Programação Gráfica em Java Java 2D Aula 08
Na aula passada vimos: Applets
O que você deve ter fixado: Inserir um applet em uma pagina html Parametrizar um applet Utilizar o HTMLConverter Verificar a necessidade do Plug-in Java
O que você deve ter fixado: Diferenciar os estágios do ciclo de vida de um applet Definir os parâmetros da tag <applet> no código da pagina html
Na aula de hoje veremos: A API Java 2D Java 2 Demo
Java 2D permite: Desenhar linhas de qualquer espessura Preencher formas com gradientes e texturas Fazer transformações afins em textos e gráficos StrokeAndFill.java
Java 2D permite: Fazer composições sobrepondo textos e gráficos entre outras possibilidades Fazer manipulação de imagens Detecção de cliques em formas, textos e imagens Impressão de documentos complexos Composite.java
Renderização O sistema de desenho de componentes é o mesmo das versões anteriores Java 2D inclui a classe Graphics 2D que estende a classe Graphics
Graphics 2D Possui uma coleção de atributos Esses atributos são seu rendering context Para desenhar, especifique os atributos e chame o método de desenho ShapesDemo2D.java
Rendering context Pen style setStroke Fill style setPaint Compisiting style setComposite Transform setTransform Clip setClip Font setFont Rendering hints setRenderingHints Para a definição de cada atributo deve ser passado um objeto de definição
Formas na API 2D Permitem a construção de virtualmente qualquer objeto geométrico Podem ser: Formas retangulares Curvas quadráticas e cúbicas (Bézier) General path Áreas (Cubic/Quad/Odd_Shape).java
Regiões de corte Qualquer objeto que implementa a interface Shape pode ser usado para definir uma região de corte ClipImage.java
O que você precisa saber... ... que Java 2D oferece possibilidades incríveis ... que é necessário um tempo de estudo para compreender seu funcionamento Utilizar os objetos do tipo Shape e as curvas de 2º e 3º grau
O que você precisa saber... Utilizar as dicas de renderização Criar gradientes e strokes Determinar os atributos do rendering context da classe Graphics2D
Na próxima aula veremos: Full Screen Exclusive Mode API