MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Orientadora: Erica Almeida Coelho
Universidade Federal de Pelotas
Aluna: Mayumi Arantes Yoshino Orientadora: Denise Bermudez Pereira
Orientadora Lenise Cecilio
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Franciele Darsie Dahmer
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Juliana Bento da Cunha Orientadora: Angela Wilma Rocha
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 4 Qualificação.
Aluna: Ana Cecília Lopes de Lima
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Tacila Nogueira Costa Nery de Azevedo Orientadora: Mariangela Soares
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
Trabalho de Conclusão de Curso
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
. Aluna: Lisane Cardoso Mendes Orientadora: Helen Pereira Rocha
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Aberta do SUS
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
Débora Mânica Rockenbach Orientadora: Helen Pereira Rocha
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Evelynne Ferreira Borba Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
Laura Riffel Bitencourt Médica do PROVAB em Santa Cruz do Sul
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
Autora: Ilsiane Bastiani Orientadora: Simone Damásio Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância MELHORIA NA DETECÇÃO DE CÂNCER DE.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Aluna: Manuela da Silva Orientadora: Alexandra da Rosa Martins
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA 6 Melhorias da Atenção ao Câncer de Colo de Útero e Câncer de Mama na Unidade Básica Pereira em Santa Rosa, RS Morgana Regina Rodrigues Orientadora: Bianca Bittencourt de Souza Pelotas, 2015.

1. Análise Situacional Santa Rosa – RS Unidade Básica Pereira 68.595 habitantes; 2 UBS e 15 ESF; FUMSSAR Unidade Básica Pereira 1 consultório médico, 1 consultório da enfermeira, 1 sala de procedimentos, 1 sala de vacinas, 1 consultório psicóloga/nutricionista, recepção, 1 sala de almoxarifado e expurgo, 1 cozinha e 1 sala de limpeza Equipe médica: 1 médica, 1 enfermeira, 4 técnicos de enfermagem, 1 educador físico, 1 psicóloga, 1 nutricionista, 5 ACSs, 1 administrativa, 1 terapeuta ocupacional; População adscrita: 4800 pessoas – 80% cadastrada

Situação da Saúde da Mulher na Unidade (CAP): Mulheres 25-64 anos: 1101 Mulheres 50-69 anos: 397 60% mulheres entre 50-69 anos com mamografias em dia 75% mulheres entre 25-64 anos com citopatológicos em dia 100% - orientações sobre prevenção de câncer de colo de útero, câncer de mama e DSTs 100% - avaliação de fatores de risco 100% - exames satisfatórios - citopatológicos

2. Justificativa Condições precárias dos registros Detecção tardia do câncer de colo de útero e câncer de mama Melhorar a educação em saúde à população

3. Objetivos Objetivo Geral Melhorias da atenção ao câncer de colo de útero e câncer de mama na Unidade Pereira em Santa Rosa a fim de realizar a detecção precoce.

Objetivos Específicos: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero e do câncer de mama. Melhorar a qualidade da atenção do programa de câncer de útero e mama Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Melhorar o registro das informações das mulheres avaliadas Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Promover a saúde das mulheres avaliadas.

Metas: Metas de Cobertura: 40% mulheres entre 25-64 anos e 40% mulheres entre 50-69 anos Metas de qualidade: 100% amostras de CP satisfatórias Metas de melhoras da adesão: identificação e busca ativa de 100% das mulheres com CP e mamografias alteradas sem acompanhamento na UBS Metas de registro: manter registro do CP e mamografia em 100% das pacientes cadastradas

Metas de sinais de alerta: pesquisa de sinais de alerta em 100% das mulheres entre 25-64 anos para câncer de colo de útero e entre 50-69 anos para câncer de mama Metas de promoção à saúde: orientação de 100% das mulheres cadastradas sobre DSTs e fatores de risco para câncer de colo de útero e câncer de mama

4. Metodologia Foram estipuladas diversas ações detalhadas (no mínimo uma ação para cada meta) em 4 eixos de atuação: Monitoramento e Avaliação Organização e Gestão do Serviço Engajamento Público Qualificação da Prática Clínica

Ações para cobertura

Ações para melhoria da qualidade dos CPs

Ações para melhorias da adesão:

Ações na melhoria dos registros

Ações quanto a pesquisa de fatores de risco:

Ações na promoção à saúde

Capacitação da equipe de saúde

5. Relatório da Intervenção Ações previstas e desenvolvidas: Ampliação da cobertura Amostra satisfatórias dos CPs Registros adequados dos exames Orientações sobre CA de colo de útero e CA de mama Pesquisa de fatores de risco para CA de colo de útero e CA de mama Capacitação da equipe e palestras à comunidade Melhoria da adesão das pacientes à UBS Ações previstas e não desenvolvidas: Atraso na entrega dos resultados

6. Resultados Ampliação de Cobertura: 14,4% (158 mulheres entre 25-64 anos) e 16,5% (68 mulheres entre 50-69 anos)

Qualidade dos exames: 100% das amostras satisfatórias

Registros: 100% dos registros adequados

Pesquisa de sinais de alertas para o câncer de colo de útero e câncer de mama: 100% das pacientes avaliadas

Orientações sobre câncer de colo de útero, câncer de mama e DSTs: 100% das pacientes orientadas.

Melhorarias na adesão: Mamografias alteradas: 6 Citopatológicos alterados: 0 Busca ativa: 0 – pacientes com adesão à unidade – consultas agendadas previamente para mostrar resultado alterado em caso de lesão suspeita (conduta diferenciada) Todas as pacientes tiveram acesso ao resultado de seus exames.

7. Discussão Novas Rotinas na UBS: Teste Rápido HIV/Sífilis Capacitação da Equipe Palestras à comunidade Melhorias nos registros Criação de Planilha Excel Continuar ampliação da cobertura / adesão à UBS das pacientes com exames em atraso Reflexões no processo de aprendizagem da médica

7. Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de controle das doenças sexualmente transmissíveis. 4ª edição; Brasília – df; 2006 BRASIL. Ministério da Saúde. Manual da Estrutura Física das Unidades Básicas de Saúde. 2ª edição; Brasília – DF; 2008 BRASIL. Ministério da Saúde. protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para manejo da infecção pelo hiv em adultos. brasília – DF; 2013  BRASIL Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica: Controle dos Cânceres do Colo de Útero e da Mama. 2ª edição; Brasília – DF; 2013 INCA Instituto Nacional do Câncer - Dados atualizados sobre Câncer de Colo de Útero e Câncer de Mama – INCA: www2.inca.gov.br