Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Orientadora: Erica Almeida Coelho
Universidade Federal de Pelotas
Aluna: Mayumi Arantes Yoshino Orientadora: Denise Bermudez Pereira
Orientadora Lenise Cecilio
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da Atenção à Saúde.
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
Aluna: Ana Cecília Lopes de Lima
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Anavir Leyva Labrada Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Qualificação do programa de saúde da mulher com ênfase à detecção precoce de cânceres do colo do útero e de mama da unidade de Saúde Jorge Heine em Itambé.
Autor: Luis Sauchay Romero Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
Orientador:Andressa Hoffmann Pinto
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Aberta do SUS
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
Débora Mânica Rockenbach Orientadora: Helen Pereira Rocha
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
Laura Riffel Bitencourt Médica do PROVAB em Santa Cruz do Sul
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
Autora: Ilsiane Bastiani Orientadora: Simone Damásio Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância MELHORIA NA DETECÇÃO DE CÂNCER DE.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Aluna: Manuela da Silva Orientadora: Alexandra da Rosa Martins
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Transcrição da apresentação:

Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca – RS Marielen Schneider Curso de Especialização em Saúde da Família UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - EaD

Dona Francisca - RS Localizado a 60km de Santa Maria, na Quarta Colônia de Imigração Italiana População total de aproximadamente 3400 habitantes Duas ESF (Rural e Urbana): médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, ACD e 4 ACS NASF: nutricionista, psicóloga, terapeuta ocupacional e assistente social

UBS Sede

UBS Trombudo

Como eram os rastreamentos para os cânceres de mama e de colo do útero Mamografias Solicitadas por médicos em consultas de rotina Registradas nos “prontuários” Ausência de protocolo padrão na UBS Ausência de monitoramento das ações

Como eram os rastreamentos para os cânceres de mama e de colo do útero Citopatológicos do colo do útero Coleta de CP pela enfermagem em um turno por semana Registrados em um livro – dados da paciente e dia da coleta Ausência de protocolo padrão na UBS Ausência de monitoramento das ações

= Rastreamento oportunístico! Qual a real cobertura dos rastreamentos? Qual o protocolo adotado pelos profissionais? Pacientes com exames alterados mantiveram o seguimento recomendado?

Projeto de Intervenção Objetivos e Metas: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo do útero das mulheres de 25 a 64 anos de idade para 70%; Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres de 50 a 69 anos de idade para 70%;

Projeto de Intervenção Objetivos e Metas: Qualificar o atendimento das mulheres na UBS, obtendo 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo do útero; Melhorar a adesão ao programa de rastreamento e garantir o seguimento das pacientes: Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico e mamografia alterados sem acompanhamento pela unidade de saúde e realizar busca ativa em 100% delas;

Projeto de Intervenção Objetivos e Metas Criar registros específicos completos da coleta de exame citopatológico de colo do útero e de mamografias em 100% das mulheres cadastradas; Mapear as mulheres de risco: Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo do útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos (dor e sangramento após relação sexual e/ou corrimento vaginal excessivo); Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos;

Projeto de Intervenção Objetivos e Metas Promover a saúde - Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre DST e fatores de risco para câncer de colo do útero e de mama.

Projeto de Intervenção Protocolos: Diretrizes para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 2011. Documento de Consenso para o Controle do Câncer de Mama, também do Ministério da Saúde e do INCA, 2004.

A intervenção Capacitação da equipe Impressão das fichas-espelho Criação dos fluxogramas de condutas Apresentação do Projeto de Intervenção ao Conselho Municipal de Saúde

A intervenção Ampliação dos dias de coletas de citopatológicos Possibilidade de agendamento de consultas Busca ativa e orientações às pacientes por todos os profissionais da equipe: VD, UBS, telefone... Entrega de resultados dos exames pela enfermagem – registro, orientação de condutas e monitoramento do seguimento.

A intervenção Dias de atendimentos para a coleta de citopatológico do colo uterino e exame das mamas na UBS do Trombudo Mutirão da Saúde da Mulher

Resultados Rastreamento para câncer de colo do útero: Estimadas 338 pacientes femininas de 25 a 64 anos 206 atendidas e com rastreamento em dia = 60,9%

Resultados Rastreamento do câncer de mama: Estimadas 108 pacientes de 50 a 69 anos 91 atendidas e com rastreamento em dia = 84,3%

Resultados Das 206 pacientes atendidas, 198 receberam os resultados dos citopatológicos - todos com amostra satisfatória.

Resultados Meta de identificar 100% das mulheres com exames citopatológico e/ou mamográfico alterados sem acompanhamento pela unidade de saúde e realizar busca ativa em 100% destas pacientes: Nenhuma das pacientes com exames alterados deixou de comparecer à UBS . Esforço da equipe?? Não foi necessária realizar busca ativa das pacientes - todas foram avaliadas e orientadas pela equipe com brevidade.

Resultados Registros:

Resultados Registros:

Resultados Pesquisa de sinais de alerta para câncer de colo do útero:

Resultados Avaliação de risco para câncer de mama:

Resultados Promoção de saúde:

Resultados Promoção de saúde:

Discussão Aumento da cobertura dos rastreamentos Capacitação da equipe Homogeneidade nas condutas – protocolos adotados Melhorias no atendimento Qualificação dos registros Monitoramento das ações = Qualificação dos rastreamentos incorporada à rotina da equipe!

Discussão A equipe da ESF Rural de Dona Francisca, ao término dos trabalhos da intervenção, acredita que seus benefícios serão ainda maiores com a manutenção dos trabalhos como rotina na UBS, que devem ser expandidos também à ESF Urbana, atingindo assim toda a população do município.

Reflexão Crítica – Processo Pessoal de Aprendizagem Melhor conhecimento da ESF Estrutura física Recursos humanos – trabalho entre equipe e gestão Características demográficas e epidemiológicas Estudo de temas clínicos mais prevalentes na Atenção Básica = Ampliação conhecimento técnico e prático na Saúde da Família

MUITO OBRIGADA!