Trabalho elaborado por: Marta Nunes, 7ºC, nº14

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Atividade Vulcânica Ciências Naturais – 7º Ano
Advertisements

Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Manifestações da Actividade Geológica
3.1- Actividade vulcânica: riscos e benefícios da actividade vulcânica
Vulcanismo.
Erupções vulcânicas Mariana 4º a Nº19.
Materiais Vulcânicos Escola Secundária São João da Talha | 2011.
Vulcanismo.
Vulcanologia.
Ciências Naturais – 7.º ano
Compreender a estrutura e dinâmica da Geosfera
ACTIVIDADE VULCÂNICA.
TIPOS DE VULCANISMO SECUNDÁRIO. O que é o vulcanismo secundário? Após o período ativo, um vulcão entra numa fase de repouso. Nesta fase, a atividade vulcânica.
Compreender a Terra 7 3 Subdomínio. Compreender a Terra 7 Erupção dos Capelinhos.
Vulcanismo Fenómenos naturais que resultam do geodinamismo interno da Terra. Vulcanismo primário – caracteriza-se pela ocorrência de erupções vulcânicas.
Formação dos vulcões História dos vulcões As projeções resultantes das fases explosivas são classificadas em função de suas dimensões em : bombas, escórias,
Surgem por causa de um choque que acontece entre as camadas que formam a crosta terrestre e as placas tectônicas, formando assim pequenas aberturas no.
Rosa Maria Vieira Silva Pereira. A superfície da Terra é formada, em grande parte, por rochas. Também podemos encontrar rochas por baixo do solo, como.
MINERAIS E ROCHAS Professora Virgínia. O PLANETA NÃO É ESTÁTICO! As rochas terrestres não constituem massas estáticas. Elas fazem parte de um planeta.
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
Paisagens geológicas e minerais constituintes das rochas
F7 Riscos e benefícios da atividade vulcânica CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano.
As estruturas e as formas de relevo AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO A FORMAÇÃO DAS PAISAGENS 1ª série EM – Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário.
Desastres Naturais Desastres Naturais Principais fenômenos.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física A FALA.
BASALTO: É uma rocha formada pelo resfriamento rápido da lava exposta ao vento e à chuva. É muito usada na pavimentação de pisos e revestimento de paredes.
Atmosfera: o ar que nos rodeia
Professora: Alexsandra Ribeiro
AGENTES DO RELEVO.
PLACAS TECTÔNICAS. Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. Segundo a Teoria da.
SISMOLOGIA E VULCANISMO
Vulcanismo Secundário
Vulcanismo.
4. Estrutura interna da Terra
Professor: Guilherme Vieira
Ciências da Natureza e suas
Planícies: Planície Amazônica Oriente Médio.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Vulcanismo Elaborado por: Rita Martins \ Nº: 20 7ºC.
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais – 7.º ano
das erupções vulcânicas
ESTRUTURA DA TERRA.
Açores – Ilha Terceira Geologia 12ºano.
Fatores e elementos climáticos
Energia eólica.
Ciências Naturais – 7.º ano
Consequência s negativas da actividade vulcânica.
Métodos diretos para o estudo da estrutura interna da Terra
ROCHAS E MINERAIS. ROCHAS As rochas podem ser classificadas de acordo com a maneira como se formaram na natureza. Tipos: rochas magmáticas, rochas sedimentares.
Aspectos Gerais: Geologia e Relevo
4.1. Métodos para o estudo do interior da Terra A Estrutura Interna da Terra Ciências Naturais – 7.º ano.
Quais os métodos utilizados pelos cientistas no estudo do interior da Terra?
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais – 7.º ano
Estrutura Geológica da Terra, formação de rochas e processos erosivos
Ciências Naturais – 7º Ano
ROCHAS E MINERAIS.
A Dinâmica da Litosfera
Vulcanologia.
A energia geotérmica em Portugal
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Ciclo das Rochas Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Vulcões Erupção Efusiva Material Procedimento
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Quais os métodos utilizados pelos cientistas no estudo do interior da Terra?
Ciclo das Rochas Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Génese das rochas magmáticas e metamórficas. Ciclo das rochas.
Transcrição da apresentação:

Trabalho elaborado por: Marta Nunes, 7ºC, nº14 Agrupamento de Escolas da Sertã Ciências Naturais Prof. Isabel Rodrigues Actividade vulcânica Trabalho elaborado por: Marta Nunes, 7ºC, nº14

Como conhecer o interior da Terra? Para conhecer melhor o interior da Terra, os geólogos utilizam os métodos: - directos; - e indirectos; - Os métodos directos são realizados através sondagens, exploração de minas e observação de afloramentos; - os métodos indirectos são realizados através do estudo de meteoritos, ondas sísmicas e vulcões.

