Especializando: Carlos Alberto Granadillo Fiol

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de intervenção apresentado ao Curso de Especialização em Saúde da Família – Modalidade a Distância – UFPEL/UNASUS, como pré-requisito de avaliação.
Advertisements

Trabalho de Conclusão de Curso
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção a saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação da atenção à saúde da.
Orientador: Caroline Kroning Feijó
Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 meses, na UBS de Novo Horizonte, da zona rural do município de São Miguel do Gostoso/RN, 2015 Universidade.
Aluno: Marcelo Marozzin Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Autora: Juliana Fiss Pothin Orientador: Simone Damásio Ramos
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Atenção à Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na.
PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Especialização em Saúde da Família - EaD UNASUS - UFPEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Especializanda: Ana Cláudia Correia Santos das Chagas
Especializada: Vilma Juana Reynaldo Fernandez
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Alana Maria Vasconcelos Parente
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção a saúde bucal dos escolares.
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Carolina Aquino Alves Faria
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Mari Lucia Alves de Castro Orientadora: Elenir Terezinha R. Anversa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
Especialização em Saúde da Família UNASUS – UFPel
Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador:
Orientadora: Elenir Anversa
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Cristina Beatriz Stein Langaro
ESF Centro de Saúde de Coronel João Pessoa, Coronel João Pessoa/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na UBS N-56, MANAUS/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Marina Muneroli Marin
Eliana de Fátima Baldissera Cobalchini
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Melhoria da atenção.
Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Saúde Família Implantação da Puericultura na ESF São Bernardo – Santa Bárbara, MG Aluna: Maria Dulcilene.
Cris Valberto Gagliotto Orientadora: Talita Helena Monteiro de Moura
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde.
Andrea Nunes Lima Franco Barbosa
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Nathalia Bobrowski Richter Orientação - José Adailton da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da Atenção às Crianças.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA   Melhoria da atenção à saúde.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializado: Yoanis Gonzalez Carmona
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
Dr. Raul Delvis Garcia Martin
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Transcrição da apresentação:

Especializando: Carlos Alberto Granadillo Fiol UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS - UNASUS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança entre zero e setenta e dois meses na ESF L-04, no bairro Tancredo Neves, Distrito Leste, Manaus/AM Especializando: Carlos Alberto Granadillo Fiol Orientadora: Niviane Genz Apoio Pedagógico: José Adailton Silva Manaus, Agosto 2015

Bairro Tancredo Neves, Manaus AM Distrito Leste USF L-04 Análise situacional Bairro Tancredo Neves, Manaus AM Distrito Leste USF L-04 Estratégia de Saúde da Família; Equipe; Processo de trabalho; Estrutura da unidade; População assistida 4.790 pessoas; Ações e programa de saúde.

Análise situacional Atenção a saúde das crianças de zero a 72 meses; Importância da saúde das crianças de zero a 72 meses; Número de crianças da área de abrangência da UBS: 101

Objetivo Geral Melhorar a Atenção à Saúde da Criança entre zero e setenta e dois meses na ESF L-04, Distrito Leste, Manaus/AM.

Metodologia Monitoramento e avaliação: Nº de crianças cadastradas. Revisão das fichas espelho e prontuários: Consulta na primeira semana de vida (acompanhamento pré-natal), avaliação da curva de crescimento e perímetro cefálico, desenvolvimento, situação do calendário de vacinas, suplementação de ferro e vitamina A, Triagem auditiva e Teste do pezinho, avaliação do atendimento odontológico, crianças com consultas atrasadas, revisão dos registros, crianças em situação de risco, orientações de prevenção de acidentes/aleitamento materno/higiene bucal.

Metodologia Organização e gestão do serviço: Disponibilizar as vagas para o cadastramento das crianças. Busca ativa (RN e crianças com consultas em atraso). Material para realizar a medição antropométrica. Disponibilizar o protocolo da saúde da criança. Manutenção do estoque de Vacinas, Ferro e Vitamina A. Encaminhar para realização do Teste Auditivo e Teste do Pezinho. Acolhimento das crianças que precisam do serviço de odontologia e encaminhar para realizar atendimento.

