Contagem Aula 2, ciclo 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise Combinatória Fatorial de um número: n!=n.(n-1).(n-2) Definições especiais: 0!=1 1!=1.
Advertisements

* Vitória Mila * Thamyres Souza  Círculo e circunferência são duas figuras geométricas muito parecidas, o que pode ocasionar dúvidas sobre as suas definições.
CONTAGEM Princípios Básicos Permutações Arranjos Combinações.
ANÁLISE COMBINATÓRIA EXERCÍCIOS PROPORSTOS PROF. ALISSONFERREIRA.
ARQUITETURA AULA 3 Prof. Luiz Ricardo Lima 2º sem de 2016.
 Princípio de leitura ( Sistema Inglês ) Leitura de polegada fracionária. No sistema inglês, a escala fixa do paquímetro é graduada em polegada e frações.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
1) Defina sequências numéricas.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Geometria Aula 3, ciclo 1.
MMC e MDC.
Contagem Aula 2, ciclo 5.
Segundo encontro do segundo ciclo
Podemos fazer 120 paisagens diferentes.
Contagem Aula 2, ciclo 3.
Contagem Aula 2, ciclo 4.
MdC e MMC Aula 1, ciclo 3.
Fatorial de um número natural
Fundamentos de Contagem
Exercícios.
Princípio Multiplicativo
Material de Apoio - Teoria
Exercícios.
Contagem: Princípios multiplicativo e aditivo.
Contagem Aula 2, ciclo 1.
Áreas e perímetros de polígonos
Divisão Euclidiana Aula 1, ciclo 4.
Contagem Aula 2, ciclo 4.
Critérios de divisibilidade
Critérios de divisibilidade
Algoritmo de Euclides para o cálculo do mdc
PARIDADE Dizemos que dois números inteiros têm mesma paridade, quando são ambos pares ou ambos ímpares.
Semelhança de triângulos
Exercícios.
“PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA” 11º PIC
“PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA” 11º PIC
Fatoração, MMC e MDC usando Números Primos.
Princípio Fundamental da Contagem (PFC)
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 14
Números racionais 2,34.
Semelhança 9º ANO – PROFª ELAINE.
Terceiro Ciclo Aritmética.
M.d.c. algoritimo de Euclides
Análise combinatória Profª Juliana Schivani
“PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA” 11º PIC
Prof. Arthur Albertin.
Existe um número natural que não é par nem ímpar?
Semelhança de Triângulos 10/12/2016
Sistemas de Numeração O número é um conceito abstrato que representa a idéia de quantidade. Sistema de numeração é o conjunto de símbolos utilizados para.
Aula 5 Projeto Olimpíada.
Introdução à análise combinatória
Expressões algébricas
Semelhança de triângulos
Operações Básicas da Matemática
Cálculo de Sub redes.
Unidade 1: Analise Combinatória 1.1 Conjunto e operações sobre conjunto 1.2 Factorial 1.3 Princípio fundamental da contagem ( princípio multiplicativo)
ANÁLISE COMBINATÓRIA PERMUTAÇÃO SIMPLES.
Cálculo combinatório.
Divisibilidade.
ANÁLISE COMBINATÓRIA REGRA DE CONTAGEM.
Princípio Fundamental da Contagem - PFC
Princípio Fundamental da Contagem
Definições especiais:
Resolvendo Equações de 1º grau
Análise Combinatória Prof. Carla S. M. Battaglioli
Princípios de Contagem Analise combinatória
Princípio Fundamental da Contagem (PFC)
Divisibilidade Divisores e Múltiplos Profº: Rafael Chaves.
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
Álgebra Linear Sistemas de Equações Lineares
Transcrição da apresentação:

Contagem Aula 2, ciclo 1

Exemplo 1. João está em duvida de como se vestir para sair, após um tempo pensando ele ficou em dúvida entre 2 blusas e 2 calças, de quantas formas diferentes ele pode combinar essas peças ? Calça 1 ( B1 ,C1 ) Blusa 1 Calça 2 ( B1 ,C2 ) João Calça 1 ( B2 ,C1 ) blusa 2 Calça 2 ( B2,C2 )

Exemplo 2. UMA BANDEIRA COM A FORMA ABAIXO VAI SER PINTADA UTILIZANDO DUAS DAS CORES DADAS. a) Listes todas as possíveis bandeiras, quantas são elas?

