Manutenção Mecânica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tratamentos Térmicos e Termoquímicos
Advertisements

Aula 11 – Tratamentos térmicos e termoquímicos
Operação Unitária de Secagem
TRAÇÃO E COMPRESSÃO Força Normal ou Axial F
Transmissão de Calor FÍSICA TERMOLOGIA. Condução Térmica Definição: Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Colégio Pedro II Unidade Escolar Realengo II Nome: Ana Clara Monte Gonçalves Turma: 603 Prof º de Informática:Alex Prof ª de Ciência: Daniele Ano:2011.
Instruções Básicas de Combate a incêndio b O que é FOGO? b Fogo, cientificamente chamado combustão, é a reação química entre o combustível e oxigênio do.
Aços Ligados (Aço Inoxidável e Aço Ferramenta) Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia de Materiais Lauralice.
IECETEC Orgulhosamente apresenta: profº msc Etevaldo costa
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
Elementos de máquinas II
Semana 6 REAÇÕES QUÍMICAS – COMBUSTÃO
Engenharia Metalúrgica Aula 4: Temperabilidade
Psicrometria Psicrometria: Parte da termodinâmica com o objetivo de estudo das misturas de ar e vapor d´água, isto é, o estudo do ar úmido (no limite,
Professor: Janilson Cordeiro
Hidráulica e Pneumática
DILATAÇÃO.
Escola Estadual Ernesto Solon.
DINÂMICA EXTERNA DA TERRA
Desenvolvimento de microestrutura de materiais cerâmicos
Metalografia e Tratamentos Térmicos Aula 5: Tratamentos Termofísicos
O calor perdido aumenta a temperatura do ambiente.
SENSÍVEL: TEMPERATURA do corpo
Um processo típico de produção de metabólitos microbianos (FS ou FES)
Aula 12: Ensaio de Compressão
Escoamento Laminar e Turbulento
Fundamentos da Lubrificação.
Hidrocabonetos dia a dia
Prof. Klecius Celestino
USINAGEM POR TORNEAMENTO
FO.13 – PROPAGAÇÃO DE CALOR E DILATAÇÃO TÉRMICA
Exercícios 5.5 (a) Explique sucintamente o conceito de força motriz.
ACEROS INOXIDABLES SÚPER-DUPLEX
Abordagem à previsão de fadiga térmica de matriz (AISI H13) utilizada para fundição de alumínio em alta pressão utilizando a equação Basquin e elementos.
Breno N. Faria, Indiara Kely e Roberto R. Cardoso
Capítulo 04: Condução Multidimensional em Regime Permanente
AULA 11 – MUDANÇAS DE FASES
Radiação e irradiância
INTRODUÇÃO AOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Capítulo 01: Introdução.
O Estudo da Matéria.
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA.
MISTURAS Prof.: Renê Machado.
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
FLUÊNCIA EM METAIS.
ESTRUTURA DA MATÉRIA A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formadas por partículas minúsculas chamadas de átomos.
Professor Caio Gomes – Aula 2
Metalurgia da soldagem
RESISTÊNCIA AO CHOQUE OU AO IMPACTO
Estudo do Gás Ideal Professor: Alex Retamero.
Fatores que afetam a posição das curvas TTT, e temperabilidade
Características gerais dos seres vivos
Sistema Fe-C ou Fe-Fe3C e microestruturas que se formam no (resfriamento lento)
Membrana Celular Biologia Tema: Membrana celular.
FONTES DE ENERGIA.
Exercícios 5.5 (a) Explique sucintamente o conceito de força motriz.
Regras de laboratório - EPIs
Modêlos Atômicos.
Fundamentos da termodinâmica
Aula 2 – Ciências Naturais Mudanças de estado físico
Condutividade térmica
MATERIAIS SEMICONDUTORES
INTRODUÇÃO À.
Professor: Diones Charles
Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia
Proteção, Vidrarias, Materiais e Cuidados básicos para laboratório
O que é temperatura? TEMPERATURA E DILATAÇÃO
FÍSICA.
Transcrição da apresentação:

Manutenção Mecânica

Tratamentos térmicos comuns e superficiais Discentes: Andreza Rodrigues, Cleene Santos, Charles Leite, Jéssica Ione Dos Santos e Josiane De Andrade Docente: Igor Halisson Curso: Manutenção Mecânica

Introdução Este trabalho consiste na apresentação de métodos do tratamento térmico comum, termoquímico e superficial realizado em peças de aço. Há muitos séculos atrás o homem descobriu que com aquecimento e resfriamento podia modificar as propriedades mecânicas de um aço, tornando mais duro, mais mole, mais maleável, etc...a rapidez do resfriamento e a quantidade de carbono possui influência nessas modificações.

Tipos de tratamento térmico e suas funções Tratamento Térmico: É o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços sob condições controladas de tempo, temperatura, atmosfera e velocidade de resfriamento, com os objetivos de alterar as suas propriedades ou conferir-lhes características determinadas. Tratamento Termoquímicos: São tratamentos que visam o endurecimento superficial do aço através da difusão de elementos como: C (carbono), N (nitrogênio) ou B (boro), formando carbonetos, nitretos ou boretos, respectivamente. Tratamentos Superficiais: Tem por objetivo o endurecimento superficial do aço. Visando aumentar a resistência ao desgaste e á abrasão da superfície.

Térmicos comuns Recozimento É um tratamento que objetiva eliminar a dureza de uma peça temperada ou normalizar materiais com tensões internas. O recozimento consiste no aquecimento e manutenção à uma determinada temperatura, seguido de um resfriamento com velocidade adequada (normalmente no próprio forno). Recozimento para eliminar a dureza de uma peça laminada

Recozimento para normalizar a estrutura de um material

Normalização A normalização é realizada de forma semelhante ao tratamento térmico de recozimento, caracteriza-se por um resfriamento do aço feito ao ar a partir de uma temperatura onde exista 100% de austenita, essa temperatura dependerá da composição do aço.

Têmpera A têmpera, ao contrário do recozimento e da normalização, tem por finalidade a formação de fase chamada martensita, que é dura e frágil. Caracteriza-se por um resfriamento rápido (alguns segundos), a têmpera é habitualmente realizada utilizando água, salmoura ou óleo. Têmpera superficial Por indução: O aquecimento é obtido por indução elétrica, seguida de um resfriamento brusco, normalmente em água. Por chama: Pelo uso de intenso calor, uma fina camada da superfície de uma peça é rapidamente aquecida atingindo temperaturas acima da crítica - 850°C. Imediatamente em seguida a peça é duplamente resfriada pôr um jato de agua e pela condução do calor ao seu interior.

Térmicos Superficiais/Termoquímico Cementação Consiste em aumentar o teor de carbono na superfície do material, mantendo-se um núcleo dúctil. Aquecimento e manutenção do material em atmosfera rica em carbono (meio sólido, líquido ou gasoso).

Nitretação Objetiva o endurecimento superficial de aços por absorção de nitrogênio. É um processo semelhante ao de cementação, que se faz aquecendo o aço a uma temperatura de 500oC a 525oC, obtém-se uma fina camada, extremamente dura.

Vídeo de resumo

Referências http://www.baumann.ind.br/cortesedobras/servicos/normalizacao-alivio-de-tensao.php http://pt.slideshare.net/andremartinson/tratamentos-termicos http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAA80AB/tratamento-termico-superficial http://pt.slideshare.net/rbafi/seminrio-tratamento-trmico-e-termoq