Metodologia Organização e gestão do serviço: Visitas domiciliares para buscar as crianças faltosas (4 vagas semanais). Manter registro das informações (ficha espelho/prontuários). 4 vagas semanais para as crianças em situação de risco. Atividades educativas pra os pais e responsáveis das crianças sobre orientações de aleitamento materno, acidentes na infância, alimentação e nutrição, higiene bucal.

Metodologia Engajamento público Reuniões com a comunidade para informar do programa de saúde da criança. Informar as gestantes no pré-natal. Informar aos pais e responsáveis sobre a saúde dos seus filhos (peso/altura, desenvolvimento, calendário de vacinas, ferro, Vitamina A, Teste Auditivo, Teste do Pezinho, consulta odontológica, acompanhamento regular, direitos dos registros/segunda via, fatores de risco, orientações e cuidados à saúde geral...)

Metodologia Qualificação da prática clínica Capacitar a equipe sobre a saúde da criança/protocolos. Reunião antes do inicio da intervenção. Reuniões semanais: Consulta na primeira semana de vida, crescimento, desenvolvimento, vacinas, suplementação,avaliação odontologia, teste do pezinho e triagem auditiva, fatores de risco, registro das informações, consultas em atraso, orientações de cuidados a saúde.

Logística Protocolo de saúde da criança Ministério de Saúde (Brasil, 2012) Registro da informação nas fichas espelho e da caderneta da criança. Determinar a função de cada integrante da equipe. Preenchimento da planilha de coleta de dados semanalmente Monitoramento das ações em saúde a traves da revisão dos prontuários e fichas espelho.

Logística Disponibilizar 20 vagas semanais para consulta pediátrica (4 vagas para problemas agudos de saúde). Reprodução da ficha espelho. Disponibilizar o material necessário (fita métrica, vacinas, suplementos...) Reuniões com a comunidade. Atividades educativas. Reuniões semanais com a equipe. Busca ativa semanal

OBJETIVO 1 - Ampliar a cobertura do Programa de Saúde da Criança. Resultados OBJETIVO 1 - Ampliar a cobertura do Programa de Saúde da Criança. Meta 1.1: Ampliar a cobertura da atenção à saúde para 95% entre zero e 72 meses pertencentes à área de abrangência da unidade saúde. Figura 1: proporção de crianças entre zero e 72 meses inscritas no programa da unidade de saúde na ESF L-04, no bairro Tancredo Neves, Distrito Leste, Manaus/AM, 2015.

OBJETIVO 2 – Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Resultados OBJETIVO 2 –  Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2.1. Realizar a primeira consulta na primeira semana de vida para 100% das crianças cadastradas. Figura 2.proporção de crianças com primeira consulta na primeira semana de vida na ESF L-04, no bairro Tancredo Neves, Distrito Leste, Manaus/AM, 2015.

OBJETIVO 2 – Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Resultados Metas 100% OBJETIVO 2 –  Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2.2: Monitorar o crescimento em 100% das crianças. Meta 2.3: Monitorar 100% das crianças com déficit de peso. (13 crianças) Meta 2.4: Monitorar 100% das crianças com excesso de peso. (2 crianças) Meta 2.5: Monitorar o desenvolvimento em 100% das crianças.

OBJETIVO 2 – Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Resultados OBJETIVO 2 –  Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2.6: Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade. Figura 3: proporção de crianças com vacinação em dia para a idade na ESF L-04, no bairro Tancredo Neves, Distrito Leste, Manaus/AM, 2015.

OBJETIVO 2 – Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Resultados OBJETIVO 2 –  Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2.7: Realizar suplementação de ferro em 100% das crianças de 6 a 24 meses. Meta 100% (47 crianças)

OBJETIVO 2 – Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Resultados OBJETIVO 2 –  Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2.8: Realizar triagem auditiva em 100% das crianças. Figura 4: proporção de crianças que realizaram triagem auditiva na ESF L-04, no bairro Tancredo Neves, Distrito Leste, Manaus/AM, 2015

OBJETIVO 2 – Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Resultados OBJETIVO 2 –  Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2.9: Realizar teste do pezinho em 100% das crianças até 7 dias de vida. Figura 5: proporção de crianças com teste do pezinho realizado até 7 dias de vida na ESF L-04, no bairro Tancredo Neves, Distrito Leste, Manaus/AM, 2015.

