Quiz sobre Laser.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESPECTROSCOPIA Licenciatura em Educação do Campo
Advertisements

SENSORES ÓPTICOS INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA KLEBER ANTÔNIO LEITE LOPES
Conceitos Básicos sobre Laser
LASER.
por Fernando Luís Dotti
EE-03 FUNDAMENTOS DE FOTÔNICA
Dispositivos de Entrada/Saída
IMPRESSORAS LASER De modo diferente dos métodos de impressão já apresentados, que imprimem uma linha de cada vez, a impressão a laser imprime uma página.
1. SINAIS Contém informações sobre uma variedade de coisas e atividades em nosso mundo físico. PROCESSAMENTO DE SINAIS Ato de extrair as informações necessárias.
João Francisco Carvalho de Melo Matheus Gehling Liska
Detector Ultra-Sônico
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
2.3. SENSORIAMENTO REMOTO 2.3. Energia Eletromagnética
COR.
Sensor de gás para aplicações ambientais
Sensor de gás para aplicações ambientais
FÍSICA MODERNA 3 0 LASER Prof. Cesário.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Ondas Eletromagnéticas
Luz e Visão.
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 2)
Lâmpadas de Indução Eletromagnética
TIPOS DE LÂMPADAS E ACESSORIOS
Disciplina: Métodos Instrumentais de Análise Física do Ambiente
Professor: Diones Charles
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução
LASER de Rubi Comemoração dos 50 anos da criação do laser!!! Alunos:
ONDAS IVAN SANTOS. Podemos definir onda como uma variação de uma grandeza física que se propaga no espaço. É um distúrbio que se propaga e pode levar.
OTDR Seminário de Medidas Elétricas
Meios Fisicos de Transmissão
Holografia e ondas de luz
ANO INTERNACIONAL DO LASER 1960 – anos. Trabalho referente à APS da disciplina de Física 4 Equipe: Thiago Rossato Rubens Fernandes Isabella Manfrin.
LASER Light Amplification by Simulated Emission of Radiation
Da régua ao bisturi O laser é uma ferramenta poderosíssima. Se você imaginava que ele só existia nos chaveirinhos de luz vermelha, olhe com mais atenção.

Laser Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação.
MOUSE LASER Trabalho da disciplina de Física 4
Propriedades ópticas dos materiais
Que informações podemos obter a partir da luz emitida pelas estrelas?
JFET: Estrutura: transistor de efeito de campo de juncao de zona n (o JFET de canal p eh analogo ao de canal n). Modelo simetrico em relacao a regiao do.
2.2.2 Fenómenos ondulatórios
Sistemas sensores Equipamentos capazes de coletar energia proveniente do objeto, convertê-la em sinal passível de ser registrado e apresentá-lo em forma.
ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO MOLECULAR UV/VISÍVEL
Lasers e sua aplicação Marta Carrilho nº15 1ºGI.
Termômetro de infravermelho digital
Modelo atômico de Böhr Principais postulados de Böhr:
Redes sem fio Fundamentos de Rádio Frequência
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Informática
1. Energia radiante = Radiação eletromagnética
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Estrutura eletrônica dos átomos
Capítulo 41 Tudo sobre átomos.
Optoeletrônica - fotodetectores e fotoemissores
Aplicações do LASER na Medicina
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA”
SENSORIAMENTO REMOTO Prof. Ronaldo 1ºB.
2.2 Comunicação de informação a longas distâncias
: 50 ANOS DO LASER Considera-se, atualmente,
Conteúdo do Curso Introdução. Conceito de Eficiência Energética.
Professor: Diones Charles
Prof. Rodrigo Alves do Carmo
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
Átomo de Hidrogénio Série espectral – conjunto de radiações emitidas por um átomo quando os seus eletrões transitam de níveis energéticos mais elevados.
MONITOR MONOCROMÁTICO DE FÓSFORO Componentes: Gabriel Augusto, Gabriel Costa, Jeovan Lopes, Judson Matheus.
Rádio Os aparelhos de radar e as ondas de rádio São as ondas menos energéticas. Os aparelhos de radar são largamente utilizados em muitas situações.
ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva. Conteúdos (19/06/2013)  LASER E APLICAÇÕES.
Camada Física – Meios Físicos de Transmissão de Dados Prof. Luiz Paulo de S. Medeiros Redes de Computadores.
É uma onda eletromagnética
Sensores de Gás Sensores de Gás para Aplicações Ambientais Bruno Albuquerque Fábio Correia Guilherme Reis Inês Margarido Marta Reis Tiago Almeida Coordenados.
LÂMPADA INCANDESCENTE
Transcrição da apresentação:

Quiz sobre Laser

Trabalho referente à APS da disciplina de Física 4 Equipe: Thiago Rossato Rubens Fernandes Isabella Manfrin Ricardo Velasques João Van der Neut Luiz H. Schramm Paulo Gimenez Mário Paixão

Em que país surgiu o primeiro protótipo de Laser? Alemanha Estados Unidos União Soviética Inglaterra

O primeiro protótipo do Laser surgiu inicialmente no Hughes Research Laboratories nos Estados Unidos, criado por Theodore Maiman e era capaz de enviar somente pulsos curtos de luz.

Qual o princípio de funcionamento de um Laser convencional? A luz é amplificada por lentes A luz é amplificada por espelhos A luz é amplificada por eletricidade A luz é amplificada por emissão estimulada de radiação

O próprio acrônimo Laser significa: Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation ou em português, Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação.

Qual destas características não está associada com a luz de um Laser? Alto grau de polarização Coerência Monocromaticidade Alta divergência do feixe

A luz de um laser possui algumas características específicas e, entre elas, está a pequena divergência do feixe.

Uma luz com baixa divergência é capaz de se propagar num feixe direcionado por longas distâncias.

A amplificação de luz por emissão estimulada é obtida? Somente no vermelho Somente no verde e no vermelho Somente do infravermelho até o ultravioleta Em uma ampla faixa do espectro

Um exemplo disso é o Maser, um tipo de Laser que amplifica ondas eletromagnéticas nas frequências de microondas.

Qual das opções não faz uso uma fonte de luz Laser? Impressoras Laser Leitores de DVD Lâmpadas fluorescentes Comunicação por fibra ótica

Lâmpadas fluorescentes emitem luz a partir de um processo diferente Lâmpadas fluorescentes emitem luz a partir de um processo diferente. Dentro delas existe um gás sob baixa pressão que, ao ser ionizado por uma corrente elétrica proveniente de um par de eletrodos, emite radiação ultravioleta que, por sua vez, colide com uma cobertura de fósforo existente dentro do tubo de vidro da lâmpada. O fósforo finalmente assume um estado excitado e emite luz visível por emissão espontânea.

No Laser os átomos são excitados, a partir de uma fonte de excitação externa, e emitem luz por emissão estimulada. A luz emitida se propaga dentro de uma cavidade com espelhos de reflexão seletiva.

Uma fração da grande quantidade de fótons coerentes produzidos por emissão estimulada passam pelo espelho seletivo, gerando o feixe de luz Laser.

Leitores de DVD utilizam tecnologia de Laser infravermelho para ler os dados. O Laser faz uma varredura na superfície da mídia, composta de irregularidades que são bits de informação gravados.

No momento em que o Laser atinge um dessas irregularidades, o feixe reflete para um sensor que interpreta os dados e reconstrói a informação gravada no disco.

Certas impressoras utilizam-se de um Laser para criar uma imagem eletrostática antes de imprimir a imagem final em um tambor rotativo.

Depois de marcada a imagem eletrostática, aplica-se ao tambor um pó chamado TONER, que adere somente às partes eletrostaticamente carregadas pelo Laser. Finalmente o tambor gira sobre uma folha e cria a imagem definitiva a partir do TONER.

Para transmitir dados pela fibra ótica, necessita-se de equipamentos especiais que contém um componente fotoemissor, que pode ser um diodo Laser. O fotoemissor converte sinais elétricos em pulsos de luz que representam os valores binários (0 e 1), transmitindo assim as informações.