Introdução ao VisuALG Prof. Andrew Rodrigues

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Transcrição da apresentação:

Introdução ao VisuALG Prof. Andrew Rodrigues andrew.rodrigues@ifap.edu.br www.andrewtec.wordpress.com

Roteiro Introdução ao VisuALG Apresentação do Software Entrada, processamento e saída Exercícios

VisuALG

Estrutura Básica do Código Código Fonte (pseudocódigo): – Implementação do nosso algoritmo; – O que será transformado em programa de computador; – Deve ser escrito utilizando uma linguagem de programação;

Estrutura Básica do Código

Variáveis

Regras para criar variáveis Os nomes das variáveis devem obrigatoriamente começar por uma letra. Após a primeira letra poderá conter letras, números ou underline ( _ ), até um limite de 30 caracteres. Não pode ser igual a nenhuma palavra reservada;

Exercício 01: Faça no seu caderno 5 tipos de identificadores de variáveis válidos e 5 inválidos:

Resposta Identificadores válidos: Nome, telefone, endereco, idade_filho e CPF; Identificadores inválidos: 3endereco, algoritmo, 4titulos, 1Nome e 10enredeco.

Exemplo 01: Ex.: var a: inteiro valor1 , valor2 : real nome_aluno : caractere

Variável Variáveis de sistema tratam-se de endereços de memória representados por um identificador, podendo também ser chamado de nome. Tais nomes permitem que identifiquemos a variável para guardar e depois recuperar um valor qualquer. Uma vez criada a variável, pode-se utilizá-la para armazenar alguma informação, e colocá-la em uso ao longo do funcionamento do sistema.

Identificadores O identificador é o nome pelo qual a variável é conhecida. O nome de uma variável deve iniciar sempre por uma letra, seguido de um conjunto de caracteres incluindo letras, números e alguns caracteres especiais, como é o caso do caracter ‘_’ que pode ser utilizado para separar palavras que constituem o nome da variável (ex.: num_aluno). 

Tipos O tipo das variáveis relaciona-se com os valores que estas precisam armazenar. inteiro: define variáveis numéricas do tipo inteiro, ou seja, sem casas decimais. real: define variáveis numéricas do tipo real, ou seja, com casas decimais. caractere: define variáveis do tipo string, ou seja, cadeia de caracteres. logico: define variáveis do tipo booleano, ou seja, com valor VERDADEIRO ou FALSO

Saída Básica Para mostrar na tela: – escreva(<informação>, <informação>, ...) • Escreve tudo na mesma linha; – escreval(<informação>, <informação>, ...) • Escreve em linhas separadas;

Atividade Prática Utilizando a saída: – Faça um novo projeto em VisuALG; – Adicione as seguintes linhas após o “inicio”: escreva("olá!") escreval("tudo bem?")

Entrada Básica Para capturar do usuário: – leia(<variável>) • Captura o que usuário digitar e armazena na variável;

Atividade Prática Utilizando a entrada e saída: – Faça um novo projeto em VisuALG; – Adicione a seguinte linha após “var”: texto: caractere – Adicione as seguintes linhas após o “inicio”: escreva("Digite algo: ") leia(texto) escreval("Você digitou: ", texto)

Atividade Prática Fazendo Aritmética(Processamento): – Faça um novo projeto em VisuALG; – Declare três variáveis do tipo REAL; – Atribua à 2 delas os valores 10.5 e 9.5; – Atribua à 3ª delas a soma das duas primeiras;

Atividade Prática – Faça um novo projeto em VisuALG; Mostrando o Resultado: – Faça um novo projeto em VisuALG; – Declare três variáveis do tipo REAL; – Atribua à 2 delas os valores 10.5 e 9.5; – Atribua à 3ª delas a soma das duas primeiras; – Escreva na tela: “Resultado: “ e o valor da soma;