País: Alemanha.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Revoluções Liberais do Século XIX
Advertisements

Unificação alemã e italiana
A formação da Alemanha (1834 – 1871)
Unificação Alemã.
A unificação da Itália e da Alemanha
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair AS UNIFICAÇÕES TARDIAS 1 - ITÁLIA: Dividida pelo Congresso de Viena (1815): –Norte e Noroeste – Reino de.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA
FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS AULA 12 O QUADRO POLÍTICO NA BAIXA IDADE MÉDIA SÉCULOS XII AO XV.
5 pontos para considerar sobre REVOLUÇÕES BURGUESAS LILIAN STAROBINAS.
América Anglo-Saxônica Geografia – Prof. Christian.
Três Lagoas. Bandeira Brasão Três Lagoas é um município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se da quarta.
A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS A BAIXA IDADE MÉDIA ( SÉCULOS XI ATÉ MEADOS DO SÉCULO XV)
Ordem da Guerra Fria Aula 5 Geografia Geral 1. II Guerra Mundial: EIXO ALIADOS -Alemanha - Reino Unido -Itália - França -Japão - EUA (ajuda à URSS) *
CORREÇÃO Tarefas capítulo 5. PÁGINA 109 EXERCÍCIOS 1 - A País O meio natural e a sua importância no desenvolvimento econômico EUA Os EUA possuem poucas.
Aluna: Priscila 3° ano TRABALHO DE GEOGRAFIA. CLIMA EUROPEU ● Europa apresentam quatro estações, duas das quais são mais marcadas: o Inverno, com temperaturas.
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O IMPERIALISMO Livro “Conexões com a História” 3 Páginas 12 a 29.
E.E. Ernesto Solon Borges Aluna: Eloisa 1° ‘’A’’ Vespertino Historia.
Japão
População. POPULAÇÃO - Dados Quantitativos Brasil País muito populoso ou povoado? Populoso Povoado.
SEMINÁRIO O século XIX e a reorganização geopolítica nas Guianas ou Amazônia Caribenha. As diversas formas de produção e transmissão de conhecimentos sobre.
Eduardo Machado Coelho Zulkiewicz número 4 Miguel Vieira Torres número 16 8°A.
Guianas Prof:Wilson 8° Ano A Matheus Kauã N:19 Stephan N:23.
Guianas Prof:Wilson 8° Ano A Matheus Kauã N:19 Stephan N:23.
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
Interpretação de Mapas e gráficos
Europa.
Localização do Vaticano
O que é uma ordem internacional (mundial)?
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Reinos bárbaros Europa medieval REINOS ROMANO- -GERMÂNICOS
O Fim da Antiguidade e o Início da Idade Média
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Pérsia.
República do peru Alunos: Augusto-1; Fábio-8 Professor: Wilson
Geo – Terra Graphien – Descrever
IDADE MÉDIA E FEUDALISMO
Módulo 29 – Crises dos séculos XIV e XV
Depois da queda do império romano do ocidente
Propriedades agrícolas de dimensão variável, que pertenciam à nobreza ou ao clero SENHORIOS 1ª Fase Tem um carácter territorial associado à manutenção.
Um estudo de caso: os “bárbaros” germânicos
Direito contemporâneo: revoluções liberais e constitucionalismo
O governo dos 100 dias Artesanato Nossa Senhora Aparecida
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
1ª Guerra Mundial 3 Modulo.
Unificação Alemã e Italiana
Conselhos para um bom Semestre
Percurso 1: Do mundo multipolar para o bipolar
IMPERIALISMO COLONIALISMO.
IDADE MÉDIA – FEUDALISMO ALTA IDADE MÉDIA (SÉC V – X) 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Formação e apogeu do Feudalismo. Período de constantes invasões e deslocamentos.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL GEOGRAFIA – PROF. RONALDO
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
GUERRA FRIA.
GEOGRAFIA INDUSTRIAL 1.
O que é região? Regionalização
O MUNDO ATUAL PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS DIVISÃO POLÍTICA DO MUNDO ATUAL
Da Antiguidade para a Idade Média
IDADE CONTEMPORÂNEA AS UNIFICAÇÕES TARDIAS 1 - ITÁLIA:
Revoluções Liberais do Século XIX E Unificações da Itália e Alemanha
Invasões germânicas.
A Reforma Protestante.
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
A Formação dos Reinos Bárbaros
Egito Antigo: política, economia e sociedade
EUROPA SÉCULO VI. Alta Idade Média História da Alta Idade Média, Inicio do feudalismo, resumo, características, fatos históricos, bibliografia Introdução.
IDADE MÉDIA século V ao XV
Europa - População Capítulo 5
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Próximo Caderno 9 » Capítulo 4 GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX.
Idade Média Idade Média A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa.
Transcrição da apresentação:

