Filosofia – Ens. Fundamental Prof.º Renan

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Advertisements

 CONSTITUIÇÃO 1824 – Brasil Império Primeira Constituição do país, e a única monárquica. Caracterizava-se por ter sido outorgada e ser semi-rígida. Mantinha.
Os princípios ideológicos do fascismo e do nazismo
AULA 5 – 24/08/2006 TEMA 3 -HISTÓRICO DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS TEMA 4 -NORMAS CONSTITUCIONAIS PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO.
O Estado Novo ( ). “ Nos períodos de crise como os que atravessamos, a democracia de partidos, em lugar de oferecer segura oportunidade de crescimento.
FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO FORMAS DE GOVERNO “As formas de governo são formas de vida do Estado, revelam o caráter coletivo do seu elemento humano, representam.
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO BRASIL PÓS-1930 Alvaro de Vita, SOCIOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, ED. ATICA, CAP.11
» Os sistemas eleitorais permitem-nos organizar, politicamente, a divisão territorial, ideológica e cultural (e porque também não dizer econômica das diferentes.
CURSO EFA/B2 1.  É cidadão quem pertence a um país :  Onde há leis que protegem as pessoas;  Onde as pessoas, além de direitos, têm deveres a cumprir;
CONSTITUIÇÃO DO BRASIL Ciência,política e teoria do estado.
PENSAMENTO POLÍTICO NO BRASIL
Era vargas
Poder, dominação e política
UNIDADE I O QUE É CIÊNCIA POLÍTICA
A Era Vargas.
Aula 15 (21/07) -Estado, política e democracia LI, Cheng
Aluna: Danielle Amaral Vasconcelos
POEB - licenciaturas Docente Amélia Artes 2º semestre de 2016 FEUSP
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Da euforia à Grande Depressão
A Revolução Russa Prof. – Márcio Gurgel.
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS , ESTADO.
A Ditadura Salazarista
LA CRISE DES DÉMOCRATIES ET L’ASCENSION DES RÉGIMES AUTORITAIRES
Governo de Oliver, e a implantação de ações para agradar à burguesia.
Era Vargas ( ) Provisório e o Movimento Constitucional de 1932.
REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917.
Foro Privilegiado: Impunidade?
1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
ENTES DA FEDERAÇÃO E REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS
Era Vargas.
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
República Populista ( ).
DEMOCRACIA & SISTEMA PRESIDENCIALISTA
ERA VARGAS O BRASIL EM TRANSIÇÃO.
Os sistemas totalitários na Europa do séc. XX
Diz o Professor Emérito da USP, Dr. Antonio Delfin Neto
7º Anos Disciplina de Filosofia Professor Renan
Direitos Fundamentais
Estado, Nação e Governo Nação:
Os Fascismos Itália Alemanha
Estado, Nação e Governo Nação: Estado: Governo:
Revoluções Burguesas e o Estado de Direito
Os Fascismos Itália Alemanha
leila arruda
História do Voto No Brasil
As Constituições Brasileiras
Cidadania: Perspectivas do conceito nas Constituições de 1937 e
Organização do Poder Judiciário
1 - Diferentes projetos republicanos:
Era Vargas O Governo Provisório
1 - República da Espada (1889 – 1894):
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
A REPÚBLICA POPULISTA ( ): A LONGA MARCHA PARA O GOLPE ( )
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A Reforma Sanitária e o processo de implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil.
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO BRASIL PÓS-1930
1 - Diferentes projetos republicanos:
NOÇÕES GERAIS DE DIREITO
Fonte: Disponível em. Acesso em: 26 fev DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS. Art. 5º: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer.
Era Vargas.
ACADÊMICOS: ADEMAR FERREIRA DALVAN SANTOS HELLIZANE RAQUEL SILVANEY RIBEIRO SARA RIBEIRO Universidade Estadual do Tocantins Campus: Augustinópolis Disc.:
CIDADANIA Cidadania Antiga Cidadania Moderna
Conexões de Saberes / UFAL – Prof. Cezar: Sociologia
Despotismo Esclarecido
POLÍTICA DAR AS BOAS-VINDAS JONAS, CAMILA E LEANDRO SE APRESENTAM.
Os princípios ideológicos do fascismo e do nazismo
Formas e Sistemas de Governo
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
TEMA: A DEMOCRACIA NO BRASIL Orientadora: Manuela Disciplina: Ética, Moral e Cidadania Discente: Givanilda Almeida Maria Brito CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Filosofia – Ens. Fundamental Prof.º Renan DITADURA X DEMOCRACIA Filosofia – Ens. Fundamental Prof.º Renan

