MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Universidade Federal de Pelotas
Orientadora Lenise Cecilio
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EAD
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Rafaela Vieira de Alencar Céo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 4 Qualificação.
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
FRANCISCO ROBSON DA COSTA ORIENTADORA: ELISIANE BISOGNIN
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Anavir Leyva Labrada Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Tacila Nogueira Costa Nery de Azevedo Orientadora: Mariangela Soares
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Qualificação do programa de saúde da mulher com ênfase à detecção precoce de cânceres do colo do útero e de mama da unidade de Saúde Jorge Heine em Itambé.
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
Trabalho de Conclusão de Curso
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
Qualificação do Programa de Prevenção do Câncer de Colo de Útero  e Detecção Precoce do Câncer de Mama na Unidade de Saúde - Farroupilha – do Município.
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
. Aluna: Lisane Cardoso Mendes Orientadora: Helen Pereira Rocha
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
ALCIDES AGRAMONTE ABEL Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Débora Mânica Rockenbach Orientadora: Helen Pereira Rocha
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
Aluna: Danielle Carvalho Monteiro Orientadora: Claudiane Mahl
Autor:Dr.Maikel Ramirez Valle
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Aluna: Manuela da Silva Orientadora: Alexandra da Rosa Martins
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Transcrição da apresentação:

MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização em Saúde da Família UNASUS – UFPel Jaiana K. Gubert Zakaluka Orientadora: Cristina Bossle de Castilhos Apoio pedagógico: Leonardo Pozza dos Santos

INTrodução Juntos o câncer de mama e o câncer de colo do útero matam cerca de 70 mil mulheres a cada ano no Brasil. O Câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo e o mais comum entre as mulheres (INCA; 2011). Importância do diagnóstico precoce.

introdução Município: Coronel Vivida – PR População aproximada: 21.700 hab. 9 equipes de ESF – cobertura de 100%; 5 Equipes de Saúde Bucal + CEO; 1 NASF; 1 UPA 24 horas; 1 Hospital de pequeno porte. 1 Base do SAMU

Coronel vivida - pr

introdução ESF do Centro – População cadastrada: 2.757 957 famílias ESF fica alocada à SMS juntamente com outra ESF. 717 mulheres entre 25 e 64 anos; 229 mulheres entre 50 e 69 anos;

Esf central

Esf central

introdução Anteriormente a intervenção: Maioria dos exames citopatológicos agendados; Não havia entrega dos exames no domicílio; Não havia registro de mamografias em um livro de registros específico e prontuários das mulheres; Pouca busca ativa das mulheres com exame atrasado.

objetivo Melhorar a detecção de câncer de colo do útero e de mama.

metodologia Período de 16 semanas; Capacitação da equipe; Aumento do número de coletas de exame citopatológico; Aumento da solicitação de mamografias; Melhoria da busca ativa; Melhoria dos registros;

metodologia Logística: Ficha espelho; Livros de registros; Prontuário eletrônico; Protocolo do MS de 2013 – Controle dos cânceres de colo do útero e da mama; Material educativo fornecido pela 7ª RS; Arquivo para os exames.

Objetivos, metas e resultados Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo do útero. META: Ampliar a cobertura das mulheres entre 25 e 64 anos de idade para 25%. RESULTADOS: Aumento de 27,3% (196 mulheres na faixa alvo) em 16 semanas de intervenção.

Objetivos, metas e resultados

Objetivos, metas e resultados Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama META: Ampliar a cobertura das mulheres entre 50 e 69 anos de idade para 60%. RESULTADOS: Aumento de 35,8% (82 mulheres na faixa alvo) em 16 semanas de intervenção.

Objetivos, metas e resultados

Objetivos, metas e resultados Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia; META: Buscar 100% das mulheres que tiveram exame alterado e que não retornaram a unidade de saúde. RESULTADOS: Obtivemos somente um exame alterado em cada ação e as pacientes retornaram a ESF para acompanhamento.

Objetivos, metas e resultados

Objetivos, metas e resultados

Objetivos, metas e resultados Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde; META: Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo uterino RESULTADOS: 100% de amostras satisfatórias nesse período.

Objetivos, metas e resultados Melhorar registros das informações; META: Registro dos exames citopatológicos de colo uterino mamografias em registro específico em 100% das mulheres. RESULTADO: 100% dos exames foram registrados.

Objetivos, metas e resultados Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama; META: Realizar avaliação de risco em 100% das mulheres nas faixas etárias-alvo (colo e mama) RESULTADOS: 100% das mulheres de 25 a 64 anos e entre 50 e 69 anos foram avaliadas quanto ao risco.

Objetivos, metas e resultados Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na ESF. META: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. RESULTADOS: 100% das mulheres receberam orientação.

resultados Inicialmente tínhamos seis objetivos e suas metas (10 indicadores em que 2 eram de cobertura); Somente o controle do câncer de mama ficou abaixo do que tínhamos proposto; Apresentou melhora na qualidade da assistência bem como seus registros; Aperfeiçoamento da prática profissional.

discussão Importância para a equipe e serviço: Aperfeiçoamento da prática profissional, maior comprometimento, entrega de exames no domicílio, melhora da busca ativa, melhora nos registros e informações relevantes; Importância para a comunidade: Recebimento de exames em casa, conhecimento, exames em dia, facilidade de acesso a realização dos exames.

discussão Ação 100% incorporada a prática clínica na ESF; Necessita aprimorar abordagem, busca ativa e educação em saúde para buscar mulheres que nunca realizaram os exames e que demonstram resistência; Intensificar o rastreamento do câncer de mama.

Reflexão crítica sobre seu processo pessoal de aprendizagem Seriedade e comprometimento do curso; Além das expectativas por ser EaD; Prática profissional aprimorada de todos os profissionais envolvidos; Comprometimento na qualidade da assistência e registros das informações.

Referências bibliográficas Instituto Nacional de Câncer (BRASIL). Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero / Instituto Nacional de Câncer. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. – Rio de Janeiro: INCA, 2011 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. 2 ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.

Obrigada! Jaiana K. Gubert Zakaluka Enfermeira COREN/PR: 322.032 Email: jaianagubert@hotmail.com Tel: (46)9976-2601 Obrigada!