ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arte da comunidade.
Advertisements

Dia 19 de Abril Dia do Índio.
ARTE BRASILEIRA Pré-história
AS PRIMEIRAS COMUNIDADES RECOLETORAS
Disciplina: Arte Prof. Magno Anchieta Disciplina: Arte Prof. Magno Anchieta.
A PRÉ-HISTÓRIA Custom animation effects: horizontal scrolling text
Arte Indígena Brasileira
ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX DISCIPLINA: HISTÓRIA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX.
  - é o produto final da relação do corpo – espaço e às qualidades do movimento. Onde são trabalhados tanto a individualidade quanto a coletividade.
Clima e Agricultura.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA Sugestão de proposta de atendimento para casas sem isolamento térmico de uma comunidade carente Fenômenos de Transferência.
O Tesouro da Vida Esta mensagem foi elaborada por PL Mensagens – Cadastre-se no site Para receber mensagens, inscreva-se no site:
Sociedades Tribais: a educação difusa.
Escola estadual guaicuru. Alunos: Leda, Maria Helena, Renato Trabalho de Geografia atividade agrícola no mundo.
Instrutor : Jeferson Lopes de Oliveira Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. As partes que estão mais próximas de nós.
Rádio Faced Web Sugestões para a nova programação.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TRENÓ.
Um velho carpinteiro estava pronto para se aposentar. Ele informou ao chefe seu desejo de sair da indústria de construção e passar mais tempo com sua.
Na pré-história o homem desenhava nas paredes das cavernas, muitas das vezes, os animais que comiam!
Fonte: Universidade Federal do Espírito Santo ARTE INDÍGENA.
A Arte dos índios Brasileiros
A história humana anterior à escrita
TEATRO: ONDE, QUANDO, COMO, COM QUEM E POR QUÊ?
Conceitos de GEOGRAFIA
A Capoeira: de uma tradição clandestina...
História e Cronologia O que é História? Passado e presente
O POVOAMENTO DA AMÉRICA
A ÁRVORE DO AUTO-CONHECIMENTO
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
As Crenças Religiosas dos Romanos
SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL LITÚRGICA DE VISEU
Ana Carvalho 10º TIS Leandro Lages 9ºB Alessandra 10º TMF
Nunca diga que algo é impossível...
A GRAVURA RUPESTRE ou PETROGLIFO
Arte Indígena Aluna: Gilcia Pereira 2º ano ensino Médio Profª: Gislene.
O Brasil antes de Cabral
ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO INFERIOR
Índios no Brasil.
Olá,eu sou a vaca. Tenho esqueleto interno. Nasci do ventre da minha mãe. Respiro por pulmões. Vivo na terra. Desloco-me andando com a ajuda das minhas.
Patrimônio Material e Imaterial:
A Missão Francesa no Brasil
Arte brasileira.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO INFERIOR
As primeiras sociedades
Cristina Pilan Oliveira
Pré-História.
Rides & Slides Apresenta. Rides & Slides Apresenta.
Diversidade da vida.
A PRÉ-HISTÓRIA.
Os grupos humanos da Pré-História
Como estudamos História?
ARTE INDÍGENA. ARTE PLUMÁRIA  A arte plumária é conhecida no mundo inteiro e está presente nos museus mais importantes, tanto no Brasil quanto em outros.
Silvicultura.
CÓDIGO de ÉTICA dos ÍNDIOS Norte-Americanos
CÓDIGO de ÉTICA dos ÍNDIOS Norte-Americanos
Arte Pré-Histórica Primeira Fase: Homem caçador-coletor; Nomadismo
LEXIAGUO LEXIAGUO fica a sudoeste de Kunming em Yunnan (China), a 900 metros de altitude, numa zona remota. Sem infra-estruturas, transportes e alojamento.
ARTE GREGA Profª Kryshia Freitas.
A Pré-História Profª Maiara Alves.
HistÓria das mÁscaras carnavalescas
Olá,eu sou a vaca. Tenho esqueleto interno. Nasci do ventre da minha mãe. Respiro por pulmões. Vivo na terra. Desloco-me andando com a ajuda das minhas.
31 de agosto de 2019.
DE PESCADOR A PAPA.
A Pré-História.
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
Povos Indígenas da América
CÓDIGO de ÉTICA dos ÍNDIOS Norte-Americanos
Todos os que usarem pelo menos um talento, independentemente de parecer pequeno, ajudarão a realizar o propósito de Deus na Terra. “Muito bem, servo.
CÓDIGO de ÉTICA dos ÍNDIOS Norte-Americanos
Transcrição da apresentação:

ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA BRASIL As mais importantes pinturas rupestres do Brasil: · PEDRA PINTADA (PA), aqui, em 1996, a arqueóloga americana Anna Roosevelt encontrou pinturas com cerca de 11.000 anos. · PERUAÇU (MG), tem vários estilos de pinturas entre 2.000 a 10.000 anos. Exibe espetaculares desenhos geométricos. · LAGOA SANTA (MG), suas pinturas de animais, conhecidas desde 1834, têm entre 2.000 e 10.000 anos de idade. · SÃO RAIMUNDO NONATO (PI), segundo Niède Guindon, da Universidade Estadual de Campinas, possui vestígios humanos de 40.000 anos e pinturas de 15.000 anos.

ARTE INDÍGENA

PINTURA CORPORAL E ARTE PLUMÁRIA Pintam o corpo para enfeitá-lo e também para defendê-lo contra o sol, os insetos e os espíritos maus. E para revelar de quem se trata, como está se sentindo e o que pretende. As cores e os desenhos ‘falam’, dão recados. Boa tinta, boa pintura, bom desenho garantem boa sorte na caça, na guerra, na pesca, na viagem. A disposição e as cores das penas do cocar não são aleatórias. Além de bonito, ele indica a posição de chefe dentro do grupo e simboliza a própria ordenação da vida.

TRANÇADOS E CERÂMICA A variedade de plantas que são apropriadas ao trançado no Brasil dá ao índio uma inesgotável fonte de matéria prima. É trançando que o índio constrói a sua casa e uma grande variedade de utensílios, como cestos para uso doméstico, para transporte de alimentos e objetos trançados para ajudar no preparo de alimentos (peneiras), armadilhas para caça e pesca, abanos para aliviar o calor e avivar o fogo, objetos de adorno pessoal (cocares, tangas, pulseiras), redes para pescar e dormir, instrumentos musicais para uso em rituais religiosos, etc.

Arquitetura Indígena

Taba ou Aldeia é a reunião de 4 a 10 ocas, em cada oca vivem várias famílias (ascendentes e descendentes), geralmente entre 300 a 400 pessoas. O lugar ideal para erguer a taba deve ser bem ventilado, dominando visualmente a vizinhança, próxima de rios e da mata. A terra, própria para o cultivo da mandioca e do milho. No centro da aldeia fica a ocara, a praça. Ali se reúnem os conselheiros, as mulheres preparam as bebidas rituais, têm lugar as grandes festas. Dessa praça partem trilhas chamadas pucu que levam a roça, ao campo e ao bosque. Destinada a durar no máximo 5 anos a oca é erguida com varas, fechada e coberta com palhas ou folhas. Não recebe reparos e quando inabitável os ocupantes a abandonam. Não possuem janelas, têm uma abertura em cada extremidade e em seu interior não tem nenhuma parede ou divisão aparente. Vivem de modo harmonioso.