O que é um vulcão? Vulcão – relevo construído pela acumulação de materiais magmáticos provenientes do interior da Terra.

Quem estuda os vulcões? Os vulcões e a sua actividade são estudados por uma equipa de cientistas, os vulcanólogos.

Como é constituído um vulcão? O interior de um vulcão é constituído por: Bolsa ou câmara magmática – reservatório de magma no interior da Terra; Chaminé – conduta por onde é expelido o magma desde a câmara magmática até á superfície (chaminé principal e chaminés secundárias);

Cone vulcânico – estrutura em forma cónica resultante da acumulação de materiais provenientes do interior da Terra que se forma quando o vulcão entra em erupção; Cratera – abertura na superfície do cone vulcânico, por onde são expelidos os materiais vulcânicos.

Chaminé principal Cratera Lava Chaminé secundária Câmara magmática Cone vulcânico

Como se formam vulcões? No interior da Terra a temperatura é muito alta(800º a 1200º), por isso as rochas e os gases lá existentes fundem e formam uma mistura, o magma, que se encontra no interior das câmaras magmáticas. Devido ás variações de pressão ocorrem fracturas que o magma vai ocupar. Caso as fracturas atinjam a superfície, formam-se chaminés.

O magma sobe pelas chaminés, e quando chega á superfície arrefece e perde alguns dos seus gases, transformando-se em lava. No topo da chaminé principal existe uma depressão em forma de funil, a cratera, onde são expelidos materiais para o exterior. O mesmo acontece com as chaminés secundárias, tendo crateras secundárias.

As erupções vulcânicas podem ser: Efusivas As erupções vulcânicas podem ser: Ou Explosivas

Por que ocorrem explosões efusivas e explosivas? Os magmas têm composição diferente consoante as rochas que fundiram: -Uns são mais espessos e por isso demoram mais tempo a escorrer, chamam-se viscosos; -outros são menos espessos e mais rápidos, os menos viscosos.

Nos vulcões com o magma muito viscoso, quando este chega á superfície pode solidificar bloqueando a chaminé. Os gases provocam muita pressão dentro do vulcão e ocorrem explosões e, por vezes, nuvens ardentes. Dá origem ás erupções explosivas. Nuvens ardentes

Nos vulcões com magmas menos viscosos, os gases são libertados mais facilmente e por não originam explosões – são chamadas erupções efusivas.

Piroclastos Os piroclastos podem ter origem no magma que solidifica no interior e é expelido para o exterior do vulcão ou no arrefecimento da lava que é lançada para o ar, solidificando até chegar ao solo.

Existem três tipos de piroclastos: Nome Dimensões Características Cinzas vulcânicas Lapili Bombas vulcânicas < 2 mm 2-64 mm 64 mm( pode chegar a 1m) Poeiras que são transportadas a grandes distâncias pelo vento e ao caírem no solo podem originar solos férteis. Porções de lava lançada ao ar que arrefece e solidifica á medida que cai no solo Fragmentos de lava que solidificam no ar antes de chegar ao solo

Vulcanismo residual O magma permanece no interior da Terra, mesmo depois das erupções terem acabado. Isso dá origem a fenómenos denominados de vulcanismo residual.

Existe três tipos de vulcanismo residual: Fumarolas – Emissão de vapor de água e outros gases pelas fissuras da Terra. Nascentes termais – águas quentes subterrâneas que sobem á superfície Géiseres – Jactos de água e vapor provenientes do aquecimento de águas subterrâneas.

Benefícios e riscos da actividade vulcânica Torna as terras férteis; Paisagens de rara beleza; Exploração mineral; Aproveitamento de energia geotérmica; Aproveitamento de materiais para construção.

Benefícios e riscos da actividade vulcânica - Morte de pessoas; - destruição de casas; - destruição de habitats; - destruição de paisagens; - morte de animais; -…

Curiosidades A palavra vulcão vem de Vulcano, o deus do fogo na mitologia romana; O maior vulcão do mundo é o Mauna Loa, no Havaí, com mais de 12 mil metros de altura e 100km de diametro.  O vulcão mais antigo do mundo fica na região Amazónia. A sua idade? Quase dois biliões de anos.  Os terrenos vulcânicos são terrenos muito férteis. Neles, mesmo à superfície, qualquer semente ou planta (algumas até trazidas pelo vento) germinam com muita facilidade. Daí serem procurados pelas populações que obtêm uma maior produtividade, embora possam correr riscos.

Bibliografia http://www.google.com/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_bYpXPq- s9qc/S_EBHNt5XBI/AAAAAAAAAAs/4KCehZazUU8/s1600/vulcao.jpg&imgrefurl=http:// 1113catastrofesnaturais.blogspot.com/2010_05_01_archive.html&usg=__tsK4kMYiMWLxVR M-lN0x7kke0Pw=&h=329&w=500&sz=46&hl=pt- BR&start=31&sig2=_Z3_Jn2P_hqLMfO6sQrUMA&zoom=1&tbnid=6dZZT7bEMBc3SM:&tbn h=147&tbnw=208&ei=2bKyTZm- KYiL4QblmvXzCw&prev=/search%3Fq%3Dvulc%25C3%25B5es%2Bestrutura%26um%3D1% 26hl%3Dpt- BR%26sa%3DX%26biw%3D1280%26bih%3D645%26tbm%3Disch0%2C831&um=1&itbs=1&ia ct=hc&vpx=591&vpy=351&dur=305&hovh=182&hovw=277&tx=195&ty=109&page=3&ndsp=17& ved=1t:429,r:2,s:31&biw=1280&bih=645 http://www.google.com/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_KdjZx95HE20/TURBVqMyo2I/AAAAA AAACv4/2mABkC920VI/s1600/Vulc%2525C3%2525A3o02.jpg&imgrefurl=http://comunidademib.blogs pot.com/2011/01/formacao-dos- vulcoes.html&usg=__2YpCYDR3x8Cx5NDKgTi8umecivE=&h=418&w=488&sz=48&hl=pt- BR&start=0&sig2=d_s8tjuRYYbXjwlCJC19kQ&zoom=1&tbnid=A25RRo_sB8DbBM:&tbnh=160&tbnw=188 &ei=MbKyTYDFC4Si8QOh8ciWDA&prev=/search%3Fq%3Dvulc%25C3%25B5es%26um%3D1%26hl%3 Dpt- BR%26sa%3DN%26biw%3D1280%26bih%3D645%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=799& vpy=279&dur=38&hovh=208&hovw=243&tx=167&ty=88&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:10,s:0

Bibliografia http://www.grupoescolar.com/materia/vulcoes.html http://www.google.com/imgres?imgurl=http://meteoribatejo.hostzi.com/wp- content/uploads/2010/11/vulcao- 340x320.jpg&imgrefurl=http://meteoribatejo.hostzi.com/2010/11/guia-rapido- da-vida-dos-vulcoes/&usg=__RIWWAE3_I7KDPKR519IfE- x86rQ=&h=320&w=340&sz=21&hl=pt- BR&start=31&sig2=wkmhLHtRF5RsNWcoRcguxg&zoom=1&tbnid=- aQ4PtU_r5K6NM:&tbnh=157&tbnw=164&ei=2bKyTZm- KYiL4QblmvXzCw&prev=/search%3Fq%3Dvulc%25C3%25B5es%2Bestrutura%2 6um%3D1%26hl%3Dpt- BR%26sa%3DX%26biw%3D1280%26bih%3D645%26tbm%3Disch0%2C831&um= 1&itbs=1&iact=hc&vpx=732&vpy=314&dur=2526&hovh=218&hovw=231&tx=161&ty =143&page=3&ndsp=17&ved=1t:429,r:8,s:31&biw=1280&bih=645