OBJETIVO 2 – Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Resultados OBJETIVO 2 –  Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2.10: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das crianças de 6 e 72 meses. Meta 100% (89 crianças)

OBJETIVO 2 – Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Resultados OBJETIVO 2 –  Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta 2.11: Realizar primeira consulta odontológica para 100% das crianças de 6 a 72 meses de idade moradoras da área de abrangência, cadastradas na unidade de saúde. Figura 6: proporção de crianças de 6 a 72 meses com primeira consulta odontológica na ESF L-04, no bairro Tancredo Neves, Distrito Leste, Manaus/AM, 2015.

OBJETIVO 3 – Melhorar a adesão ao programa de Saúde da Criança Resultados OBJETIVO 3 – Melhorar a adesão ao programa de Saúde da Criança Meta 3.1: Fazer busca ativa de 100% das crianças faltosas às consultas. Meta 100%

OBJETIVO 4 – Melhorar o registro das informações Resultados OBJETIVO 4 – Melhorar o registro das informações Meta 4.1: Manter registro na ficha de acompanhamento/espelho da saúde da criança de 100% das crianças que consultam no serviço. Meta 100%

Resultados OBJETIVO 5 – Mapear as crianças de risco pertencentes à área de abrangência o registro das informações Meta 5.1: Manter Realizar avaliação de risco em 100% das crianças cadastradas no programa. Meta 100%

OBJETIVO 6 – Promover a saúde das crianças Resultados OBJETIVO 6 – Promover a saúde das crianças Meta 6.1: Dar orientações para prevenir acidentes na infância em 100% das consultas de saúde da criança. Meta 100%

OBJETIVO 6 – Promover a saúde das crianças Resultados OBJETIVO 6 – Promover a saúde das crianças Meta 6.2: Colocar 100% das crianças para mamar durante a primeira consulta. Figura 7: número de crianças colocadas para mamar durante a primeira consulta na ESF L-04, no bairro Tancredo Neves, Distrito Leste, Manaus/AM, 2015.

OBJETIVO 6 – Promover a saúde das crianças Resultados OBJETIVO 6 – Promover a saúde das crianças Meta 6.3: Fornecer orientações nutricionais de acordo com a faixa etária para 100% das crianças. Meta 6.4: Fornecer orientações sobre higiene bucal, etiologia e prevenção da cárie para 100% das crianças de acordo com a faixa etária. Meta 100%

Discussão A intervenção proporcionou: Atendimento às crianças entre 0 e 72 meses; Atualização do cadastro e cobertura das crianças; Melhoria, aperfeiçoamento dos registros; Melhoria na qualidade da atenção; Melhoria na adesão por meio da busca ativa;

Discussão A intervenção proporcionou: Interação com a comunidade de forma ativa; Ações educativas e preventivas; Qualificação da equipe/ aprofundamento teórico; Atenção interdisciplinar e integração da equipe; Aumento da quantidade de atendimento; Aperfeiçoamento na comunidade em prevenção;

Discussão Dificuldades População superior a possibilidade de resposta da ESF. Divisão geográfica inadequada da área de abrangência. Reclamação de mães e/ou responsáveis pelo aumento na demora nas consultas. Irresponsabilidade das mães e/ou pessoas responsáveis para continuidade das consultas.

Expectativas Significado Aprendizados mais relevantes Reflexão Crítica Expectativas Significado Aprendizados mais relevantes

Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento. Brasília. Ministério da Saúde, 1ª Edição, 2012. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). CENSO DEMOGRÁFICO 2012. Características da população e dos domicílios: resultados do universo. Rio de Janeiro: IBGE, 2013.

OBRIGADO!