Escolher a cor a ser utilizada na parte externa; No caso deste problema, uma forma natural de planejar o preenchimento da bandeira é: Escolher a cor a ser utilizada na parte externa; A seguir, escolher a cor para o circulo interno. Cor externa vermelha Cor externa azul Cor externa amarela 6 bandeiras diferentes Note que a primeira decisão (cor externa) pode ser feita de 3 maneiras diferentes, já que a cor externa por ser qualquer uma das cores disponíveis. Uma vez tomada a decisão, a cor escolhida não pode ser mais utilizada, restando então 2 cores.

Principio fundamental da contagem (PFC) se uma decisão d1 pode ser tomada de x modos e, qualquer que seja essa escolha, a decisão d2 pode ser tomada de y modos, então o número de maneiras de se tomarem consecutivamente as decisões d1 e d2 é igual ao produto x.y

b) Quantas são as bandeiras possíveis no caso em que 4 cores estão disponíveis? E 5 cores? Neste caso o princípio é o mesmo do anterior. Para 4 cores, temos agora 4 possibilidades para a cor externa, uma vez escolhida a cor para está nos restam então 3 possibilidades para a cor do circulo interno. Sendo então 4 x 3 = 12 Para 5 cores, temos então 5 possibilidades para a cor externa, uma vez escolhida a cor para está nos restam então 4 possibilidades para a cor do circulo interno. Sendo então 5 x 4 = 20

Exemplo 3. Considere três cidades A, B e C, de forma tal que existem três estradas ligando A à B e dois caminhos ligando B à C, como ilustrado na figura abaixo. A B C De quantas formas diferentes podemos ir de A até C, passando por B? De quantas formas diferentes podemos ir de A até C, passando por B, e voltar para A novamente, passando por B? De quantas formas diferentes podemos ir de A até C, passando por B, e depois voltar para A sem repetir estradas e novamente passando por B?

Podemos ir de A para C de 6 formas diferentes. Note que para a primeira escolha temos 3 possibilidades, e em seguida, para segunda escolha temos 2 possibilidades, portanto usando o pfc, o número de formas que podemos ir de a até c é representado por: A 3 B 2 C 3 x 2 = 6 Podemos ir de A para C de 6 formas diferentes.

Podemos ir de A para C e depois voltar para A de 36 formas diferentes. b) Neste caso a resolução é semelhante a anterior, porem devemos adicionar a volta a partir de c, até a. A 3 B 2 C 2 B 3 A Podemos ir de A para C e depois voltar para A de 36 formas diferentes. 3 x 2 x 2 x 3 = 36

c) Neste ultimo caso note que devemos ter cuidado na hora da volta, pois não podemos repetir as estradas já utilizadas. A 3 B 2 C 1 B 2 A ENTÃO NA HORA DE VOLTAR DE C PARA B SÓ NOS RESTA UMA ESCOLHA DAS DUAS POSSIVEIS, POIS UMA JÁ UTILIZAMOS PARA CHEGAR A C. E NA HORA DE VOLTAR DE B PARA A SÓ NOS RESTAM DUAS ESCOLHA DAS TRÊS POSSIVEIS, POIS UMA JÁ UTILIZAMOS PARA IR DE A ATÉ B. Podemos ir de A para C e depois voltar para A sem repetir estradas de 12 formas diferentes. 3 x 2 x 1 x 2 = 12

x x = 448 números. 7 escolhas 8 escolhas 8 escolhas Exemplo 4. Quantos números de três algarismos podemos formar com (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7) ? (1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7) (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7) (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7) Aqui não podemos usar o 0 Aqui podemos usar todos os disponíveis Aqui podemos usar todos os disponíveis 7 escolhas x x = 448 números. 8 escolhas 8 escolhas