Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

Especialização em Saúde da
Projeto de intervenção apresentado ao Curso de Especialização em Saúde da Família – Modalidade a Distância – UFPEL/UNASUS, como pré-requisito de avaliação.
Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
MELHORIA DA ATENÇÃO À PUERICULTURA NA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção a saúde.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 meses, na UBS de Novo Horizonte, da zona rural do município de São Miguel do Gostoso/RN, 2015 Universidade.
Autora: Juliana Fiss Pothin Orientador: Simone Damásio Ramos
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Atenção à Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na.
PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Atenção à Saúde da Criança na UBS Armour em Santana do Livramento-RS: implantação de um Serviço de Puericultura Autor: Evelise Pazetto Holzschuh Orientador:
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.
Especializada: Vilma Juana Reynaldo Fernandez
Especialização em Saúde da Família- UFPel/ UNA-SUS
Alana Maria Vasconcelos Parente
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Melhoria na atenção.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Carolina Aquino Alves Faria
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Mari Lucia Alves de Castro Orientadora: Elenir Terezinha R. Anversa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
Especialização em Saúde da Família UNASUS – UFPel
Orientadora: Elenir Anversa
Autora: Karine Bombardelli
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Acompanhamento da Puericultura na ESF1 de Passa Sete
Especializando: Carlos Alberto Granadillo Fiol
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Cristina Beatriz Stein Langaro
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Marina Muneroli Marin
Eliana de Fátima Baldissera Cobalchini
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério, na UBS da família da planaltina, no município.
Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Saúde Família Implantação da Puericultura na ESF São Bernardo – Santa Bárbara, MG Aluna: Maria Dulcilene.
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde.
Andrea Nunes Lima Franco Barbosa
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
Nathalia Bobrowski Richter Orientação - José Adailton da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da Atenção às Crianças.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA   Melhoria da atenção à saúde.
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA REORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
Dr. Raul Delvis Garcia Martin
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Transcrição da apresentação:

Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador: Gustavo Giacomelli Nascimento

Introdução Caracterização do Município de Botuporã-BA: 11. 162 mil habitantes (IBGE, 2010); Sudoeste do estado da BA; Unidades de saúde: 1 Centro de Saúde 4 equipes de ESF; 1 sede 3 zona rural; 1 equipe SAMU; 1 CAPS

Introdução Caracterização da UBS do Poço: 1 equipe de ESF com Saúde Bucal; 249 famílias cadastradas; 874 usuários; Sem apoio do NASF; 64 crianças de 0-72 meses; 23 crianças acompanhadas. anterior a intervenção

Introdução Importância: Nº de Consultas de Puericultura MS; Os primeiros cuidados ao recém-nascido; O teste do pezinho e as patologias relacionadas; Imunizações programadas, campanhas; Importância da amamentação/ outros alimentos; Os cuidados de higiene com as crianças;

Introdução Importância: Acompanhamento das medidas antropométricas; A necessidade de interação social; Como prevenir as doenças da infância; Como evitar acidentes na infância.

Melhorar a atenção à Puericultura Objetivo Geral Melhorar a atenção à Puericultura

Objetivos Específicos 1. Ampliar a cobertura da puericultura. 2. Melhorar a qualidade do atendimento à criança. 3. Mapear as crianças de risco pertencentes à área de abrangência. 4. Realizar ações de promoção à saúde e de alimentação saudável.

Metodologia Ações realizadas Eixo de Organização e Gestão do Serviço Cadastro de crianças de 0-72 meses; Organização da demanda através de agendamento; Realização de busca ativa; Realização de visita domiciliar para a puérpera e o recém-nascido; Definição das atribuições;

Metodologia Eixo de Organização e Gestão do Serviço Elaboração do material impresso; Vinculação das imunizações com a puericultura; Organização dos materiais para realização das ações; Realização de preenchimento do questionários e fichas.

