e Fontes. Nomes: Daniel, Dhiego e Otávio.
Bruno Iran Ferreira Maciel
ECA-703 AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
A FÍSICA E O NOVO ENEM Prof. Cleriston da Paz. O Novo ENEM e a Física 2.
COMANDOS ELÉTRICOS.
Instituto Federal de Santa Catarina
Alex Messias Felipe Martinhuk Filipe Morais Valquiria Yurie
Acionamentos Elétricos ACIJ6
Transcrição da apresentação:

CPU – IHM PARAMETRIZAÇÃO AULA 5 CPU – IHM PARAMETRIZAÇÃO

Vantagens de se usar inversores Substituição de variadores mecânicos Substituição de variadores eletro-magnéticos Automatização e flexibilização dos processos fabrição Comunicação avançada e aquisição de dados Eliminação de elementos de partida pesada e complicada Instalação mais simples. Aumento da vida útil do maquinário. Evita choques mecânicos( trancos) na partida. Redução do nível de ruído. Excelente regulação de pressão e vazão Economia de energia ( demanda e consumo). Lembramos que 51% da energia elétrica gasta na industria é usada para alimentar os motores.Podemos então ver a importância de se dimensionar corretamente nossos motores e de reduzir ao máximo a potência consumida otimizando os meios de controle e de processo.

Vantagens de se usar inversores

Como especificar um inversor 1. Potencia e tensão do motor 2. Tipo de máquina ( ventilador , bomba , esteira , elevador , ) 3. Ciclo de trabalho da máquina ( tempo para partir , rodar e parar ) 4. Quantidade de operações por hora ( ou minutos , ou dias ) 5. Tempo de aceleração e desaceleração 6. Inércia da máquina 7. Velocidade mínima e máxima 8. Comando de 2 fios ou 3 fios E outros.......

IHM A HMI é uma interface simples que permite a operação e a programação do inversor. Ela apresenta as seguintes funções: Indicação do estado de operação do inversor, assim como das variáveis principais. Indicação das falhas. Visualização e alteração dos parâmetros ajustáveis. Operação do inversor (teclas ) e variação da referênciada velocidade (teclas ).

Todas as funções relacionadas à operação do inversor (Girar/Parar motor, Reversão,JOG,Incrementa/Decrementa, Referência de Velocidade, comutação entre situação LOCAL/REMOTO) podem ser executadas através da HMI. Para a programação standard de fábrica do inversor, todas as teclas da HMI estão habilitadas quando o modo LOCAL estiver selecionado. Estas funções podem ser também executadas por entradas digitais e analógicas. Para isso é necessária a programação dos parâmetros relacionados a estas funções e às entradas correspondentes.

INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Tensões elevadas presentes. Conexão obrigatória ao terra de proteção (PE). PERIGO! O circuito de controle do inversor e a HMICFW08-P (conectada diretamente ao inversor) estão em alta tensão e não são aterrados. Sempre desconecte a alimentação geral antes de tocar qualquer componente elétrico associado ao inversor. Espere pelo menos 10 minutos para garantir a total descarga dos capacitores.

VERSÃO DESOFTWARE NOTA! Leia completamente o manual antes de instalar ou operar o inversor. A versão de software usada no CFW-08 é importante porque é o software que define as funções e os parâmetros de programação. Este manual refere-se à versão de software conforme indicado na contra-capa. Por exemplo, a versão 3.0X significa de 3.00 a 3.09, onde “X” representa evoluções no software que não afetam o conteúdo deste manual. A versão de software pode ser lida no parâmetro P023.

CFW-08 - REFERÊNCIA RÁPIDA DOS PARÂMETROS Software: V5.2X Aplicação: Modelo: N.o de série: Responsável: Data: / / .

A placa Eletrônica de Controle contêm os circuitos responsáveis pelo comando, monitoração e proteção dos componentes da potência. Este cartão contêm também circuitos de comando e sinalização que serão utilizados pelo usuário de acordo com a aplicação, como saídas a relés e entradas digitais.

ERRO O IHM  MOSTRA UM ERRO ( E06 ) DEVIDO A FALTA OU INTERRUPÇÃO INADEQUADA DE TENSÃO EM UMA  ENTRADA DIGITA DA PLACA DE CONTROLE.

ERRO Curto – circuito- Se um curto acontecer na saída do inversor ( nos terminais do motor ou nos cabos entre inversor – motor) a sobre corrente é detectada internamente no inversor e um comando para bloquear os IGBT´s é dado. O curto é eliminado em micro segundos

ERRO Aquecimento do inversor – um sensor é colocado no dissipador traseiro para detectar este aquecimento , e em caso de excesso , desliga o inversor – seu mau funcionamento pode causar o desligamento indevido

ERRO Queda de tensão da rede – Esta proteção é necessária para evitar um mau funcionamento dos circuitos de controle e o motor e para evitar a sobrecorrente quando a rede volta a tensão nominal.