Propriedade Gerais dos Materiais de construção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minerais e Rochas: Definições e Conceitos
Advertisements

ROCHAS E MINERAIS.
Propriedade Gerais dos Materiais de construção
Minerais e Rochas Os minerais são normalmente definidos como sendo substâncias naturais, sólidas e cristalinas, geralmente inorgânicas e com uma composição.
Professora: Emanuelle Grace
Materiais de Construção
Propriedades dos materiais
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
As rochas. As rochas Rochas Das várias camadas que compõem a Terra, a crusta terrestre é a camada mais superficial, é o chão que pisamos. A crusta.
FÍSICA 12. Dinâmica.
MINERAIS E ROCHAS Professora Virgínia. O PLANETA NÃO É ESTÁTICO! As rochas terrestres não constituem massas estáticas. Elas fazem parte de um planeta.
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
Movimento do calor O calor pode se propagar ao longo dos corpos de três formas: Condução, convecção, irradiação Condução Este tipo de movimento de calor.
Paisagens geológicas e minerais constituintes das rochas
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - FÍSICA ENSINO MÉDIO, 2ª SÉRIE CONDUÇÃO TÉRMICA Prof. Rodrigo.
Fadiga em Metais. Características gerais do processo de fadiga É a ruptura de um componente pela propagação de uma fissura gerada pela aplicação de tensões.
Projeto Interdisciplinar Resmat
UNIDADE III PILARES.
FENOMENOS DE TRANSPORTE Luciana Barreiros de Lima Aula 9.
ROCHAS MAGMÁTICAS Características 1. Formação de Minerais A formação dos minerais resulta do arrefecimento e da solidificação do magma. Se o arrefecimento.
Alinhamento geométrico e nivelamento de máquinas e equipamentos
H2 CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano Identificação de rochas metamórficas.
BASALTO: É uma rocha formada pelo resfriamento rápido da lava exposta ao vento e à chuva. É muito usada na pavimentação de pisos e revestimento de paredes.
Topografia de Superfícies e Superfícies de Contato Prof. Reinaldo Maia Contribuição Prof. Diego Corradi.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Medidores de Temperatura
Elementos de máquinas II
Cinética Química A cinética química, também conhecida como cinética de reação, é uma ciência que estuda a velocidade das reações químicas de processos.
ESTADO SÓLIDO Enfoque: Propriedades Elétricas (cap. 42 –Fundamentos de Física – vol. 4 – 6ª. Ed.) Condutividade Semicondutores Metais Revisão: Moléculas.
TIPOS DE ROCHAS. A estrutura geológica é extremamente importante na formação dos recursos minerais, além de estabelecer uma grande influência na consolidação.
ESTADO DE TENSÕES E CRITÉRIOS DE RUPTURA
Materiais de construção
Propriedades da Matéria
Propriedades da Matéria
RESISTÊNCIA DAS AREIAS
Processos de Fundição Parte 1 Prof. Carlos Angelo Nunes
Ligação metálica.
Conformação Mecânica: tipos e aplicação.
Site: Unidade 4 Capítulo 18 Dilatação Térmica Site:
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Professor: Guilherme Vieira
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
BARRAGENS DE TERRA Prof. Esp. Everton Narciso de Oliveira Goiânia, 2017.
ROCHAS E MINERAIS. ROCHAS As rochas podem ser classificadas de acordo com a maneira como se formaram na natureza. Tipos: rochas magmáticas, rochas sedimentares.
AGLOMERANTES PROF. TALLES MELLO.
Discordâncias e Mecanismos de Aumento de Resistência
Substrato SOLO Em Pedologia (ciência que estuda os solos), o solo é o meio natural capaz de suportar o crescimento das plantas. É constituído essencialmente.
Ciências Naturais – 7º Ano
Ciências Naturais – 7.º ano
Leticia Martelo Pagoto (Mestrando, UNESP, Brasil.)
CONCRETO MATERIAIS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO IV. NOMENCLATURA PASTA=cimento+água ARGAMASSA=PASTA+agregado miúdo CONCRETO=ARGAMASSA+agregado graúdo CONCRETO.
Fadiga em Metais.
ROCHAS E MINERAIS.
MÉTODOS ANALÍTICOS OFF-LINE
ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA. CIÊNCIAS DO SOLO.
Ciência e Tecnologia dos Materiais Introdução. Um objeto familiar que pode ser fabricado a partir de três tipos de materiais diferentes é o vasilhame.
Propriedades Térmicas dos Materiais Cerâmicos
As rochas, o solo e os seres vivos
INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO MECÂNICO
Capítulo 11 A As Rochas Rochas - são aglomerados formados por um ou por vários minerais encontra dos em seu estado natural na crosta terrestre. De acordo.
Características físicas e mecânicas
Matéria Eduardo Custodio Teixeira. Matéria Eduardo Custodio Teixeira.
Imperfeições cristalinas
NBR Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV.
Conformação Mecânica.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Matéria X Energia Profª. Daniela.
1. TEXTURA E ANISOTROPIA Prof. Me. Lucas Zavistanovicz. Passo Fundo, CONFORMAÇÃO PLÁSTICA 2.
Génese das rochas magmáticas e metamórficas. Ciclo das rochas.
Transcrição da apresentação:

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Resistência Mecânica: É a capacidade de suportar a ação de cargas aplicadas sem entrar em colapso. Devem ser consideradas propriedades como resistência à Compressão, Tração, Flexão, Cisalhamento, Desgaste e Choque.

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Compressão, Tração, Flexão, Cisalhamento: As pedras têm boa resistência à compressão e mal à tração. A resistência à compressão, geralmente, é o principal requisito na escolha da pedra. Desgaste: É a perda de qualidades ou de dimensões com o uso contínuo. Choque: As pedras suportam, além dos efeitos estáticos, os dinâmicos.

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Durabilidade: É a capacidade de manter as suas propriedades físico-mecânicas com o decorrer do tempo e ação de elementos agressivos (meio ambiente ou intrínsecos, físico, químico e mecânico). Influenciam a durabilidade: A Compacidade, Porosidade, Permeabilidade, Higroscopicidade, Gelividade, Condutibilidade Térmica.

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Compacidade : É o volume de sólidos na unidade de volume da rocha natural. Está ligada à permeabilidade, à absorção, à higroscopicidade e à gelividade. Porosidade : É expressa pelo volume de vazios na unidade de volume total. É o complemento da compacidade. A pedra porosa é pouco resistente à compressão, é permeável e gelível. A porosidade está intimamente ligada à durabilidade.

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Permeabilidade: É a capacidade de se deixar atravessar por líquidos e gases. A água pode atravessar um corpo poroso por capilaridade, pressão ou ambas. Muito importante para reservatórios, coberturas, entre outros. Hidroscopicidade: É a propriedade de absorver água por capilaridade. Gelividade: A água infiltrada na pedra transforma-se em gelo, conseqüentemente aumentando de volume.

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Condutividade Térmica e Elétrica: É a propriedade relacionada com a velocidade da transmissão de calor. As pedras, comparadas aos metais, podem ser consideradas más condutoras de calor, mesmo assim não podem ser consideradas bons isolantes térmicos. Em geral, as porosas são mais isolantes que as compactas. Devido à má condutibilidade o exterior sofre mais que o interior, a dilatação provoca o fendilhamento.

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Trabalhabilidade: É a capacidade da pedra em ser trabalhada com mínimo de esforço. Influenciam na trabalhabilidade: a Fratura , a Homogeneidade e a Dureza.

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Fratura: Está relacionada à facilidade ou dificuldade de extração, corte, polimento e aderência a aglomerantes. Refere-se à forma e ao aspecto da superfície de fragmentação da rocha. Homogeneidade: Quando apresenta as mesmas propriedades em amostras diversas. A homogeneidade é uma qualidade fundamental, a ausência desta significa má qualidade da pedra.

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Dureza: É a propriedade relacionada à maior ou menor capacidade de se serrar. Esta propriedade afeta a trabalhabilidade da pedra e está intimamente ligada ao seu custo. ƒ Brandas: Serradas facilmente pela serra de dentes. Ex.: Tufos vulcânicos. ƒ Semi- duras: Serradas facilmente pela serra lisa com areia ou esmeril e dificilmente serradas por serra de dentes. Ex.: Calcários compactos. ƒ Duras: Somente serradas na serra lisa. Ex.: Mármores. ƒ Duríssimas: Dificilmente serradas pela serra lisa, mas facilmente com as serras diamantadas. Ex.: Granito.

Propriedade Gerais dos Materiais de construção Estética: É a aparência da pedra para fins de revestimento ou acabamento. Considera-se a Textura, a Estrutura e a Coloração. Textura: Relacionada ao detalhe da distribuição dos elementos mineralógicos. Estrutura: Relacionada à homogeneidade ou heterogeneidade dos cristais constituintes. Coloração: É determinada pela cor dos minerais essenciais ou de seus componentes acessórios. Importante quando a pedra tem finalidade decorativa, influenciando na maioria das vezes, no seu valor.