Professores: Pedro Teixeira Vergasta da Silveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O RELEVO TERRESTRE AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
Advertisements

O RELEVO DO MUNDO DESENVOLVIDO
Agentes externos de formação do relevo e Tipos de relevo
Saionara Pires Rodrigues - Cientista Social UFRGS
Relevo e solo – formação e classificação
Prof. José Victor 2 período 2015
Relevo brasileiro. Processo de Formação Fatores Endógenos – agentes internos -Formaram o relevo Ex.: Tectonismo e Vulcanismo Fatores Exógenos – agentes.
Agentes Formadores de Relevos
Estrutura Geológica. 3 formações básicas da estrutura geológica: Escudos Cristalinos ou maciços antigos Bacias Sedimentares Dobramentos Modernos.
MINERAIS E ROCHAS Professora Virgínia. O PLANETA NÃO É ESTÁTICO! As rochas terrestres não constituem massas estáticas. Elas fazem parte de um planeta.
Erosão marinha A Erosão provocada pelas águas do mar designa-se por erosão marinha ou abrasão marinha. As águas do mar actuam sobre os materiais do litoral.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID Escola Estadual Severino Cabral Disciplina: Geografia Professora: Èricka Araújo Bolsista:
Paisagens geológicas e minerais constituintes das rochas
As estruturas e as formas de relevo AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO A FORMAÇÃO DAS PAISAGENS 1ª série EM – Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário.
Relevo Africano O relevo africano é formado por estruturas geológicas muito antigas, ainda do período Pré-cambriano. Praticamente toda extensão do território.
 Tectonismo ou diastrofismo  Vulcanismo  Abalos sísmicos ou terremotos.
Agentes externos 6º Ano.
C LASSIFICAÇÃO DO R ELEVO B RASILEIRO Prof. Gerson Diniz 1ª série – Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário.
- Abalos Sísmicos - Terremotos - Vulcões - Chuvas - Rios - Vento - Neve - Mar - Intemperismo - Homem.
Professora: Alexsandra Ribeiro
Geologia e Relevo do Brasil
Terra: um planeta mutante
AGENTES DO RELEVO.
PLACAS TECTÔNICAS. Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. Segundo a Teoria da.
Prof. Anderson Lourenço
A ESTRUTURA GEOLÓGICA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE
AGENTES DO RELEVO.
AULÃO DA LIGA DE PROFESSORES
TIPOS DE ROCHAS. A estrutura geológica é extremamente importante na formação dos recursos minerais, além de estabelecer uma grande influência na consolidação.
Geologia, Relevo e Mineração no Brasil
Professora Ana Maria 6º A/B 2017
Estrutura geológica Brasil
A Dinâmica da Litosfera
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – IEE MATÉRIA DE GEOGRAFIA
ALGUNS ASPECTOS DA COSTA
Fixação e Aprofundamento do Conteúdo.
MODELANDO O RELEVO TERRESTRE.
Aspectos do relevo.
Planícies: Planície Amazônica Oriente Médio.
Formação do Planeta - TEORIAS
Estrutura Geológica.
Agentes do relevo Professor: Jeferson.
ESTRUTURA DA TERRA.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2017/2018
Ciências Naturais – 7.º ano
Aspectos Gerais: Geologia e Relevo
A Terra: estrutura geológica
Estrutura Geológica da Terra, formação de rochas e processos erosivos
Ciências Naturais – 7º Ano
Ciências Naturais – 7.º ano
RELEVO PROFESSOR MARCIANO DANTAS. Relevo são as diversas formas existentes na superfície terrestre; apresentam-se na forma de planaltos, planícies, montanhas.
A Dinâmica da Litosfera
RELEVO.
AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
Agentes do relevo Prof. Cisso.
Capítulo 9 O relevo e suas formas
Geologia: Estrutura e idade da Terra
A estrutura da Terra CÁP 02 -Geografia geral.
Relevo do Brasil (Orografia Brasileira)
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2018/2019
Agentes externos 6º Ano.
A Geomorfologia Litoral
A Geomorfologia Litoral
Estruturas e formas do relevo 27/02/2019.
GEOGRAFIA PROF. CARLOS 1ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO.
AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2018/2019
G E O L O G I A ST 409 A CROSTA TERRESTRE ¨PLACAS TECTÔNICAS¨ PROF. HIROSHI YOSHIZANE.
Relevo O relevo é a parte superficial da litosfera (camada sólida da Terra) É onde as transformações geológicas se expressam mais nitidamente, sendo também.
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – IEE MATÉRIA DE GEOGRAFIA AULA: RELEVO DE SANTA CATARINA Professores: Pedro Teixeira Vergasta da Silveira Thais Caroline Nunes Barreto

