Seminário de Biologia Algas Haptófitas Algas douradas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REINO PROTISTA Protozoa – unicelulares, heterótrofos, sem parede celular – protozoários. Protófitos – unicelulares ou pluricelulares, clorofilados (autótrofos.
Advertisements

REINO PROTISTA ALGAS.
REINO PROTOCTISTA (Aula 26)
Algas.
ALGAS Algas verdes (Clorófitas). Possuem clorofila.
ORGANIZAÇÃO DAS ALGAS Elevada importância e abundância devido a natureza do ambiente da terra.
ALGAS.
Algas Algas.
REINO PROTOCTISTA ALGAS E PROTOZOÁRIOS.
Morfologia e ultra-estrutura de algas
Os primeiros eucariotos
Disciplina de Biologia
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
CARACTERÍSTICAS GERAIS Podem ser uni ou pluricelulares e são heterótrofos por absorção. Têm vida livre. Podem ser coloniais; há também parasitas. O Glicogênio.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 65. Plantas com Frutos – Angiospermas.
CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS
MÓDULO 30 E 31 REINO PROTISTA (Algas)
Mistura. Mistura CONCEITO DE MISTURA Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas.
CARACTERÍSTICAS GERAIS Do grego, nemato = fio ou filamento + helmins = verme; Antes eram classificados dentro de um grupo maior, o filo Asquelmintos;
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 39. Filo Chordata.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 63. Plantas Vasculares – Pteridófitas.
Reino Protista Protozoários e Algas 1)Protozoários – “animais” primitivos Eucariontes Unicelulares Heterótrofos (Vida Livre ou Parasitas). Habitat: dulcícolas,
Colégio cenecista de catu Alunos: Everton,Jeferson,Laecio,Eladio,bruno.
Os peixes
  Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente reconhecíveis do reino animal, sendo abundantes.
REINO PROTISTA ALGAS. 1. Características gerais Eucariontes aquáticos fotossintetizantes Mar, lagos, rios, superfícies úmidas Unicelulares e pluricelulares.
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS.
Prof. Everlon Cid Rigobelo
REINO PROTISTA ALGAS.
INTRODUÇÃO A BOTÂNICA.
Professor: Guilherme Vieira
Características Gerais Dos Seres Vivos.
As Algas-Características Gerais
CITOLOGIA.
Características Morfológicas e Ultra –Estruturais dos Microrganismos Procariotas  Prof. Manuela da Silva.
Classificação e importância
Filo Porifera.
Filo Kinetoplastida Exemplares: Trypanossoma sp Leishmania sp
Célula Fungica Qual a diferença das Hifas Septadas das Hifas Cenocíticas As hifas septadas são divididas em compartimentos separados.
EQUINODERMOS.
REINO PROTOCTISTA OS PROTOZOÁRIOS
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Desenvolvimento dos seres vivos
SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO
Animais Invertebrados Equinodermos
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
Cap. 1 – Características dos seres vivos
As Algas-Características Gerais
Algas. 1.) As algas foram colocadas em qual reino dos seres vivos?
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA CAMPUS - LAGO DA PEDRA PROGRAMA ENSINAR CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS LICENCIATURA Filo Euglenozoa Docente:
REINO PROTOCTISTA ALGAS E PROTOZOÁRIOS. ALGAS CARACTERÍSTICAS GERAIS  Eucariontes aquáticos fotossintetizantes  Mar, lagos, rios, superfícies úmidas.
Invertebrados Cnidários
ESTUDO DA VIDA BIOLOGIA.
Professora: Luciana Ramalho 2018
Energia celular.
Carboidratos Prof. Marcelo Correa.
Fungos.
Botânica A botânica é uma área da biologia que estuda todas as características apresentadas pelos vegetais, como morfologia, anatomia, entre outras subáreas.
SERES VIVOS.
Filo Porifera (Poríferos)
Reino Vegetal Angiospermas.
Citologia.
Biologia Celular.
Professor Marcus Magarinho
Fotossíntese e Respiração Celular CLAUDIO GIOVANNINI.
Reino Protista Profa.a Carla Cristiane. REINO PROTISTA Euglena sp estigma Amoeba Representado pelos protozoários (Filo Protozoa) e as algas Euglenofíceas.
Filo Echinodermata (Equinodermos) Do grego echinos: espinhos; derma: pele. O filo possui cerca de 6000 espécies descritas, todas marinhas. Os equinodermos.
Reino Fungi.
REINO PROTISTA I - ALGAS
Filo Cnidaria – Cnidários (Celenterados) Características Gerais: Do grego: Knide = urtiga, koilos = oco, Enteron – intestino; Novidades evolutivas: cavidade.
Transcrição da apresentação:

