SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: O QUE FAZER COM TANTO LIXO?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

“Como separar e reciclar o LIXO de sua CASA”
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Índice Introdução Como começou? O que é?
Trabalho Realizado por:
Quer um planeta legal! 1 - Introdução 2 - 1ª Meta
Projeto - A escola e o meio ambiente
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
RECICLAGEM DE PILHAS E BATERIAS ALUNOS:RONALDO WELLITON ALISON
ALUNOS: ALESSANDRA ORTEGA
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
Ciclo de vida do produto
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
Lixo O lixo é uma das maiores fontes de poluição da Terra, e prejudica o meio ambiente, e esta pondo em risco a sobrevivência no planeta. Felipe nº5 Fernando.
PROJETO COLETA SELETIVA E RECICLAGEM
Resíduos.
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
Educação Ambiental - GPEEA
Sugestões de ações para implantações
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Agrupamento de Escolas de Alijó
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
Desenvolvimento sustentável.
Trabalho realizado por John Severino
COMISSÃO SETORIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEF
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
MEIO AMBIENTE.
Lixo do Planeta Introdução Tarefas Processo Avaliação
Questionário Sociolinguístico
O problema do lixo termina
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
Logística Reversa.
Protege a Natureza! Recicla.
Educação para a Sustentabilidade
Os 4’Rs.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Processo de Reciclagem do Vidro
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
CIPA 2013/2014.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO –
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Dia do Design Sustentável
O Meio Ambiente e o Agente Administrativo Educacional – Apoio.
Missão Criar condições para o correto tratamento e descarte de todos os resíduos na FEC, promovendo a cultura de uma cidadania responsável em sua comunidade,
Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental- SAIC SACOLAS PLÁSTICAS Impacto ambiental e soluções para a redução do consumo.
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Meio Ambiente.
Lixo eletrônico: O que fazer após o término da vida útil dos seus aparelhos?
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Coleta Seletiva e Reciclagem
Importância da reciclagem para o meio ambiente.  Este projeto visa desenvolver a importância da reciclagem para o meio ambiente. O foco é transformar.
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM Fernanda Rodrigues da Silva
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Reduzir, reutilizar e reciclar
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
CONSELHO NACIONAL DE DEFESA AMBIENTAL
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Separação e Reciclagem
Transcrição da apresentação:

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: O QUE FAZER COM TANTO LIXO?

Eixo Temático Ser Humano e Saúde. Tema O que Fazer com Tanto Lixo? Subtema - Qualidade de Vida: A Saúde Individual, Coletiva e Ambiental.

Ano/Série Contemplado:

Conteúdos - Produção Diária de Resíduos; - Tipos de Resíduos; - Destino dos Resíduos e seus Impactos Ambientais; - Coleta Seletiva; - Reciclagem e Reaproveitamento; - Sustentabilidade.

Recursos Didáticos a Seres Utilizados - Texto “O que são os 5 R’s?”; - Visitação a uma Cooperativa de Reciclagem.

Habilidades a Serem Desenvolvidas - Identificações e explicações com base em textos; - Reconhecimento de características externas do Ambiente; - Conversões de uma linguagem em outra; - Registros de observações; - Descrições de situações; - Sistematizações de dados; - Elaboração de relatórios; - Argumentações; - Trabalhar em grupo; - Formulações de questões; - Realizações de observações; - Estabelecimento de relações; - Realizações e verificações de hipóteses; - Diagnostico e enfrentamento de problemas de maneira individual ou em equipe; - Relacionamento de informações e processos com seus contextos e com diversas áreas de conhecimento; - Identificações de dimensões sociais, éticas e estéticas em questões técnicas e científicas; - Análise do papel da ciência e da tecnologia no presente e ao longo da História.

