LINHAS OU REDES DE ATRASO FUNÇÃO DE UMA LINHA OU REDE DE ATRASO Todos os circuitos eletrônicos do osciloscópio produzem atraso na transmissão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LINHAS OU REDES DE ATRASO FUNÇÃO DE UMA LINHA OU REDE DE ATRASO Todos os circuitos eletrônicos do osciloscópio produzem atraso na transmissão.
Advertisements

OSCILOSCÓPIO.
Demodulação AM-DSB-SC e AM - SSB
Transmissão AM Objetivo:
5. Filtros.
Introdução teórica A modulação em freqüência consiste na variação da freqüência da portadora proporcionalmente ao sinal de informação. Dado o sinal modulador.
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
Modelo básico de um amplificador FONTE: deas. harvard
INDUTORES – BOBINAS.
Introdução teórica – Demodulação AM-DSB-FC
Eletromagnetismo – Aula 8
Eletrônica II Germano Maioli Penello Aula 03
Capítulo 3 - Circuitos e medições elétricas
Curso Técnico em Informática Eletricidade Instrumental Prof. Msc. Jean Carlos.
Redes de Computadores Cabamento e Topologia Profa. Ana Cristina Benso da Silva FACIN/PUCRS.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TRANSFORMADOR.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TELEVISÃO.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MICROFONE.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ALTO-FALANTE.
Experiências mostram que todo ímã possui dois polos, denominados norte e sul (inseparáveis), e que possuem propriedades de atração e repulsão quando.
1 Acadêmicos do Curso Superior de Engenharia de Produção 2 Orientador: Profº Lauro Rosas Neto. BOYLESTAD, Roberto. Introdução à Análise de Circuitos. 10ª.
Robert L. Boylestad Introductory Circuit Analysis, 8ed. Copyright ©1997 by Pearson Education, Inc. Upper Saddle River, New Jersey All rights reserved.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ANTENA.
Orientação Geográfica Norte Geográfico Sul Geográfico S N.
Aerogeradores Alunos: Ayslan Caisson Norões Maia Victor Felipe Moura Bezerra Melo Professor: Maurício Universidade federal de Campina Grande Centro de.
Eletrotécnica II – Sensor de Efeito HALL
Meios Físicos de Transmissão
Estudando para o ENEM de forma Invertida
Base de pilares - Placas de Base - Tipos de bases
Nome: Webert Silva De Lima 3° Módulo Automação Industrial- Noturno Prontuário : Professor: Carlos Fernando.
INTRODUÇÃO AOS CIRCUITOS PARA DISPARO DO TIRISTOR
CAPÍTULO 6 Estrutura dos SEE - Redes de Transporte e de Distribuição
Ciências da Natureza e suas
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Germano Maioli Penello
Estudando Para o ENEM de Forma Invertida
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Vinícius Guilherme Hoffmann Aula 0 - Introdução
Germano Maioli Penello
Circuitos Elétricos 2 Homepage:
Sistemas de entrada e saída. Aplicações
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Ressonância Magnética
TRANSFORMADORES Com eles, podemos transportar a mesma potência com uma corrente mais baixa, diminuindo as perdas com eles, podemos transportar a mesma.
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
Germano Maioli Penello
Aula 12: Lei de Ampère, Lei de Faraday e Lei de Lenz
Máquinas de Corrente Alternada
Medida da resistência do circuito de terra
Capacitores Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga elétrica e, conseqüentemente, energia potencial elétrica. Podem.
Evolução dos Sistemas de Automação Jair Jonko Araujo
Eletricidade Prof: Witallo Souza.  RESISTOR Você sabe como? Ligar uma lâmpada de tensão 110V em uma rede de 220V sem que ela queime?
Indução Eletromagnética
Máquinas de Corrente Alternada
Iluminação de Emergência
Estudando para o ENEM de forma invertida
Aula 2 TOPOLOGÍAS.
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução. Sensoriamento Remoto: revisão Definição Definição É a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos.
Germano Maioli Penello
INDUTORES – BOBINAS.
Indução Eletromagnética
Gerador Elétrico. Gerador Elétrico Lei de Lenz O sentido da corrente induzida é tal que o campo que ela produz se opõem à variação do fluxo magnético.
Aula de Osciloscópio Prof. Watanabe.
Germano Maioli Penello Aula 2
Germano Maioli Penello
Germano Maioli Penello
Momento Crítico Onde o Seguro Deixar de Ser Custo.
Engenharia Eletrônica CONVERSÃO ELETROMAGNÉTICA DE ENERGIA 1º semestre 2017 Prof. Alexandre Moreira 4 aulas/semana: 4ª feira às 19:00 h Sábados às 09:30.
CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CA Fonte: profezequias.net.
Protoboard A B V1 terra C V1 D V1 E Setores A e B não são conectados F
Transcrição da apresentação:

LINHAS OU REDES DE ATRASO 7-6.1 FUNÇÃO DE UMA LINHA OU REDE DE ATRASO Todos os circuitos eletrônicos do osciloscópio produzem atraso na transmissão do sinal até as placas de deflexão. Processamento do sinal no canal horizontal: atraso de 80 ns. Canal vertical: linha de atraso de 200 ns. Figura 7-22.

7-6.2 LINHA DE ATRASO COM PARÂMETROS CONCENTRADOS

7-6.2 LINHA DE ATRASO COM PARÂMETROS CONCENTRADOS Consiste de um certo número de redes LC Rede de filtros passa-baixo Circuito prático: é acionado por um amplificador push-pull Resposta ótima: depende da proporcionalidade correta de L e C: capacitores variáveis devem ser cuidadosamente ajustados

7-6.2 LINHA DE ATRASO COM PARÂMETROS DISTRIBUÍDOS

7-6.2 LINHA DE ATRASO COM PARÂMETROS DISTRIBUÍDOS Consiste de um cabo coaxial com alta indutância por unidade de comprimento, especialmente fabricado. O condutor central de um cabo coaxial comum é substituído por uma bobina construída com um fio, enrolado no formato de uma hélice em um núcleo interno flexível. Figura 7-26. Z0= 1000 ohms td = 180 ns/m. 4. Vantagens: não precisa de ajuste cuidadoso. Menos volumoso.

Linha de atraso helicoidal

7-7 OSCILOSCÓPIOS DE TRAÇOS MÚLTIPLOS Dois tipos de osciloscópios: duplo feixe e duplo traço Duplo feixe: 2 canhões eletrônicos, 2 diferentes feixes eletrônicos (dual-beam cathode ray tube) Cada feixe eletrônico tem suas próprias placas de deflexão vertical, mas os 2 feixes são defletidos na direção horizontal por um conjunto comum de gerador de varredura e placas de deflexão. 3. Duplo traço: 1 canhão eletrônico. a) varredura alternada: Canal vertical 1 (alternate-sweep) Canal vertical 2 b) varredura chopeada: frequência de chopper >>frequência do sinal (chop-sweep)

7-7 – OSCILOSCÓPIO DE TRAÇOS MÚLTIPLOS

7-8 SISTEMA DE DEFLEXÃO HORIZONTAL Deflexão horizontal do feixe: velocidade constante Sistema de deflexão horizontal: circuito de disparo, gerador de varredura e amplificador horizontal (Figura 7-1).

7-8 SISTEMA DE DEFLEXÃO HORIZONTAL Gerador de base de tempo: controla a velocidade de varredura do feixe na direção horizontal. Circuito de disparo: assegura que a varredura horizontal começa sempre no mesmo ponto do sinal de entrada vertical. Amplificador horizontal: similar ao amplificador vertical. Amplifica os sinais produzidos pelo gerador de varredura ao nível exigido pelas placas de deflexão horizontal do CRT.

Gerador de Base de Tempo

Gerador de Base de Tempo

7-9 PONTAS DE PROVA E TRANSDUTORES PARA OSCILOSCÓPIOS Ponta de Prova Ativa

PONTAS DE PROVAS AGILENT

PONTA DE PROVA DE CORRENTE É uma ponta de prova de muita utilidade. Mede a magnitude da corrente na faixa de DC a 50 MHz. 3. Consta de 2 partes: um transformador convencional (corrente alternada) e um dispositivo de efeito Hall (corrente DC) . 4. Núcleo magnético com uma peça removível (Figura 7-35)

Ponta de Prova de Corrente

Sensor de Efeito Hall

Ponta de Prova de Corrente

PONTAS DE PROVAS AGILENT