Antiguidade Oriental.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANTIGUIDADE ORIENTAL: EGITO e MESOPOTÂMIA
Advertisements

CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
Mesopotâmia.
Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem.
AS GRANDE CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
A Antiguidade Oriental: a Mesopotâmia
Aula 1: Pré-História e Antiguidade Oriental
Antiguidade Oriental.
Mesopotâmia PROFESSOR Mário nadaf.
História (frente 2) Elisa Pomari
A Mesopotâmia: terra entre rios
Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito;
Mesopotâmia.
Capítulo 3. Formação dos Grandes Impérios do Oriente Próximo (Oriente Médio) ∆Egito ∆ Egito ∆ Mesopotâmia ∆Persas – Hebreus - Fenícios ∆ Persas – Hebreus.
Antiguidade Oriental: Egito e Mesopotâmia Prof. Alan.
MESOPOTÂMIA.
As primeira civilizações. Civilização do Egito.
MODOS DE PRODUÇÃO lisandromoura.wordpress.com. O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os.
Prof. Claudio Guimarães – 6º. Ano - HISTÓRIA AULA – dia º. Ano ANTIGUIDADES ORIENTAL E OCIDENTAL C O L É G I OC O L É G I O Leonardo da Vinci.
ANTIGÜIDADE ORIENTAL Prof. Iair 1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras.
FEUDAL Modo de produção = forças produtivas + relações de produção Os modos de produção referem-se à forma de organização socioeconômica diretamente.
Mesopotâmia Profª. Karoline de Oliveira Rebouças.
AULA DE HISTÓRIA. OS PERSAS. PROFESSOR RIBAMAR SANTOS. “ “Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Mesopotâmia: Terra entre Rios
Alta Idade Média (séculos V - XI).
Antiguidade Clássica - Grécia
Pérsia.
EGITO.
Mesopotâmia Terra entre rios.
AULÃO DE HISTÓRIA 6 ANOS Profa. Ana Cláudia.
Introdução O Japão é um conjunto de ilhas. São 6852 ilhas no total, mas apenas 430 são habitadas. Nessas ilhas a quantidade de montanhas é muito grande,
A área andina Cerca de 3000 km de extensão - desde o sul da Colômbia até o litoral do Chile, cobrindo os territórios atuais do Equador, Peru e Bolívia.
As Sociedades Orientais
A Antiguidade Oriental
Mesopotâmia A Mesopotâmia é considerada um dos berços da civilização, já que foi na Baixa Mesopotâmia onde surgiram as primeiras civilizações por volta.
Povo hebreu = judeu = israelita
PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES:
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Módulo 1 – Aula 3 Formação dos Estados teocráticos
A EXPANSÃO MUÇULMANA O IMPÉRIO MUÇULMANO
Egito antigo A terra dos faraós.
EGITO.
E.E.B. PROFª GRACINDA AUGUSTA MACHADO PROFº DIEGO
PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
Civilizações Orientais
IDADE MÉDIA – FEUDALISMO ALTA IDADE MÉDIA (SÉC V – X) 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Formação e apogeu do Feudalismo. Período de constantes invasões e deslocamentos.
Curdos Conflitos. Povo curdo  O povo curdo é um grupo étnico formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas e aspira à sua independência política.
Egito Antigo.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Da Antiguidade para a Idade Média
Mesopotâmia.
Fenícios: o povo do mar.
Módulo 02: As civilizações antigas do Oriente
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Mesopotâmia. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES: Professora: Janaína Vargas
Pré-História IIi.
Egito Antigo: política, economia e sociedade
História Prof. Alan.
Cidades, reinos e impérios Aula 2 - Mesopotâmia
MODOS DE PRODUÇÃO.  MODOS DE PRODUÇÃO = forças produtivas + relações de produção.  O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus.
Cidades, reinos e impérios Aula 3 - Egito
Passado e Presente Antigo Egito foi uma civilização da antiguidade oriental do Norte da África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no.
1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações;
Cidades, reinos e impérios Aula 1
Origem da agricultura 10 mil anos atrás.
TRABALHO DE HISTÓRIA MESOPOTÂMIA. GRUPO Camyla Silva José Orlando Keivison Caique Rayssa Nicolle Renata Vitória Silmara Emanoela.
CONTRIBUTOS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES.
AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
Oriente próximo SOCIEDADES, REINOS E IMPÉRIOS
Transcrição da apresentação:

Antiguidade Oriental

Antiguidade Oriental Ele é um tema vasto, muito extenso que abrange nove civilizações, ou seja, o Egito, a Mesopotâmia com os Sumérios, Acádios, Assírios, Amoritas e Caldeus, os Fenícios e Hebreus na Palestina e os Persa onde hoje é o Irã.

Dividiremos em duas etapas CARACTERÍSTICAS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL Dividiremos em duas etapas 1. MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO (é uma forma de abordar um contexto de civilizações, ou seja, um período que envolve várias civilizações destacando suas principais características. As características em comum).

1. SOCIEDADES HIDRÁULICAS CARACTERÍSTICAS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL 1. SOCIEDADES HIDRÁULICAS REGADIO (precisavam de rios para seus desenvolvimentos/ recursos hidráulicos para agricultura que era sua SUBSISTÊNCIA). Não haveria CIVILIZAÇÕES sem o desenvolvimento da AGRICULTURA IRRIGADA. (Revolução Neolítica e a sedentarização).

CRESCENTE FÉRTIL O rio Nilo no Egito, Tigre e Eufrates na famosa Mesopotâmia e o Jordão na palestina.

CARACTERÍSTICAS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL 2. ESTADO TEOCRÁTICOS (não havia uma separação entre RELIGIÃO e POLÍTICA/ os governantes estavam diretamente ligados a religião. A religião era um elemento justificador do PODER POLÍTICO). DESPOTISMO (não há divisão de PODER / uma única pessoa simboliza o PODER POLÍTICO). BUROCRACIA (esses ESTADOS governa um contingente de pessoas. Não cabe mais o Direito Falado = CONSUETUDINÁRIO. A ESCRITA passa ser um elemento fundamental para um conjunto de LEIS).

3.ECONOMIA CARACTERÍSTICAS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL PROPRIEDADE ESTATAL DA TERRA (não coletiva). SERVIDÃO COLETIVA (Regime de servidão coletiva para o Estado e pagava o aluguel em CORVEIA REAL. O ESTADO administrava toda essa ECONOMIA de forma CENTRALIZADA). NÚMEROS DE ESCRAVOS REDUZIDOS (números reduzidos/ escravos de guerra).

CARACTERÍSTICAS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL 4.SOCIEDADE ESTAMENTAL SEM MOBILIDADE SOCIAL (eram sociedades estamentais. Critério de nascimento = HEREDITARIEDADE).

5.RELIGIÃO CARACTERÍSTICAS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL POLITEÍSMO (Tudo se explicava através da RELIGIÃO). ANTROPOZOOMORFISMO (Deuses que apresentavam formas ANTROPOZOOMÓRFICAS). CRENÇA NA VIDA APÓS A MORTE (não é reencarnação)

EGITO ANTIGO Rio Nilo Atual Egito (África)

Divisão Política Período Pré-Dinástico Período Dinástico

Período Pré-Dinástico DIVISÃO POLÍTICA Período Pré-Dinástico (4000-3000 a.C) quando surge o reinos do período NOMOS/ micro reino formando o Alto e Baixo Egito Menés promoveu a unificação do Egito Antigo ESTADO CENTRALIZADO

PERÍODO DINÁSTICO Antigo Império Médio Império Novo Império Baixo Império /Império Tardio

Governo de Deus = elite dominante e governo na política do Egito ANTIGO IMPÉRIO CONSOLIDAÇÃO TEOCRACIA Governo de Deus = elite dominante e governo na política do Egito

Médio Império EXPANSÃO (conquistou a Núbia /ao sul) COMERCIAL TERRITORIAL

NOVO IMPÉRIO AUGE MÁXIMA DE SUAS FRONTEIRAS E FORÇA ECONÔMICA.

BAIXO IMPÉRIO DECADÊNCIA DO EGITO Passa a ser conquistado de povos inimigos. Os PERSAS, conquistaram o Egito na BATALHA DE PELUSA.

RELIGIOSIDADE E CULTURA Poder e religião Politeísmo Antropozoomorfismo Ritual da mumificação

RELIGIOSIDADE E CULTURA Escrita hieroglífica Escribas (intelectuais/domínio da escrita) Valorização da mulher (diferentes de outros povos)

Examine estas imagens produzidas no Egito Antigo

As imagens revelam A) O caráter familiar do cultivo agrícola no Oriente Próximo, dada a escassez de mão de obra e a proibição, no antigo Egito, do trabalho compulsório. B) A inexistência de qualquer conhecimento tecnológico que permitisse o aprimoramento da produção de alimentos, o que provocava longas temporadas de fome. C) O prevalecimento da agricultura como única atividade econômica, dada a impossibilidade de caça ou pesca na regiões ocupadas pelo antigo Egito. D) A dificuldade de acesso à agua em todo o Egito, o que limitava as atividades de plantio e inviabilizava a criação de gado de maior porte. E) A importância das atividades agrícolas no antigo Egito, que ocupávamos trabalhadores durante aproximadamente metade do ano.