Aula 05 Pilha TCP/IP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Advertisements

Agenda Aula 4: Modelos de Referência OSI TCP/IP OSI x TCP/IP.
CONCEITO BÁSICO DE REDE
Visão Geral de Protocolos
Modelos de Referência.
REDES DE COMPUTADORES II
Modelo de referência OSI
Modelos de Referência Profa. Andréa Chicri Torga Adaptações
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
Redes de Comunicação – Módulo 3
Modelos de Referência OSITCP/IP29/06/06.  Camadas de Protocolos  Modelo de Referência OSI Funcionamento Camadas e Funcionalidades  Modelo de Referência.
Arquitetura TCP/IP Redes de Computadores.
Nesta Aula... Software de Rede Redes de Computadores
Administração e Projeto de Redes
TCP/IP.
Curso Superior em Redes de Computadores SSH Prof. Sales Filho.
Camada 4 A Camada de Transporte
Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP Prof. Alberto Felipe / Ester Ozório.
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo OSI IGOR ALVES.
Framework de replicação de dados com criptografia simétrica utilizando notificações para Android. Acadêmico - Fernando Klock Orientador – Dalton Solano.
Gerenciamento de Rede. Gerência de redes ou gerenciamento de redes é o controle de qualquer objeto passível de ser monitorado numa estrutura de recursos.
Redes de Computadores 5º Semestre Aula 13 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.
Protocolo TCP/IP Secção Objectivos Reconhecer os protocolos mais comuns Definir o protocolo TCP/IP Entender o sistema de endereçamento IP e a utilização.
Camada de Transporte UDP – User Datagram Protocol.
F ACULDADE E STÁCIO S Á – PE R EDES DE C OMPUTADORES Disciplina : Infraestrutura de Redes PROF : MACIEL Aula 1 – Conceitos Iniciais.
Administração e serviços de redes
Camada de Rede.
INTRODUÇÃO Ligações inter- redes.
“Modelo de Camadas OSI e TCP/IP ” Nataniel Vieira
Administração e serviços de redes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA
Redes de Computadores I 1º Semestre Aulas 14 / 15 Prof
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo TCP/IP
Tipos de serviços e direção da comunicação
Modelo OSI e TCP Professor: Marcos.
Modelos de Referência em Camadas
Técnico em informática 2017
Técnico em informática 2017
Protocolos de comunicação
Endereçamento IP.
DISCIPLINA: Administração e Gerência de Redes de Computadores
responsabilidades dessas camadas?
REDES DE COMPUTADORES Flávio Euripedes de Oliveira
Diógenes Pereira Jr. Igor Thiago Marques Mendonça
Questão 1 Quais são as características do protocolo TCP?
Redes de Computadores Alan Santos.
Redes de comunicação Aula 09 - Família tCP/IP
Redes de comunicação Aula 07 - organização e arquitetura de redes
ARQUITETURA DE REDES DE COMPUTADORES
Prof. Msc. Diovani Milhorim
prof. Msc. Diovani Milhorim
Camada de Transporte Profº Fábio Eder.
TCP/IP Ethernet / ARP / RARP / IP
Prof. Ms. Marcelo Martins Laffranchi
ADMINISTRAÇÃO DE REDES COM SCRIPTS
Curso Técnico em Informática
Protocolos e comunicações de rede
Por: André Aparecido da Silva
Por: André Aparecido da Silva
Arquitetura de Redes de Computadores
Prof. Msc. Diovani Milhorim
TCP vs UDP CRD Filipe Pacheco.
Redes de Computadores Camada de Transporte Antonio Alfredo Ferreira Loureiro Departamento de Ciência da Computação Universidade.
Curso Técnico em Informática
Redes de computadores I
Modbus Bernardo da cunha borges Guilherme Garcia gimenez
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Infra Estruturas Computacionais
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Transcrição da apresentação:

Aula 05 Pilha TCP/IP

Modelo de Referencia TCP/IP TRANSMISSION CONTROL PROTOCOL / INTERNET - PROTOCOL – TCP/IP Este modelo surgiu pela coexistência de redes heterogêneas (LANs, MANs e WANs). A arquitetura da Internet baseia-se neste modelo. Inicio anos 60 – Revolução do mundo da Computação. Endereçamento Lógico - Endereço físico (MAC de uma placa) relacionado-o com um número de IP.

