Introdução à Linguagem JavaScript

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Linguagem PASCAL Estruturas de Controle
Advertisements

Introdução ao JavaScript
Linguagem C Estruturas de Seleção.
Tópicos avançados em internet B Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação.
Função acos() Função acos Protótipo double acos ( double x ) Cabeçalho
Operadores Relacionais, Lógicos e comandos de condição
Prof. Reginaldo Ré Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Campo Mourão COINT - Coordenação.
Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery.
Funções Matemáticas e de String
Introdução à Linguagem JavaScript
Computação Eletrônica Variáveis Reais e Booleanas.
Introdução JavaScript
Revisão Turma – WEB JavaScript.
TÉCNICO EM INFORMÁTICA Linguagem e Técnica de Programação III PROF. MARCELO N. SANTOS
Introdução à Informática com Software Livre 12:58.
Pseudocódigo É a técnica na construção de algoritmos mais próxima de uma linguagem de programação. Estrutura básica: Algoritmo [Variáveis:, : ] Início.
Lógica de programação Introdução à lógica de programação Diagrama de bloco Programação Sequencial 1.
Tomada de Decisão Em determinado momento em uma algoritmo, pode ser necessário tomar uma decisão de ir por um caminho ou por outro, imagine a seguinte.
Algoritmos e Programação utilizando Visualg
Estruturas de Repetição
Aula 3 - Estruturas de Repetição
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Grupos de Slides No 7. Prof. SIMÃO
Introdução à Programação
Algoritmo e Estrutura de Dados I
Revisão de Lógica de Programação e Desenvolvimento Web
Módulo III – JavaScript Apresentação 1
Programação de Computadores
Construção de Algoritmos AULA 04
Tecnologia para Internet - II
Estruturas de Decisão.
Tecnologia para Internet - II
PCI- Estruturas de Controle
Introdução ao VisuALG Prof. Andrew Rodrigues
Módulo I Capítulo 2: IDE e Variáveis
Programação em C Aula 2.
3.1 Classes e Objetos Em um programa orientado a objetos normalmente existem vários objetos de um mesmo tipo. Por exemplo, um programa de controle de.
Prof. Wellington Franco
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Autoria WEB Prof. Alan Santos
Algoritmos e Estruturas de Dados I
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
Aula Introdução ao MATLAB
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
CREATED BY RAFAEL S. T. VIEIRA
CREATED BY RAFAEL S. T. VIEIRA
Algoritmos e Técnicas CEFET/RN.
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 3.
Funções do Usuário em Matlab
Programação para Internet Rica– Aula 06 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal
Tecnologia para Internet - II
Algoritmos Prof.: Carlos Alberto _1:
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO LÓGICA: parte da filosofia que trata das formas do pensamento em geral (dedução, indução, hipótese, inferência).
Prof.: Carlos Alberto Algoritmos Prof.: Carlos Alberto
Programação Funcional
Expressões Lógicas e Comandos de Decisão
Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia
Linguagem de Programação I
Curso básico de PHP. 1 Vantagens: Gratuito Multiplataforma Estável Rapidez Comunicação.
Computação Eletrônica Vetores e Matrizes
Laboratório I Mateus Raeder.
FORMULAS AVANÇAS EM PLANILHAS
Representação de Algoritmos
Tipos Primitivos de Dados
Introdução a progrmação Comandos condicionais: if e switch
JAVA - BÁSICO COL. ESTADUAL MARIA AGUIAR TEIXEIRA
Sobre a linguagem Criado em 1995 por Brendan Eich da Netscape nomeada inicialmente de Mocha, posteriormente LiveScript e por fim JavaScript. É um linguagem.
Aula 2 Professores: Conteúdo: Dante Corbucci Filho
Transcrição da apresentação:

Introdução à Linguagem JavaScript Professora: Adriana Silva

Sobre a linguagem... Criada em 1995 por Brendan Eich da Netscape, nomeada inicialmente como Mocha, posteriormente LiveScript e por fim JavaScript. É uma Linguagem de Programação Cliente-Servidor em navegadores Web. É uma linguagem de Script, Orientada a Objetos. Foi influenciada por C, Python e Java, entre outras linguagens.

Usando JavaScript O uso de JavaScript em páginas XHTML, pelo padrão W3C, deve ser informado ao navegador da seguinte forma: <script type="text/javascript"> /* script */ </script> É valido lembrar que os scripts devem estar posicionados dentro da tag <body>.

