A Missão Francesa no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
Advertisements

Movimentos do Século XIX
O NEOCLASSICISMO NO BRASIL
A transferência da Corte Portuguesa e o governo de D
A missão dos naturalistas no Brasil do século XIX
Chegada da família real portuguesa.
Expansão e ouro na América portuguesa
Brasil Colônia e Império.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluna: Marcela
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
Capítulo 9 O que significou a vinda da família real para o Brasil?
Na visão de Jean Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas
A Vinda da Família Real para o Brasil
DEBRET FICOU NO BRASIL ATÉ 1831 E PRODUZIU UMA OBRA IMENSA: RETRATOS DA FAMÍLIA REAL, CENÁRIOS PARA O TEATRO SÃO JOÃO E TRABALHOS DECORATIVOS PARA.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
SÉCULO XIX NO BRASIL: A INFLUÊNCIA ESTRANGEIRA
A área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias compreende o conjunto de conhecimentos trabalhados na escola nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa.
Imigração Alemã no Brasil
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
TEATRO N0 BRASIL NOS SÉCULOS XVII E XVIII Casa da Ópera Teatro Municipal – primeiro teatro construído no Brasil – Ouro Preto/MG, no século XVIII.
E.Estadual.Dr.m.Marques Impressionismo e pós-impressionismo A arte sobre olhares ambíguos TAQUARUSSU-MS.
Arte Rococó O termo rococó forma da palavra francesa rocaille, que significa "concha", associado a certas fórmulas decorativas e ornamentais como por exemplo.
1- No século XIX, um grande general europeu, tornou-se soberano do império da França, seu objetivo era apoderar-se de toda a Europa. Para alcançar tal.
SEMINÁRIO O século XIX e a reorganização geopolítica nas Guianas ou Amazônia Caribenha. As diversas formas de produção e transmissão de conhecimentos sobre.
BRASIL ARTE INDÍGENA 1500 Arte integrada a cultura :
Fauvismo.
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Industrialização.
Novos espaços e instituições
O Romantismo.
O Processo de independência do Brasil
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Período Joanino e a transição para a Independência
Barroco no Brasil.
ESTÉTICA TRAJETÓRIA NACIONAL.
O que foi? Onde aconteceu?
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII
Escola Estadual Ernesto Solon Borges Aluna: Laura de Oliveira Bueno Professor: Edson 1 ° ano “A”- Matutino Bandeirantes, 17 de Agosto de 2017.
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
Período Pré-Industrial
Curso: Graduação em Pedagogia-Licenciatura
Período em que a família real portuguesa instalou-se no Brasil.
País: Alemanha.
Período Joanino e a transição para a Independência
História da educação brasileira
BARROCO NO BRASIL O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.
Neoclassicismo.
Cultura Afro - Brasileira. História O Brasil é um dos países que mais possui população negra em todo o mundo. Isso, devido aos mais de 4 milhões de homens,
CAMILLO SITTE ( ) Camillo Sitte nasceu e morreu em Viena
Período Napoleônico.
A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO E DA ESCRAVIDÃO NO SÉCULO 19
A Missão Francesa no Brasil
Influências na Arte Brasileira no Século XIX
Arte brasileira.
JESUÍTAS NO BRASIL COLONIAL
PERÍODO REGENCIAL.
O Padre António Vieira e o seu tempo
Arte Acadêmica no Brasil
O processo de independência do Brasil
Arte Islâmica.
Neoclassicismo.
Neoclassicismo.
O Processo de Independência O Período Joanino ( ) – aula 5
GUERRAS E REVOLTAS. GUERRA DE CANUDOS (1896 A 1897)  A Guerra de Canudos aconteceu no sertão da Bahia, entre 1896 e Foi uma das maiores guerras.
Colégio da Polícia Militar- Unidade VI. Humanismo ■O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XV com o Renascimento e difundido.
MÓDULO 3 Capítulo 8.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
 André Masson Artes.  Biografia  André Masson foi um importante ilustrador, escultor e pintor francês do século XX. É considerado um dos grandes nomes.
Transcrição da apresentação:

A Missão Francesa no Brasil

No século XIX o Brasil é marcado pela chegada da família real portuguesa, que fugia do conflito entre a França Napoleônica e Inglaterra. D. João VI juntamente com uma comitiva de 15.000 pessoas desembarcaram na Bahia em Janeiro de 1808, mas em março do mesmo ano transferiram-se para o Rio de Janeiro. Nesta cidade o soberano português começou uma série de reformas administrativas, sócio econômicas e culturais, para adaptá-las às necessidades dos nobres que com ele vieram e também de sua família.