Etapas da Situação de Aprendizagem

Objetivos da Situação de Aprendizagem Essa situação de aprendizagem propõe algumas estratégias de ensino-aprendizagem, com foco nas competências leitora e escritora, que promovam discusões acerca dos problemas e soluções com relação à geração de resíduos nas cidades. Sondagem Nessa etapa deve-se instigar os alunos através dos questionamentos a seguir: - Qual a quantidade de lixo produzido por você e sua família em um dia? - Qual a quantidade de lixo produzida por uma cidade inteira em um dia e em um ano? - Para onde vai todo esse lixo produzido? - Quais problemas o acúmulo de resíduos causam no meio ambiente? E em seguida apresentar os resultados e complementações das respostas para os questiomentos apresentados.

Problematização Os alunos deverão apresentar soluções para o seguinte problema: - Como reduzir a quantidade de lixo que produzimos no nosso dia-a-dia. Contextualização Nesse momento deve-se promover uma discução a partir das soluções apresentadas pelos alunos. E para complementar desenvolver uma atividade com leitura e interpretação do Texto “O Que São os 5 R´s?“ seguidos da resolução de questões baseadas no texto (conforme nos quadros a seguir), para que o aluno faça relações, construa argumentos, responda com coerência e consequentemente modifique seus hábitos.

O que são os 5 Rs? Quais são elas? Os 5 Rs representam 5 palavrinhas que começam com a letra R, e são ações práticas facilmente aplicáveis no nosso dia-a-dia. Essas ações podem reduzir o nosso impacto sobre o planeta, melhorando a vida atual e contribuindo com a qualidade de vida das próximas gerações. É importante não somente fazer essas ações, mas disseminá-las também!!! Quais são elas? 1 – REPENSAR Repensar o que? Os hábitos de consumo e descarte! Devemos pensar primeiramente na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Se a compra for realmente necessária, após consumí-lo, pratique a coleta seletiva, separando embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Jogue no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Sempre que possível, evite o desperdício de alimentos e se puder optar adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada. Prefira embalagens de papel e papelão. Utilize lâmpadas econômicas e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Enfim, mude seus hábitos de consumo e descarte. 2 – RECUSAR Recusar o quê? Os produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde! Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique sempre atento ao prazo de validade e nas empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos plásticos e embalagens, prefira sacolas de panos. Evite comprar aerossóis e lâmpadas fluorescentes (liberam mercúrio, que é altamente tóxico), bem como produtos e embalagens não recicláveis e descartáveis.

3 – REDUZIR Reduzir o quê? O consumo desnecessário! Consuma menos produtos e dê preferência aos que tenham maior durabilidade e, portanto, ofereçam menor potencial de geração de resíduos e de desperdício de água, energia e recursos naturais. Se possível, adote a prática do refil e priorize as embalagens retornáveis. Edite textos na tela do computador e, quando não for possível evitar a cópia ou a impressão, faça-as frente e verso. 4 – REUTILIZAR Reutilizar e recuperar ao máximo antes de descartar! Amplie a vida útil dos produtos e do aterro sanitário, economizando a extração de matérias-primas virgens. Crie produtos artesanais a partir da reutilização de embalagens de papel, vidro, plástico, metal, isopor e CDs. Utilize os dois lados do papel e monte blocos de papel-rascunho. Caso não saiba fazer esses objetos alternativos, doe objetos que possam servir a outras pessoas. Além da reutilização de materiais “secos”, também pode-se reutilizar alimentos, fazendo adubo natural e fertilizantes para o solo, além de: bolo de casca de banana, suco com casca de limão, sopa de talos de vegetais, geléia de cascas de frutas, dentre outros. 5 – RECICLAR Reciclar os Materiais! Reciclar é aproveitar a matéria prima embutida no resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto. Esse processo diminui a extração de recursos naturais e economiza água, energia, gera trabalho e renda para milhares de pessoas. Seja no mercado formal ou informal de trabalho. Então, exercite os quatro primeiros R’s e, o que restar, separe para a coleta seletiva das embalagens de vidros, plásticos, metais, papéis, longa vida, isopor, óleo de cozinha usado, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias, CDs, DVDs, radiografias e alimentos. A reciclagem promove benefícios ambientais, sociais e econômicos. Fonte: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/educacao-ambiental-os-5-rs.htm

Atividade Complementar - O Que São os 5 R’s? 2. As ações geradas pelos 5 R’s trazem quais consequências? 3. Quais são as 5 palavras que fazem parte dos 5 R’s? 4. Quais as ações sugeridas pela palavra “REPENSAR”? 5. Quais as ações sugeridas pela palavra “RECUSAR”? 6. Quais as ações sugeridas pela palavra “REDUZIR”? 7. Quais as ações sugeridas pela palavra “REUTILIZAR”? 8. Quais as ações sugeridas pela palavra “RECICLAR”? 9. Comente sobre a seguinte frase do texto “ ... A reciclagem promove benefícios ambientais, sociais e econômicos”.

Busca de Dados de Forma Diversificada Nessa etapa os alunos serão levados a um estudo de campo realizado em uma Cooperativa de Reciclagem para que eles recolham novos dados, principalmente com relação às dimensões sócio-econômicas, éticas e de sustentabilidade, para complementar a contextualização. Durante o estudo de campo os alunos deverão ser divididos em duplas ou grupos, e realizar observações (que devem ser pautadas e discutidas anteriormente com os alunos) para preenchimento do Relatório de Estudo de Campo. Sistematização do Conhecimento A sistematização dos conhecimentos adquiridos será realizada através da elaboração, em grupo, de um Relatório de Estudo de Campo com o preenchimento dos dados contidos no quadro a seguir:

RELATÓRIO DE ESTUDO DE CAMPO Integrantes do Grupo: Registros de Campo 1. Local Visitado: 2. Data da Visita: 3. Horário da Visita: 4. Materiais que são separados para reciclagem: 5. Tipo de material reciclável que se apresenta em maior quantidade: 6. Passo –a- passo da separação dos materiais recicláveis: 7. Quantidade de pessoas trabalham na separação dos materiais recicláveis: a) Quantidade de homens: b) Quantidade de mulheres: 8. Informações obtidas a partir de entrevistas com os trabalhadores a) Nome do trabalhador: ) Idade do trabalhador: ) A quanto tempo trabalha na Cooperativa: ) Trabalha em outro local: ) Objetivo da Cooperativa de Reciclagem: ) Depoimento do Trabalhador sobre seu trabalho na Cooperativa:

* Sugestão: os alunos devem levar o Relatório já elaborado, ou seja, contendo os tópicos para observações, para realizar somente o preenchimento no momento da visitação à Cooperativa de Reciclagem. Aprendizagem Significativa e Evolução Conceitual Espera-se que os alunos após todas essas estapas apresentem: - Mudanças de atitudes e ações com relação ao uso sustentável dos materiais recicláveis; - Apropriação de linguagens técnicas relacionadas ao descarte de resíduos, reciclagem e sustentabilidade; Desenvolvimento de conhecimento científico relacionados ao descarte de resíduos, reciclagem e sustentabilidade. Aplicação do Conhecimento em Novas Situações A partir das competências e habilidades desenvolvidas durante essa situação de aprendizagem, espera-se que os alunos possam incentivar a introdução das técnicas de sepração seletiva de resíduos em suas casas. Além do desenvolvimento de atitudes voltadas à sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Avaliações Para verificação desse processo de ensino-aprendizagem, propõe-se que os alunos elaborem um texto dissertativo abordando os seguintes tópicos: - a redução da quantidade de lixo que produzimos no nosso dia-a-dia; a questão social e econômica das Cooperativas de Reciclagem. Recuperação Para os alunos que não desenvolverem as competências e habilidades esperadas para essa situação de aprendizagem indica-se que os mesmos realizem leituras de novos textos e pesquisas orientadas extra-classe ligadas aos assuntos abordados.