Seminário de Biologia Algas Haptófitas Algas douradas Aluna Acadêmica: Luciana de Oliveira da Silva Algas Haptófitas Algas douradas

Algas douradas (Chrysophyta) Crisófitas são seres unicelulares ou coloniais, ás vezes filamentosos. Os organismos podem ser nus, providos de uma fina parede celular ou recobertos com escamas entrelaçadas ou ornamentadas com sílica. Podem ser seres biflagelados ou multiflagelados do tipo heteroconte, sendo que, no caso, de possuirem muitos flagelos estes desiguais. Um caráter típico do grupo é formar cistos endógenos silicosos, que constituem uma forma de resistência para a alga.

A reprodução sexuada é conhecida em poucas espécies, mas sabe-se que sua reproduçaõ assexuada, presente na maioria, faz-se por formação de zoósporos. Alguns gêneros de crisófitas, como os Heterostigma e Aurecocais, produzem florações tóxicas denominadas de marés marrons. Particularmente, representantes da ordem Synurales são responsaveis por odores desagradaveis em águas de abastecimento. Porém aos homens em lipídeos, o que fez com que se constituíssem em uma importante fonte de petróleo.

Algas douradas podem ingerir partículas orgânicas ou serem fotossintetizantes, neste caso apresentam clorofilas a e c e o pigmento fucoxantina. Seu carboidrato de reserva é a crisolaminarina. Tipos de algas douradas

Fucoxantina: do grego phykos, alga+ xanthos, marron- amarelado. Crisolaminarina: carboidrato de reserva das crisófitas e diatomáceas*.

* Diatomáceas: são organismos unicelulares ou coloniais e os mais importantes do fitoplâncton. As diatomáceas são eucarióticas, possuem como pigmento a clorofila A, C1 e C2, xantofilas e carotenóides. Como produto de reserva possui a crisolaminarina e óleos (que ficam dento do citoplasma ou no cloroplastos). A parede celular é composta por sílica e o gameta masculino possui flagelo. As colorações predominantes são marrom-amareladas, verde-amareladas ou marrom- escuras. As diatomáceas podem ser usadas como filtros de líquidos nas refinarias de açúcar,isolantes térmicos,abrasivos e indicadores de locais que podem ter petróleo ou gás natural.

Imagens de diatomáceas

Haptófitas - Classificaçaõ científica Domínio: Eukaryota Reino: Chromalveolata Filo: Haptophyta Ordens Classe Pavlovophyceae Classe Prymnesiophyceae

Haptophyta ou Prymnesiophyta também chamadas de algas douradas/amarronzadas, por conta da presença de pigmentos acessórios, é um grupo de algas unicelulares ou coloniais. Com cerca de 300 espécies distribuídas em, aproximadamente, 80 gêneros, as haptófitas constituem o fitoplâncton e são essencialmente marinhas. Os seus cloroplastos pigmentam –se de forma similar aos Heterokontophyta( como nas algas douradas mas diferenciam-se no resto da estrutura celular, pelo que podem ser considerados uma linha evolutiva separada).As mitocôndrias possuem cristas tubulares.

Quando monadais, as células possuem a presença de dois flagelos iguais(podendo haver a ocorrência de flagelos desiguais, como no caso do gênero Pavlova) que são lisos, e uma estrutura estritamente característica do grupo denominada haptonema, que é superficialmente similar a um flagelo mas que se diferencia do mesmo pelo conjunto de microtúbulos e em sua função.

O filo pode receber duas nomeações distintas entre os pesquisadores: a primeira é Haptophyta, que vem do grego, hapsis, tacto e de nema, hilo, evidenciando a presença marcante do haptonema; ou Prymnesiophyta, por conta do gênero Prymnesium, importante devido á ocorrência de florações.

Tipos de Haptófitas Os Haptophyta mais conhecidos são os cocolitóforos(ordens Cocolithales e Isochrysidales),que possuem em sua superfície celular a presença de placas/ escamas orgânicas que sofrem um processo de calcificação denominadas cocolitos . Constituem o fitoplâncton marinho mais abundante, especialmente em mar aberto e é extremamente abundante como microfóssil.

Outros, Haptophyta plactônicos incluem Chrysochromulina e Prymnesium que periodicamente poduzem blooms que geram uma espuma desagrádavel que se acumula nas praias. Estudos moleculares e morfológicos dividem Haptophyta em 5 ordens (mencionadas no começo). Exemplos de Haptófitas:

Reprodução das Haptófitas

Recapitulando a matéria ...

Tchauzinho!!!