Os sectores de actividade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização industrial
Advertisements

Os sectores de actividade
População II Prof. Nobre.
A população e o mercado de trabalho
Economia Européia.
Os sectores de actividade
População II Prof. Maj Jean Cid ESTRUTURA OCUPACIONAL População Economicamente Ativa (PEA): é constituída pelas pessoas de 10 ou mais anos de idade que.
Estrutura profissional As Actividades dos Europeus.
Economico SEMANÁRIO SEGUNDA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2010 | Nº 3890PREÇO (IVA INCLUÍDO): CONTINENTE 1,60 EUROS.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
Petroquímica – Arábia Saudita. ACTIVIDADES ECONÓMICAS.
Funcionando como um mercado único com 28 países, a UE é uma importante potência comercial a nível mundial. A política económica europeia apoia o crescimento.
População. POPULAÇÃO - Dados Quantitativos Brasil País muito populoso ou povoado? Populoso Povoado.
Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Taxa de mortalidade infantil é a quantidade de crianças falecidas no primeiro ano de vida dentro.
DINÂMICA E ESTRUTURAS POPULACIONAIS
CONSTITUIÇÕES.
Instituto Nacional de Estatística
CAPÍTULO 4 – INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Os setores de atividade
ENCERRAMENTOS.
Mulheres no mercado de trabalho Brasileiro
Energias renováveis em Portugal
Os setores da economia A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos.
Características da agricultura no Brasil
Emprego e exclusão social
CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
Classificação dos tipos de indústria
A ECONOMIA NA CIDADE E O TRABALHO
Uma atividade em expansão.
CAPÍTULO 12 - EXPLORANDO AS RIQUEZAS DO PLANETA
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Bruna Nº 4 hestefane Nº12 Lídia Nº14
ANÁLISE SÓCIO DEMOGRÁFICA
AÇÕES JUDICIAIS.
Número de idosos no Brasil vai quadruplicar até 2060, diz IBGE.
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
Espaço Geográfico e industrialização
INSOLVÊNCIAS.
Professor Romildo Tavares
INDÚSTRIA BRASIL PROFº B – Negão GEOGRAFIA.
Agricultura portuguesa
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2017/2018
Agricultura no Mundo. Componentes: Samuel Rodrigues Eduardo Pedraça Aline Carvalho Catarina.
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
Uma atividade em expansão.
6º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 1
3° Revolução Industrial Equipe: Breno,João Macelino e Martins 3° ano A do ensino médio.
Agricultura portuguesa
Correção da 1.ª ficha de avaliação
A DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (DIT) PROFESSOR MARCIANO DANTAS.
Revoluções Tecnológicas. Primeira Revolução Esse processo trouxe modificações significativas na economia e na sociedade, que se tornaram mais complexas,
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Revoluções e Estados liberais conservadores
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2018/2019
ATIVIDADES ECONÓMICAS
Agricultura portuguesa
População e povoamento
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2016/2017
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
Origem da agricultura 10 mil anos atrás.
Relatório de Política Monetária
LITORALIZAÇÃO BIPOLARIZAÇÃO
(1) Até ao séc. XVII, principal actor a Igreja: Irmandades, Misericórdias
Revolução dos Transportes
A estrutura etária é a distribuição da população por intervalos de idades.
TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Tecnologia e Sociedade.
Transcrição da apresentação:

Os sectores de actividade

Sector de actividade – Conjunto de actividades que produzem bens ou prestam serviços, a que a população de dedica. Existem três sectores de actividade: Sector primário Sector secundário Sector terciário

O sector primário Actividades incluídas no sector primário: - Agricultura; - Pecuária; - Silvicultura; - Extracção mineira; - Apicultura; - Pesca; Sector primário – Engloba as actividades que extraem recursos directamente da natureza sem qualquer transformação.

O sector secundário Actividades incluídas no sector secundário: - Indústria; - Construção civil; - Obras públicas; - Fornecimento de gás, água e electricidade Sector secundário – Inclui as actividades que transformam matéria-prima em produtos acabados ou semi-acabados.

O sector terciário Actividades incluídas no sector terciário: - Saúde; - Educação; - Banca; - Seguros; - Transportes; - Turismo: Sector terciário – Engloba o comércio e os serviços e inclui actividades que não produzem bens mas prestam serviços.

A população activa Taxa de actividade População activa: Conjunto de indivíduos que exerce uma profissão remunerada ou que se encontra desempregada, com idade igual ou superior a 15 anos. Taxa de actividade A taxa de actividade corresponde à proporção entre a população activa e a população total. Exprime-se em percentagem.

A taxa de actividade varia em função: Estrutura etária: Porque quanto mais envelhecida for uma população menor vai ser a taxa de actividade. A taxa de actividade é menor nos países desenvolvidos. Nº de anos da escolaridade obrigatória: Quanto mais anos durar a escolaridade obrigatória mais tarde se vai fazer a entrada dos jovens na vida activa, fazendo por isso a taxa de actividade diminuir.

Evolução da estrutura da população activa 1. A nível mundial: 1 – No início do século XIX o sector primário era o que tinha um maior peso, devido ao desenvolvimento tecnológico ainda ser muito baixo. 2 – A partir de meados de séc. XIX o sector secundário começou a ganhar peso, devido à expansão da revolução industrial e do aperfeiçoamento técnico na agricultura.

A diminuição da população activa no sector primário

1. A nível mundial: - Ao aparecimento de novas actividades relacionadas com as actividades sociais. 3 – A partir de inícios do século XX verifica-se um aumento da população activa no sector terciário. Actualmente o sector terciário é o mais importante devido: - Ao desenvolvimento tecnológico e científico que permitiu ao Homem obter uma grande produção de bens agrícolas e industriais utilizando cada vez menos mão-de-obra. - Ao aumento do peso das actividades relacionadas com os transportes, o comércio, serviços e a investigação.

O sector primário tem um maior peso nos países em desenvolvimento. O sector secundário tem uma maior importância na Ásia Oriental e nos países desenvolvidos O sector terciário é o que tem maior peso em quase todos os países, especialmente nos desenvolvidos.

2. Em Portugal: No nosso país de 1940 até à actualidade verificou-se um aumento da população activa nos sectores secundário e terciário, especialmente neste último, e uma grande diminuição da população activa no sector primário.

A diminuição da população a trabalhar no sector primário e o consequente aumento nos sectores secundário e terciário deveu-se: Aos progressos tecnológicos, especialmente a nível da mecanização dos campos; Ao êxodo rural motivado pela procura de trabalho, primeiro na indústria e depois no comércio e serviços; Envelhecimento da população agrícola; A fraca capacidade atractiva deste sector (muito trabalho e pouco rendimento)