Modelo de Referencia TCP/IP Roteamento - Escolher a rota de um pacote, escolhendo o menor número de hops possível até o destino. Serviço de Nome - Relacionar um nome comum a um número de IP. (DNS (Domain Name Service) Verificação de erro e controle de fluxo - Garantir a integridade dos dados que trafegam pela rede. Suporte a aplicação - Aplicações acessam o protocolo através de canais lógicos chamados de portas.

Camadas TCP / IP

Camadas TCP / IP Padrão da Internet Pilha de protocolos TCP/IP Camadas Não confundir as camadas dos dois modelos

Camada de aplicação • Corresponde às camadas 5, 6 e 7 do modelo OSI. • Faz a comunicação entre os aplicativos e o protocolo de transporte. • Atualmente há vários protocolos conhecidos operando nesta camada, como: HTTP, SMTP, FTP, SNMP, DNS, TELNET, etc. Oferece aplicações para diagnósticos de rede, transferência de arquivo, controle remoto e atividades da Internet. Também oferece suporte para as APIs da rede, que permitem que os programas escritos para um ambiente operacional em particular acessem a rede.

Camada de aplicação

Camada de transporte • Sua finalidade é permitir que entidades pares de hosts diferentes mantenham uma conversação. Corresponde à camada 4 do modelo OSI. Oferece serviços de controle de fluxo, verificação de erros e confirmação para a interligação de redes. Serve de interface para as aplicações de rede. • Conta com dois protocolos: – TCP (Transmission Control Protocol). – UDP (User Data Protocol).

Camada de transporte

Camada de transporte • TCP (Transmission Control Protocol). – Orientado para a conexão e com garantia. – Permite que uma seqüência de bytes seja entregue, livre de erros. – Fragmenta a mensagem original em pacotes e passa à camada de rede. – Remonta os pacotes no destino. – Faz controle de fluxo para impedir sobrecarga no receptor. • UDP (User Data Protocol) – Não-orientado à conexão, sem garantia de entrega. – Sem controle de fluxo e de seqüência. – Usado em aplicações tipo cliente-servidor que usam mecanismo request-reply. – Usado onde velocidade é mais importante que confiabilidade.

Camada de transporte

Camada de transporte => Números abaixo de 255 - para aplicações públicas Números de 255 a 1023 – atribuídos às empresas para aplicações comerciais. Números acima de 1023 – não são regulamentados

Camada de transporte

Camada de Inter-Rede • Corresponde à camada 3 do modelo OSI. É responsável pelo roteamento de pacotes. • Conta com diversos protocolos, como: – IP (Internet Protocol) / ICMP. / ARP e RARP. A camada Rede (Network Access) oferece uma interface com a rede física. Formata os dados para o meio de transmissão e endereça os dados para a sub-rede, com base nos endereços de hardware físico. Oferece verificação de erro para os dados entregues na rede física.

Camada de Inter-Rede

Camada de Host / Rede • Corresponde às camadas 1 e 2 do modelo OSI. • Na realidade, o modelo TCP/IP não especifica nada, além do fato de que o host tem de se conectar com a rede utilizando um protocolo.

Camada de Host / Rede

Fluxo de dados

TCP / IP x OSI

OSI x TCP / IP • Teoria (OSI) X Pratica (TCP / IP); OSI 1º Modelo mais abrangente TCP/IP criado com base em outros. O TCP/IP já estava em desenvolvimento quando o OSI Surgiu. O TPC/IP foi criado com base nos protocolos; TCP/IP é voltado para a Computação e Comunicação; OSI para comunicação; Os dois com objetivos semelhantes e são compativeis.

OSI x TCP / IP

Modelos - TCP/IP TCP e IP: protocolos principais da pilha Os protocolos são abertos e independentes de hardware ou software. Sistema comum de endereçamento. Roteável. Robusto. Escalável Padrão “de Fato” da Internet

Modelos - OSI x TCP/IP

Modelos - OSI x TCP/IP OSI TCP-IP Referência Teórica Padrão de Fato 7 Camadas 4 Camadas* Camada de Redes: Com Conexão Sem Conexão (IP) Sem Conexão Camada de Transporte Com Conexão (TCP) Sem Conexão (UDP)

O que vimos e o que devemos saber Conhecer o modelo de Referencia OSI; Conhecer o modelo de Referência TCP / IP; compará-los e Distingui-los;