Mandioca.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Grandes Biomas Terrestres
Advertisements

TUDO O QUE HÁ AQUI VOCÊ ESTUDOU DURANTE TODO O SEMESTRE.
Climas do Continente Americano
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
ARROZ IRRIGADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ZONA SUL Pesq
Climas brasileiros e domínios climáticos
El Niño e La Niña Aquecimento Resfriamento.
DOMÍNIO DO CERRADO Prof. Paulo C. Moura.
BIOMAS BRASILEIROS.
Clima e Vegetação da América
População região centro oeste
Campos.
Floresta Tropical.
Vegetação Geografia.
Fungos Pioneiros entre as formas de vida na Terra, são tão diversos entre si e diferentes de todos os outros seres do planeta que, depois de muita controvérsia.
Regiões do Brasil.
Trabalho de Portugues.
Seres Vivos As Plantas.
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
CLIMA DAS AMÉRICAS.
METEOROLOGIA.
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
OS TIPOS DE SOLOS.
CLIMATOLOGIA.
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
Língua Indígena Embora o Português seja a língua oficial no Brasil, deve haver por volta de outras 200 línguas faladas regularmente pela população.
Formações Herbáceas Alunas: Carolina Sofia da Silva Larissa Barbieri da Silva Letícia Felile Sabrina Richartz 1M1.
História do Iogurte Trabalho realizado por: Mariana Leite, nº 20;
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
A caatinga.
PROFESSORA: Marise Rabelo
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
Na década de 1960, o geógrafo Aziz Ab’ Saber reuniu as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras para formar, Com os elementos.
4º Ano Professora Alessandra Stock
Origem da mandioca A mandioca é de origem brasileira e desde quando Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil a mandioca já era apreciada pelos índios que.
Hidrografia e Clima.
Cultivo de Feijão Vagem biodinâmico
Lenda do Guaraná.
Biomas brasileiros.
IMIGRANTES ITALIANOS PROFESSORA MARCELI DIEGO fernando TURMA 42.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
SISTEMA BRAGANTINO: Agricultura Sustentável para a Amazônia
Cerrado brasileiro Originalmente correspondia a 25% do território brasileiro cerca de 2 milhões de km2, hoje possui apenas cerca de 800mil Km2 Dia 11/09.
Estrutura geológica brasileira
Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC. Origem:
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
Cultivo de cenoura Biodinâmica
Unidade 7 – Tema 2 A Agricultura e a Pecuária
Domínios morfoclimáticos brasileiros – Prof. Jefferson
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4)
Luciane Costa de Oliveira
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
CICLO DA MANDIOCA BROTAÇÃO: 8 – 15 DIAS
Atmosfera, clima e tempo.
Domínio dos Mares de Morro
CAATINGA As principais características da caatinga são: - Forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas; - Presença de cactos.
Teresina / Piauí - Maio / 2006
VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês.
Classificação Climática
DINÂMICA CLIMÁTICA.
PRINCIPAIS PROBLEMAS NA FRUTICULTURA
AGRICULTURA A ATIVIDADE AGRÍCOLA.
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
CULTURA DA MANDIOCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Clima no Brasil Professor Jeferson.
Os tipos de solo A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo - Circulação de água no solo.
3. As formações vegetais. Existem 4 grandes formações vegetais:
Transcrição da apresentação:

Mandioca

Nome científico: manihot esculenta A mandioca é originária do sudoeste da Amazônia e seu cultivo já estava disseminado até o México, muito antes da chegada dos colonizadores europeus. Câmara Cascudo a chama de a rainha do Brasil em seu livro A História da Alimentação no Brasil e também de pão da terra, com muita justiça, pois dela tudo se aproveita.

Conta sobre um passado muito distante onde a linda filha de um chefe indígena, chamada Mani, morrera ao completar apenas um ano. A criança de aparência muito branca foi enterrada dentro de sua oca, onde sua sepultura teria sido regada diariamente, conforme o costume da tribo.  Algum tempo depois nasceu uma planta desconhecida sobre seu túmulo. Com o tempo as raízes foram aparecendo e chamaram atenção dos índios que as comeram. Teriam então, os indígenas, aprendido a cultivar a planta e passaram a chamá-la de Mani-oca que significava casa de Mani, onde a junção dessas palavras acabou tornando-se “mandioca”. Quem registrou essa lenda foi o escritor e folclorista mineiro, especialista em cultura indígena, Couto de Magalhães (1837 – 1898).

Por sua provável origem, a mandioca caracteriza-se por ser um produto brasileiro e tem relevante importância na cultura e alimentação brasileira. Ela é produzida em 1,7 milhão de hectares em todo Brasil e juntamente com milho, arroz e cana de açúcar constituem como principais fontes de alimento e cerca de um bilhão de pessoas em todo mundo utilizam-na como fonte alimentar.

A mandioca é uma raiz com alto valor energético (cada 100 gramas possui 150 calorias) Possui sais minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas do Complexo B.

Periodo: Normalmente se recomenda o plantio de maio a outubro. Entretanto o plantio pode ser recomendado em qualquer época, desde que haja umidade suficiente para garantir a brotação das hastes. O espaçamento é definido como a distância entre as fileiras de plantas e entre plantas na fileira e variam de 1,0m x 0,60m, em fileiras simples, e 2.0m x 0.60m x 0,60m em fileiras duplas. A posição do tolete na cova é horizontal a uma profundidade de cinco a dez centímetros, cobrindo-o com uma leve camada de terra.

Clima: É cultivada em regiões de clima tropical e subtropical, com precipitação pluviométrica variável de 600 a 1.200 mm de chuvas bem distribuídas e uma temperatura média de em torno de 25ºC. Temperaturas inferiores a 15ºC prejudica o desenvolvimento vegetativo da planta. Pode ser cultivada em altitudes que variam de próximo ao nível do mar até mil metros. É bem tolerante à seca e possui ampla adaptação às mais variadas condições de clima e solo. Os solos mais recomendados são os profundos com textura média de boa drenagem. Deve-se evitar solos muito arenosos e os permanentemente alagados.

O polvillho também é produzido a partir da mandioca. Curiosidades A mandioca é a base da alimentação de muitas tribos de índios do Brasil.. De acordo com a região do Brasil ela possui nomes diferentes: macaxeira, aipim, castelinha, macamba etc. A mandioca-brava é uma espécie venenosa e não pode ser consumida sem a retirada do veneno. A farinha de mandioca é muito utilizada na culinária brasileira. A tapioca, alimento de origem indígena, é produzida com a farinha de mandioca. O polvillho também é produzido a partir da mandioca.

Derivados

Farinha de mandioca

Polvilho

Tapioca e sagu