País: Alemanha

Localização - com mapa ilustrativo

Área territorial : Alemanha possui extensão territorial de 356.733 quilômetros quadrados, onde residem 81.166.671 habitantes, considerado o segundo país mais populoso da Europa. Além de populoso, o país é bem povoado, com densidade demográfica de 230 habitantes por quilômetro quadrado. A capital nacional é a cidade de Berlim, que possui 3.395.200 habitantes. Outras cidades importantes são: Hamburgo (1.743.600 habitantes), Munique (1.259.700 habitantes), Colônia (983.300 habitantes), Frankfurt (651.900).

Breve histórico: A região da Alemanha foi inicialmente habitada por tribos finesas e, em seguida, pelos celtas. Porém, estes últimos foram expulsos para regiões ocidentais pelas tribas germânicas (bárbaros) que chegaram ao território por volta de 800 AC. O mais poderoso dos estados, fundado na Gália pelos germânicos no início da Idade Média, o reino dos francos, foi erguido por Carlos Magno.

Após o tratado de Verdun (845), passou a existir o reino da Germânia Após o tratado de Verdun (845), passou a existir o reino da Germânia. Independente, este reino tornou-se uma monarquia eletiva. Em 936, o imperador germânico Otho, o Grande, conquistou regiões na Itália, aumentando sua influência junto ao estado papal. Usou este poder para fazer-se coroar imperador. A Alemanha passou a ser chamada de sacro Império Romano Germânico.

A autoridade dos imperadores germânicos, na Idade Média, era apenas simbólica, pois a Alemanha passou a ser apenas uma espécie de estado feudal. Os senhores feudais possuiam o poder de fato na região, decidindo sobre as ações políticas, jurídicas e econômicas em seus feudos. No século XVI, durante a reforma protestante, a Alemanha foi abalada pelas lutas religiosas. Seu território foi praticamente dividido em duas partes: Alemanha do Norte (protestante) e Alemanha do Sul (católica).

No começo do século XIX a região foi conquistada pelos franceses sob o comando de Napoleão Bonaparte. O sacro Império Romano Germânico foi abolido e em seu lugar foi criada a Confederação do Reno, que foi dissolvida pelo Congresso de Viena e reconstituída em novas bases com o nome de Confederação Germânica (1815). No final do século XIX a Alemanha foi unificada, formando um estado, com a atuação diplomática do chanceler Otto von Bismarck.

No começo do século XIX a região foi conquistada pelos franceses sob o comando de Napoleão Bonaparte. O sacro Império Romano Germânico foi abolido e em seu lugar foi criada a Confederação do Reno, que foi dissolvida pelo Congresso de Viena e reconstituída em novas bases com o nome de Confederação Germânica (1815). No final do século XIX a Alemanha foi unificada, formando um estado, com a atuação diplomática do chanceler Otto von Bismarck.

Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas partes: Alemanha Ocidental (capitalista) e Oriental (socialista). A reunificação ocorreu apenas em 1990, com a queda do Muro de Berlim e a crise do socialismo. Atualmente, a Alemanha é um país democrático e com uma economia forte. Integrante da Comunidade Europeia, é um dos países mais desenvolvidos do mundo.

Indicadores sociais - IDH - taxa de natalidade - Pirâmide etária:

Relevo - formas do relevo com imagens:

Clima - com climograma:

O clima é quente e temperado O clima é quente e temperado. Há muito menos pluviosidade no inverno que no verão. De acordo com a Köppen e Geiger o clima é classificado como Cwb. A temperatura média anual em Alemão é 19.0 °C. Pluviosidade média anual de 1307 mm.

Hidrografia - com imagens: