Introdução a Linguagem Java IMENSU Instituto Mairiporã de Ensino Superior Prof. Daniel Merli Lamosa
Ambiente JAVA Típico Editor Fase 1: Disco Compilador Fase 2: Disco Programa criado e armazenado no disco. Compilador cria bytecode e armazena no disco. Fase 2: Compilador Disco Carregador da classe Memória principal Carregador da classe coloca bytecodes na memória. Fase 3: Disco Verificador de Bytecode Memória principal Verificador de bytecodes confirma se código não contém erros ou se não violam restrições de segurança de Java. Fase 4: Memória principal Interpretador traduz o programa na linguagem de máquina. Fase 5: Interpretador
Primeiros Passos - Termos: Bytecode: Linguagem “entendida” pelo interpretador Java. Interpretador: Traduz o código compilado para linguagem de Máquina. Applet: Programas pequenos, geralmente, disponíveis na Web para armazenamento e execução em computadores remotos. Appletviewer: Comando para a visualização do applet.
Função main() pode ser criada em qualquer classe! 1o Programa: Imprimir Função main() pode ser criada em qualquer classe! Nome da Classe Função do Java para escrever no formato texto (idêntico ao cout do C++) OBS: Lembre-se o arquivo deve ser salvo com o mesmo nome da classe com a extensão .java. No nosso caso First.java
2o Programa: Criar Dialog Mostra janela Função sempre usada para terminar um aplicativo que abre uma interface gráfica! Saída do Programa
3o Programa: Soma de números Essa classe define que valores são do tipo string! Classe Integer converte os strings em inteiros (int)!
4o Programa: arrays
Exercício para entregar! Entre com uma seqüência de números informados pelo usuário. Some todos os números e imprima resultado. Agora tira a média dos números e imprima o resultado. Encontre o maior número e imprima seu valor. Encontre o menor número e imprima seu valor. Entregue o código no final da aula!
Applets – 1o Programa Importa classe JApplet. Esta geralmente usada para criar applets Classe applet1 herda características de JApplet Redefine função paint da classe JApplet (que não faz nada) para essa que desenha na tela Operação da classe Graphics responsável por desenhar na tela
Para Rodar um Applet Compile com: java applet1.java Crie um arquivo applet.html com as seguintes linhas: <html> <applet code="applet1.class" width=300 height=30> </applet> </html> Execute com um browser ou com o comando abaixo: appletviewer applet.html
Applets – 2o Programa: Soma Importa todo o pacote com todas as classes pertencentes a ele. Função especial! Sempre é chamada primeiro! Depois da função init, paint é chamada.
Applets – 3o Programa: Desenho Desenha linhas Saída
2a Lista para a Próxima Semana! Monte um programa em java que desenhe a seguinte figura: