O Antigo Regime em Portugal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portugal na Europa do Antigo Regime
Advertisements

Correção da Ficha Formativa. 1. Diz em que consistiu o Iluminismo? Movimento intelectual que surgiu na Europa do Séc. XVII e XVIII e que acreditava no.
O ANTIGO REGIME EM PORTUGAL L’ANCIEN RÉGIME AU PORTUGAL.
A União Ibérica. Regresso ao Norte de África Crise do Império do Oriente  Viragem para o Norte de África Marrocos estava mais próximo, tinha menos riscos.
A economia portuguesa no Antigo Regime.  A agricultura continuava a ser a principal actividade económica portuguesa.  Apesar da sua importância era.
A gênese geoeconômica do território brasileiro
LA CRISE DE L'EMPIRE PORTUGAIS DE L'ORIENT. A partir de meados do século XVI, o Império Português do Oriente começou a atravessar um período de crise.
PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa Cap. 6 A modernidade: do outro lado do Atlântico.
IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia.
GEOGRFIA. A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO A constituição do território brasileiro no período colonial A economia colonial e o uso do território.
A Grande Crise do Capitalismo
CAPÍTULO 4 – NOVA ORDEM MUNDIAL E BLOCOS ECONÔMICOS
Disciplina: Economia Internacional
Disciplina: Economia Internacional
INTRODUÇÃO A ECONOMIA DE EMPRESA
INVASÕES NO PERÍODO COLONIAL
Colonização Espanhola
HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL
A formação das monarquias nacionais Cap. 3/p.77-80
América Espanhola Independência do Haiti
Preparatório EsPCEx História Geral
O Terceiro Mundo Fernando Santos.
Período em que a família real portuguesa instalou-se no Brasil.
A presença portuguesa em África
Novos Instrumentos Comerciais e Financeiros
Nafta – sigla em inglês para Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
A Crise do Absolutismo e Consolidação do Capitalismo
Economia Brasileira Heranças do Século XX Para o Brasil Atual
O CARÁTER DO NEOLIBERALISMO Prof
Panorama internacional e Gênese do Brasil Atual
Blocos econômicos Blocos econômicos
Do ponto de vista político é caraterizado pelo absolutismo monárquico
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
PORTUGAL E A GRANDES NAVEGAÇÕES
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
A gênese geoeconômica do território brasileiro
A liberdade guiando o povo
Preparatório EsPCEx História Geral
Globalização e blocos econômicos
Onde? ING (início), FRA (auge);
As migrações em Portugal
Expansão Europeia O Império Português.
A Grande Crise do Capitalismo
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
Colonização – conceitos básicos
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
GLOBALIZAÇÃO & BLOCOS ECONÔMICOS.
Economia Imperial (XIX)
PORTUGAL E A GRANDES NAVEGAÇÕES
Monarquias Absolutistas e economia mercantilista
O domínio português do comércio marítimo do Oriente
CONVOCAÇÃO DOS ESTADOS GERAIS
ESTUDO COMPARADO: PORTUGAL, ESPANHA E INGLATERRA
Capitalismo Comercial ou Mercantilismo
Expansão Marítima: princípios e motivações
Portugal no século XIV A revolução de
Motivações na expansão quatrocentista
A Independência dos Estados Unidos da América Prof. Alan
OS REINOS AFRICANOS.
A QUEDA DA MONARQUIA E A 1.ª REPÚBLICA
CRISE DO ANTIGO REGIME AULA 1.
IDEIAS ESSENCIAIS O consumo de energia é um indicador utilizado com frequência para mostrar o estádio de desenvolvimento de um país ou região. A distribuição.
A vinda da Corte: Conjunturas e Transformações.
História de Portugal - Programa
O Processo de independência do Brasil
O mercantilismo em Portugal
O ANTIGO REGIME.
O mercantilismo Colbertismo.
A CRISE DO IMPÉRIO PORTUGUÊS DO ORIENTE
Transcrição da apresentação:

O Antigo Regime em Portugal

Tal como aconteceu na maioria dos países europeus, também em Portugal, entre os séculos XVI e XVIII, se viveu de acordo com as regras do Antigo Regime. D. João V (rei entre 1707 e 1750), destacou-se como exemplo de rei absoluto em Portugal absolutismo monárquico, sendo considerado que o poder do rei era de origem divina POLÍTICO sociedade de ordens: clero, nobreza e Terceiro Estado (com uma burguesia pouco numerosa e pouco empreendedora, com tendência para imitar a nobreza SOCIAL Portugal de Antigo Regime agricultura permanece a principal atividade económica, mas de baixa produtividade crise do comércio português do Oriente intensificação das rotas comerciais do Atlântico (Rota Triangular) ECONÓMICO o barroco assume-se como principal manifestação cultural CULTURAL

a agricultura continua a ser a principal atividade económica, mas com fracos níveis de produtividade crise do comércio português com o Oriente, a partir de finais do século XVI Evolução económica de Portugal durante o Antigo Regime para combater a diminuição do comércio oriental, Portugal intensifica o comércio atlântico, intensificando o comércio entre os seus territórios atlânticos de África e do Brasil. O tráfico de escravos (de África para o Brasil), o comércio do açúcar (do Brasil para a Europa, a exportação de manufaturas e bugigangas da Europa para África, deram origem ao comércio triangular que trará para Portugal alguma prosperidade económica na primeira metade do século XVII na segunda metade do século XVII a economia portuguesa entra num período de crise comercial: a guerra da Restauração com Espanha (1640-1668), implicou o aumento de impostos e o recurso a empréstimos ao estrangeiro; a concorrência de ingleses, holandeses e franceses provocou uma quebra do comércio do açúcar e do tabaco do Brasil; as exportações de vinho e sal produzidos em Portugal diminuíram muito

O mercantilismo em Portugal combate à crise económica a partir de finais do século XVII a política mercantilista do conde da Ericeira não deu os resultados esperados porque: as manufaturas portuguesas eram de fraca qualidade; as leis Pragmáticas nem sempre se cumpriam e a balança comercial continuou negativa criação de novas manufaturas, sobretudo do setor têxtil, e reforçou o apoio às que já existiam publicação das leis pragmáticas, que regulavam a importação, uso e consume de determinados produtos e matérias-primas O mercantilismo em Portugal No início do século XVIII o aumento das remessas de ouro do Brasil e um tratado comercial com a Inglaterra (Tratado de Methuen em 1703), levaram ao abandono do mercantilismo em Portugal atribuição de empréstimos e privilégios a investidores estrangeiros que instalassem as suas fábricas em Portugal medidas mercantilistas adotadas pelo conde da Ericeira

estimulou a produção de vinho, em particular o Vinho do Porto os lanifícios ingleses podiam entrar em Portugal sem pagarem taxas alfandegárias provocou o abandono da política manufatureira O Tratado de Methuen (1703) tornou a economia portuguesa dependente da inglesa os vinhos portugueses entravam em Inglaterra com taxas alfandegárias reduzidas as importações portuguesas de produtos ingleses passou a ser muito superior às exportações, provocando uma balança comercial deficitária