Metodologia Eixo Avaliação e Monitoramento Monitoramento e avaliação mensal das metas estabelecidas.

Metodologia Eixo Engajamento Público Esclarecimento à comunidade e aos pais ou responsáveis sobre a atenção à saúde da criança na UBS; Orientação aos pais ou responsáveis sobre o aleitamento materno, importância da puericultura, curva do crescimento, teste do pezinho, vacinas e avaliação de risco.

Metodologia Logística da Intervenção Adotou-se o Protocolo de Saúde da Criança do Ministério da Saúde _ MS 2002; Reformulação da ficha espelho de puericultura e a organização da sala de vacina; Divulgação do projeto para a equipe; Organização da agenda com a recepcionista;

Metodologia Logística da Intervenção Busca ativa pelos ACS; Redirecionando as unidades satélites; Captação na UBS através dos prontuários; Capacitações da equipe principalmente os ACS; Realização de palestras educativa com as mães e responsáveis; Consulta de puericultura.

Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura da puericultura Meta 1: Aumentar para 85% cobertura do programa de puericultura na UBS Indicador: cobertura total 98,4%

Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento à criança Meta 2: Consulta de puericultura 0-72 meses Indicador: 100% das crianças atendidas

Resultados Meta 3: Monitorar o crescimento em 100% das crianças. Indicador: Crianças curva de peso descendente ou estacionária 7/63, 11,1%. Crianças com déficit de peso 6/63 – 9,5%; Crianças com excesso de peso 3/63 – 4,8%;

Resultados Meta 4: Garantir o registro de peso na última consulta na ficha-espelho para 100% das crianças. Indicador: Crianças com registro de peso 60/63 – 95,2%

Resultados Meta 5: Vacinar 100% das crianças de acordo calendário de vacina. Indicador: 100% das crianças foram vacinadas

Resultados Meta 6: Realizar teste do pezinho em 100% das crianças até 7 dias de vida. Indicador: 100% das crianças realizaram teste do pezinho

Resultados Meta 8: Realizar suplementação de ferro em 100% das crianças atendidas entre seis e 18 meses. Indicador: crianças atendidas 13/13 100% Meta 7: Avaliar o desenvolvimento neurocognitivo em 100% das crianças atendidas. Indicador: Avaliados 62/63, 98,4%

Resultados Objetivo 3: Mapear as crianças de risco da área de abrangência Meta 1: Realizar avaliação de risco em 100% das crianças Indicador: Crianças com avaliação de risco 16/63 – 25,4%

Resultados Objetivo 4: . Realizar ações de promoção à saúde e de alimentação saudável Meta 1: Colocar 100% das crianças para mamar na primeira consulta de puericultura; Indicador: crianças colocadas para mamar 9/63 – 14,3%  

Resultados   Meta 11: Promover aleitamento materno exclusivo até os seis meses a 100% das crianças nesta faixa etária Meta 12: Orientar a alimentação complementar a 100% das crianças após os seis meses de idade. Estas metas foram trabalhadas através de palestras, com os pais e responsáveis, e capacitação da equipe.

Discussão Ampliação da cobertura da atenção às crianças; Padronização dos registros; Qualificação da consulta de puericultura; Impactos positivos para a equipe discussões, novos conhecimentos, melhora na atenção, estimulo aos ACS;

Discussão Impactos para a comunidade crescimento e desenvolvimento saudável das crianças, maior vínculo com a equipe; Adequar o atendimento a realidade local; Continuidade da intervenção ajustes na planilha de coleta de dados.

Reflexão crítica sobre processo pessoal de aprendizagem e na implementação da intervenção Expectativa apoio da equipe dos usuários; Superação de dificuldades do dia-a-dia; Melhor prática profissional vínculo; Desenvolvimento profissional e pessoal; Desafio das dificuldades reais de trabalho; Reorganizar cronograma superar obstáculos Comprometimento dos profissionais com a qualidade do atendimento; Superação do conhecimento.

Momentos de intervenção