Usando JavaScript O Código XHTML pode criar transtornos referentes à validação pelo consórcio W3C, especialmente em relação aos operadores decimais. Para evitar esse problema usamos o character data, que indica que o código escrito deve ser tratado como uma sequencia de dados baseados em caracter. <script type="text/javascript"> //<![CDATA[[ /* script */ //]]> </script>

Script Básico com entrada/saída de dados: O script abaixo lê o nome do usuário e dá boas-vindas. <body> <script type="text/javascript"> //<![CDATA[[ /* Script de Boas-Vindas */ var NOME; //Declaração de Variável NOME = prompt (‘Entre com seu nome: ’ , ‘Digite-o aqui: ’); document.write (‘Oi ’ + NOME + ‘ esteja a vontade’ ); //]]> </script> </body>

Para valores reais utilizamos parseFloat. Usando Valores Numéricos Inteiros <body> <script type="text/javascript"> //<![CDATA[[ var N1; //Declaração de Variável var N2; var R; N1 = prompt(‘Digite o 1º valor’ , ‘Digite aqui: ’); N2 = prompt(‘Digite o 2º valor’ , ‘Digite aqui: ’); R = parseInt (N1) + parseInt (N2); document.write (‘Resultado = ’+ R); //]]> </script> </body> Utilizamos parseInt para converter a entrada (texto) para o tipo inteiro, caso contrário não seria possível efetuar o cálculo. Para valores reais utilizamos parseFloat.

Usando Valores Numéricos Reais <body> <script type="text/javascript"> //<![CDATA[[ var NOTA1; //Declaração de Variável var NOTA2; var MÉDIA; NOTA1 = prompt(‘Digite a 1ª nota’ , ‘Digite aqui: ’); NOTA2 = prompt(‘Digite o 2ª nota’ , ‘Digite aqui: ’); MÉDIA = (parseFloat (NOTA1) + parseFloat (NOTA2))/2; document.write (‘Resultado = ’ + MÉDIA); //]]> </script> </body>

Usando Operações Matemáticas Pré-definidas O JavaScript oferece um conjunto de recursos matemáticos pré-definidos que estão definidos no Objeto Math. Sintaxe: Math. [<propriedade | método>] Constantes: E: constante do número de Euler.; LN2: constante com o resultado do logaritmo natural na base 2. LN10: constante com o resultado do logaritmo natural na base 10. LOG2E: constante com o resultado do logaritmo na base 2 do número de Euler. LOG10E: constante com o resultado do logaritmo na base 10 do número de Euler. PI: constante do pi (Π). SQRT1_2: constante com o resultado da raíz quadrada de meio.; SQRT2: constante com o resultado da raíz quadrada de 2;

Usando Operações Matemáticas Pré-definidas: Raízes, Potências e Arredondamentos Raiz Quadrada Ex.: var1 = sqrt(4);, é o mesmo que √4. Potência Ex.: var1 = pow(10, 3);, é o mesmo que 10³. Arredondamento round()  arredonda um número para o inteiro mais próximo. floor()  arredonda um número para o inteiro mais baixo. Também considerado como piso. O método ceil() arredonda um número para o inteiro mais alto. Também considerado como teto. O método abs() remove apenas a parte fracionada.

Usando Operações Matemáticas Pré-definidas: Outras Operações Trigonometria sin(): retorna o valor de seno; cos(): retorna o valor de cosseno; tan(): retorna o valor da tangente; asin(): retorna o valor do arco seno; acos(): retorna o valor do arco cosseno; atan(): retorna o valor do arco tangente; Maior e Menor Método min(valor1, valor2) Método max(valor1, valor2) Número Randômico Gerar automaticamente números randômicos. O método random() retorna um número entre 0 e 1.

Operadores Relacionais Como em Java ou C: Símbolo Significado == Igual a != Diferente de > Maior que < Menor que >= Maior ou igual a <= Menor ou igual a

Estruturas de Decisão Decisão Simples: Decisão Composta: if <(condição)>{ /*Instruções para condição verdadeira*/ } Decisão Composta: /*Instruções para condição verdadeira*/} else{ /*Instruções para condição falsa*/}

Estruturas de Decisão - Operadores Lógicos Como em Java ou C: Através dos operadores Lógicos podemos criar condições compostas. Exemplo: if (sexo==‘F’ && idade>= 10){ document.write (‘Mulher Maior de Idade’); } Símbolo Significado || Ou (OR) && E (AND) ! Não (NOT)

Estruturas de Decisão Decisão Encadeada X Decisão sequencial Seleção Sequencial: Para facilitar a interpretação do código e evitar sequencias muito grandes de encadeamento de decisão, utilizamos o Switch... Case. Exemplo: switch (dia_semana){ case 1: document.write(‘Janeiro’); break; case 2:document.write(‘Fevereiro’); break; ...... }

Sugestão de Exercícios Crie um script que solicite o valor dos 3 lados de um triângulo e imprima se o mesmo é equilátero, isósceles ou escaleno. Crie um script para imprimir a média de 3 notas e dizer se o aluno está aprovado ou não. A média para aprovação é 6. Crie um novo script que leia um número que só pode ser de 1 a 7 e imprima os dias da semana sendo 1 = domingo e 7 = sábado.

Referências: MANZANO. J.A.N.G. , TOLEDO, S. A. Guia de Orientação e Desenvolvimento de Sites – HTML, CSS e JavaScript/Jscript. São Paulo: Editora Érica, 2008.