O que é o relevo ? Relevo é o nome que damos ao que se sobressai na superfície terrestre, a ciência que estuda o relevo ( sua origem, suas formas, sua estrutura) é a geomorfologia. O Estado de Santa Catarina apresenta três grandes unidades de relevo 1- Planície litorânea ou costeira 2- Planaltos e serras do leste (incluindo as serras litorâneas ) 3 - Planalto ocidental

O Estado de Santa Catarina pode ser dividido em dois domínios morfoestruturais: Embasamento – Terras altas representados pelas serras do Leste Catarinense; de origem magmática e metamórfica , basicamente granito e diabásio. Planície Costeira – Terras Baixas representadas pelos depósitos Quaternários

Planície Costeira As planícies costeiras são definidas como regiões de baixo gradiente que margeiam corpos de água de grandes dimensões, como o mar, representando comumente faixas de terra recentemente emersas, compostas por sedimentos marinhos e flúvio-marinhos, em geral de idade quaternária (SUGUIO, 1992).

Ilhas São áreas de terra emersa circundada de água por todos os lados (mar, lago, rio). Classificação de Ilhas: Ilhas Oceânicas ou Vulcânicas: São partes emersas de grandes cadeias de montanhas não conectadas ao continente emergindo do assoalho submarino, distante do litoral. Os vulcões “nascem” nos fundos marinhos e o seu topo atinge a superfície ficando fora de água. Ex.: arquipélago de Fernando de Noronha.  

Ilhas Ilhas Costeiras ou Continentais: Situam-se próximas aos continentes e estão geologicamente relacionadas ao relevo continental. Ex.: Ilha de Santa Catarina, Ilha do Campeche  

Ilha de Santa Catarina A Ilha de Santa Catarina é constituída por dois grandes domínios: embasamento cristalino que representa as serras litorâneas e os sedimentos que representam a planície costeira.

AGENTES DO RELEVO

O que são os agentes do relevo ? Os agentes de formação do relevo são aqueles que ajudam a dar a forma ao relevo, eles podem ser divididos em agentes : 1 – Agentes endógenos ( internos) 2 – Agentes exógenos ( externos )

Agentes endógenos São o tectonismo e o vulcanismo. Tectonismo = Ajuda na formação do relevo por meio de acomodações das placas tectônicas, que podem se aproximar ou se afastar, dá origem as montanhas mais recentes e as fossas oceânicas, assim como terremotos e tsunamis. Vulcanismo = Ajuda na formação do relevo quando existe uma grande pressão no interior da Terra, as camadas da crosta e rompem, dando origem a duas forma de relevo, as montanhas e os planaltos.

Agentes exógenos Modelam o relevo. água (chuva, rio, mar), vento e homem

Intemperismo Intemperismo: Alteração das rochas; É um processo importante Fatores que controlam o intemperismo: Clima, relevo, tipo de rocha, fauna e flora, entre outros. Intemperismo Físico Intemperismo Químico Intemperismo Biológico

EROSÃO A erosão é um dos principais elementos para a transformação dos relevos. Toda fase erosiva corresponde, simultaneamente, a uma fase de transporte e sedimentação. Erosão é diferente de intemperismo. Os processos geológico/geomorfológicos sofrem a erosão, o transporte e a deposição, e entra novamente no ciclo sedimentar e estarão disponíveis para mais um ciclo.

Existem diversos agentes que provocam a erosão no material rochoso e sedimentar: água, vento, gravidade, o gelo, entre outros.

Os principais agentes de erosão que observamos na zona costeira do Estado de Santa Catarina são: Erosão pluvial/fluvial: ocorre pela ação das chuvas (pluvial) e pela ação dos rios (fluvial). Erosão marinha: se dá principalmente pela ação de ondas e correntes costeiras. Erosão marinha O “palco” principal destas ações é a linha de costa. As ondas no instante de sua quebra libera grande quantidade de energia, sendo este suficiente para produzir um impacto no material, e produzindo sua a desagregação.

Feições - Formas Resultantes Diferentes rochas além de diferentes processos vão gerar um retrabalhamento diferencial, ou seja, as rochas vão responder de maneira distinta à chuva ou a ação das ondas. Alguns exemplos das formas marinhas relacionadas com a destruição do relevo são as cavernas marinhas, escarpas de praia, pontais, dunas. As formas deposicionais mais comuns são praias, dunas costeiras, pontais arenosos, entre outras.

Dois tipos de linha de costa: Nos costões possuí grande força erosiva e gera um “entalhe” (ou retrabalhamento erosivo) deles, retirando o material de sua base podendo provocar deslizamentos e queda de blocos.

As praias... têm a característica de movimentar mais material e construir uma zona de arrebentação

Diversas origens e composição, se destacando os depósitos coluviais; , de leque aluvial e aluvial; depósitos eólicos, depósitos lagunar, praial, lagunar praial, de baía, paludial, antropogênico do tipo sambaqui e tecnogênico