Cartografia: e suas Projeções Pág.56 à 81
O que é cartografia? Grifar pág.56
Os primeiros mapas eram imprecisos e rudimentares grifar pág Os primeiros mapas eram imprecisos e rudimentares grifar pág. 57, hoje, após várias evoluções tecnológicas, a cartografia é precisa e conta com recursos, como maquinas fotografias grifar pág. 57, fotos aéreas, radares, imagens de satélites grifar pág. 58, GPS grifar pág. 56 entre outros.
O avanço tecnologico O GPS é considerado, atualmente, a mais moderna e precisa ferramenta de determinação da posição de um ponto da superfície terrestre. É um termo em inglês que significa Global Positioning System. Grifar pág. 61
Elemento Cartografico ORIENTAÇÃO PELA ROSA DOS VENTOS pág.59
Também podemos encontrar: PONTOS CARDEAIS, COLATERAIS E SUBCOLATERAIS N S L O Nordeste Sudeste Sudoeste Noroeste NNO NNE ENE ESE SSE ONO OSO SSO Grifar pág. 59 Também podemos encontrar: W – Oeste E - Leste
ATENÇÃO NÃO ESQUEÇA SUL: NORTE: LESTE: OESTE: - Austral - Boreal - Setentrional SUL: - Austral - Meridional LESTE: - Oriental - Nascente OESTE: - Ocidental - Poente
Manaus está localizado a Noroeste de São Paulo. LOCALIZE EXEMPLOS: Manaus está localizado a Noroeste de São Paulo.
Pág.61 Antes mesmo de existir o GPS o instrumento mais usado foi a bússola. A bússola é sem dúvida o instrumento mais conhecido dos Descobrimentos, pois foi provavelmente o mais importante instrumento criado pelos chineses. Que força faz a agulha sempre apontar para mesma direção? Grifar pág.61
A escala pode ser representada numericamente e graficamente. ESCALAS pág.64,65 e 66 É a relação matemática entre o comprimento ou a distância medida sobre um mapa e a sua medida real na superfície terrestre. A escala pode ser representada numericamente e graficamente.
ESCALA GRÁFICA É a representação gráfica de distâncias do terreno sobre uma linha reta graduada. É constituída de um segmento à direita de referência zero, conhecido como “escala primária”, e outro à esquerda, denominado “talão” ou “escala de fracionamento”, dividido em submúltiplos da unidade escolhida, graduados da direita para a esquerda.
Quanto MAIOR o denominador, menor a escala, menos detalhes IMPORTANTE !!! Quanto MAIOR o denominador, menor a escala, menos detalhes Quanto menor o denominador, MAIOR a escala, mais detalhes
SIMBOLOS E CORES NOS MAPAS PÁG.66 Um mapa precisa ter: Título, que nos informa quais são os fenômenos representados; Legenda, que nos mostra o significado dos símbolos utilizados; GRIFAR PÁG. 66 Escala, que indica a proporção entre a representação e a realidade. Deve conter as linhas imaginárias denominadas de coordenadas geografias.
Coordenadas geografias pág. 72 a 75 PARALELOS E MERIDIANOS GRIFAR PÁG. 72
LINHAS IMAGINÁRIAS Paralelos e meridianos. Criados por cientistas Objetivo: Facilitar os estudos sobre a Terra. Meridiano de Greenwich Trop. Câncer Linha do Equador Trop. Capricórnio
PARALELOS E MERIDIANOS GRIFAR PÁG. 72 GRIFAR PÁG. 73
LATITUDE E LONGITUDE Sistema empregado para localizar pontos sobre a superfície terrestre consiste nas principais linhas dos paralelos e meridianos
Direção de um ponto em relação a LATITUDE Direção de um ponto em relação a Linha do Equador Linha do Equador NORTE: Setentrional ou Boreal SUL: Meridional Austral
LATITUDE EM GRAUS 90º N 90ºS
Meridiano de Greenwich. LONGITUDE Direção de um ponto em relação ao Meridiano de Greenwich. OESTE: Ocidental ou Poente LESTE: Oriental ou Nascente Meridiano de Greenwich
LONGITUDE EM GRAUS 180º O 180º L
LONGITUDE LATITUDE RESUMINDO 90º N até 90ºS LESTE ou OESTE NORTE ou SUL 90º N até 90ºS LESTE ou OESTE 180º L até 180ºO GRIFAR PÁG. 74
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
COORDENADA GEOGRÁFICA O ENCONTRO ENTRE DOIS PONTOS LATITUDE e LONGITUDE É CONHECIDO COMO COORDENADA GEOGRÁFICA
Brasília: 15º 46' 47" S 47º 55' 47" O COMO LER UMA COORDENADA GEOGRÁFICA Brasília: 15º 46' 47" S 47º 55' 47" O GRAUS MINUTOS SEGUNDOS GRAUS MINUTOS SEGUNDOS
20º S 60º N 50º O 130º L COMO LOCALIZAR UM PONTO ATRAVÉS DAS COORDENADAS GEOGRÁFICAS Exemplo 1: Exemplo 2: 20º S 60º N 50º O 130º L
ATENÇÃO PROFESSOR CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O QUESTIONÁRIO PARA APLICAR A ATIVIDADE EM SALA DE AULA.