Dessa forma foram criadas as primeiras fábricas, e fundadas instituições como o Banco do Brasil, a Biblioteca Real, o Museu Real e a Imprensa Régia. A partir de então o Brasil sofre forte influência da cultura europeia, que começa a assimilar e a imitar, essa tendência vai se firmar com a chegada da Missão Artística Francesa, oito anos depois da vinda da família real.

A Missão Artística Francesa chegou ao Brasil em 1816, chefiada por Joachin Lebreton, alem deste faziam parte: Nicolas Antoine Taunay, Jean-Baptiste Debret e Auguste-Henri-Victor Grandjean de Montigny. Esse grupo recebeu de D. João a missão de fundar uma escola de artes no Brasil, feito alcançado em agosto de 1816 com a fundação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, essa instituição teve seu nome alterado inúmeras vezes até se tornar a Imperial Academia e Escola de Belas Artes em 1826.

Taunay: (1755-1830) é considerado uma das figuras mais importantes da Missão Artística, na França participou de várias exposições e foi requisitado por Napoleão inúmeras vezes para pintar cenas de batalhas. No Brasil suas obras mais famosas são as pinturas de paisagens do Rio de Janeiro e regiões próximas.

Obras de Taunay Morro de Santo Antônio – Nicolas-Antoine Taunay

Debret: (1768-1848) é certamente o artista da Missão francesa mais conhecido pelos brasileiros, pois seus trabalhos que documentam a vida no Brasil são muito utilizados como ilustração em livros escolares. Em 1781 já era muito famoso na França, sendo constantemente requisitado para pintar quadros relacionados ao Imperador Napoleão. Veio para o Brasil em 1816 e permaneceu até 1831. Produziu inúmeros retratos da Família Real, foi professor de Pintura Histórica na Academia de Belas Artes e realizou a primeira exposição de arte no Brasil – 2/12/1829. Seu trabalho mais conhecido é Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, em três volumes. Volume 1: indígenas brasileiros. Volume 2: sociedade do Rio de Janeiro. Volume 3: retratos imperiais, decorações, plantas e florestas do Brasil.

Obras de Debret

No campo da arquitetura o principal nome é Grnadjean de Montigny, autor do projeto da Academia de Belas Artes – 1826. Além disso destacam-se também a Casa da Moeda e o Solar dos Marqueses de Itamarati. Esse último foi projetado por José Maria Jacinto Rebelo, aluno de Montigny.

Arquitetura da Missão Francesa

A Missão Artística Francesa inaugurou a Academia de Belas Artes em novembro de 1826, e Manuel de Araújo Porto Alegre, um gaúcho, foi um de seus primeiros alunos. Quase trinta anos após sua matrícula na Academia, Manuel foi seu diretor. Além de Manuel, destacam-se outros dois artistas, Augusto Muller e Agostinho José da Mota, considerados os dois mais talentosos alunos da Academia de Belas Artes.

A Sagração de D. Pedro II, Manuel de Araújo, Porto Alegre, 1842

Retrato de Grandjean de Montigny - Augusto Muller

Fábrica do Barão de Capanema- Agostinho José da Mota.

Artistas Independentes da Missão Artística Francesa Claude Joseph Barandier- França Thomas Ender - Austria Johann-Moritz Rugendas - Alemanha

Dom Afonso, Príncipe Imperial do Brasil de Claude Joseph Barandier

Cidade do Rio de Janeiro - de Thomas Ender

Desembarque de escravos negros, Johann-Moritz Rugendas