DITADURA: CARACTERÍSTICAS 1- O Estado é um estado forte, nele o poder central tem autoridade absoluta, os indivíduos vivem em função do estado. 2- Prega o fim da democracia; 3 -Eliminação da oposição política e ideológica; 4 - O cotidiano é rigidamente policiado; 5 - A imprensa, a cultura, a educação é controlado; 6 - Militarismo; 7 - Unipartidarismo; 8 - Romantismo; 9 - Culto da personalidade – ao líder ; 10 - Nacionalismo; 11 - Ideias conservadoras; 12 - Racismo (no caso do Nazismo).

Tipos de Ditaduras As Ditaduras podem ser coletivas, como as Ditaduras militares ocorridas em vários países da América Latina na segunda metade do século XX. A Ditadura também pode ser caracterizada por um único líder (regimes políticos das décadas de 30 e 40 em vários países do mundo).

Contexto do surgimento das ditaduras As ditaduras durante o século XX, surgem principalmente em tempos de crise econômica e social e sobretudo política. Prometem organizar o país e combater as “ameaças”. A propaganda exerce papel central na manutenção do governo.

Fases da República no Brasil 1889-1930: presidentes eleitos pelo voto direto masculino (pobres e ricos). 1930-1934: governo provisório (desempenhado sem constituição vigente). 1937-1945: Governo Ditatorial de Getúlio Vargas (Estado Novo = muito parecido com o regime nazista na Alemanha). 1945-1964: Redemocratização = presidente eleito pelo voto direto (voto feminino e masculino). 1964-1985:Ditadura Militar. Presidentes escolhidos pelos próprios militares (forma indireta) e confirmados pelo Congresso Nacional. 1985-atual: Redemocratização do país. Eleições diretas para presidente.

Algumas leis durante a Ditadura Militar no BraSIL (1964-85) Concentra no Poder Executivo a maior parte do poder de decisão; Confere somente ao Executivo o poder de legislar em matéria de segurança e orçamento; Estabelece eleições indiretas para presidente, com mandato de cinco anos; Tendência à centralização, embora pregue o federalismo; Estabelece a pena de morte para crimes de segurança nacional; Restringe ao trabalhador o direito de greve; Ampliação da justiça Militar; Abre espaço para a decretação posterior de leis de censura e banimento.

Democracia: características É um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos. Os representantes são eleitos pelo voto popular,  o que subentende que então os eleitos são os representantes do povo. o poder é dividido em esferas, e as leis e ações do governo sempre passam por votações em suas esferas.

Constituição de 1988, sobre direitos e deveres dos cidadãos: A principal característica da democracia é a figura do povo como centro, isto é, o os cidadãos tem direitos e deveres dentro da sociedade. Constituição de 1988, sobre direitos e deveres dos cidadãos: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Democracia: características Pode ser direta ou indireta. Poder descentralizado. Liberdade de imprensa. Possibilidade de contestar as ideias vigentes. Pluralidade partidária. Já há uma cultura da democracia implantada no país?

Partidos Políticos no Brasil A nomenclatura do partido deve vir de encontro com a ideia central defendida pelo mesmo. No Brasil existem atualmente 32 partidos entre aqueles definidos sendo de “direita” e “esquerda”.