Universidade Aberta do SUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Aluna: Mayumi Arantes Yoshino Orientadora: Denise Bermudez Pereira
Orientadora Lenise Cecilio
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Especializanda: Katia Pérez Guerra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da Atenção à Saúde.
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
Aluna: Ana Cecília Lopes de Lima
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
Pedro Victor Garcia Rodriguez
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Tacila Nogueira Costa Nery de Azevedo Orientadora: Mariangela Soares
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Qualificação do programa de saúde da mulher com ênfase à detecção precoce de cânceres do colo do útero e de mama da unidade de Saúde Jorge Heine em Itambé.
Autor: Luis Sauchay Romero Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Trabalho de Conclusão de Curso
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Alexey Romero Terrero Orientadora: Alexandra Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
Universidade Aberta do SUS
Julio Alberto Pierret Acosta
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância- Turma 07   Melhoria das ações de.
Débora Mânica Rockenbach Orientadora: Helen Pereira Rocha
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Vanessa Rivero Kindelan
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
Autora: Ilsiane Bastiani Orientadora: Simone Damásio Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância MELHORIA NA DETECÇÃO DE CÂNCER DE.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Aluna: Manuela da Silva Orientadora: Alexandra da Rosa Martins
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Transcrição da apresentação:

Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 9 Melhoria no controle e prevenção dos cânceres do colo do útero e de mama na ESF Jose Carlos Soriano, Quaraí/RS Anabel Penarredonda Zayas Orientadora: Cristina Dutra Ribeiro Pelotas, 2016

Importância da ação programática Priorização na atenção as usuárias na faixa etária entre 25 e 64 anos e de 50 a 69 anos realizando ações de promoção, prevenção e tratamento oportuna. Ampliar o acesso da população aos serviços de atenção básica. Maior contato com o serviço de saúde promove maior adesão aos programas.

Caracterização do municípioQuaraí/RS. Quaraí - RS 595 km até capital estadual de Porto Alegre. População: 24 000 habitantes (IGBE 2015) Habilitado como Gestão Plena da Atenção Básica. 6 ESF: Semi-urbana.

Caracterização do Município Quaraí/RS. Um hospital (serviços de pronto socorro) Secretaría de Saúde 1 CAPS 3 laboratórios

Caracterização da UBS. Jose Carlos Soriano Quaraí/RS População vinculada: 1567 usuários. ESF com estrutura física adequada Localizada em uma zona semi urbana. Está em funcionamento há 5 anos. Tem dois turnos de atendimento e área de abrangência definida.

Caracterização da UBS Jose Carlos Soriano/RS Uma equipe de ESF - 1 médico - 1 enfermeiro - 1 técnica de enfermagem - 2 ACS - 1 odontólogo Recebe apoio do NASF - Pediatra - fisioterapeuta nutricionista ginecologista

Situação da ação programática antes da intervenção O registro de usuárias para controle dos programas do preventivo e da mamografia não existiam na ESF. Não se cumpriam os protocolos específicos. Desconhecia-se o total do grupo alvo.

Objetivo Geral Melhoria no controle e prevenção dos cânceres do colo do útero e de mama na ESF Jose Carlos Soriano, Quaraí/RS

Objetivos Específicos 1. Ampliar a cobertura do atendimento ás usuárias das faixas etárias. 2. Melhorar a qualidade do atendimento as usuárias nos preventivos e as mamografias. 3. Melhorar a adesão das pessoas para a realização dos exames.

Objetivos Específicos 4. Melhorar o registro das informações referentes as usuárias atendidas. 5. Cadastrar e realizar os exames as usuárias incluídas nos grupos para preventivos e mamografias. 6. Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e da mama. 7. Promover saúde.

Metodologia Período: 12 semanas Protocolo utilizado: Caderno nº 13 do Departamento de Atenção Básica-Estratégia para o controle dos cânceres do colo do útero e da mama 2ª edição (2013). População alvo: 374 usuárias de 25 a 64 e 120 usuárias de 50 a 69 anos. Desenvolvimento de ações em quatro eixos Monitoramento e avaliação Organização e gestão do serviço Engajamento público Qualificação da prática clínica

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer do colo do útero e do câncer de mama. Meta 1.1: Ampliar para 80% a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero com exame em dia das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade. Mês 1: 51 (13,6%) Mês 2: 64 (17,1%) Mês 3: 89 (23,8%)

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 1: Ampliar para 70% a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade. Meta 1.2: Cadastrar 100% das usuárias correspondentes ás faixas etárias e exame em dia para a detecção precoce de câncer de mama. Mês 1: 28 (23,3%) Mês 2: 54 (45,0%) Mês 3: 77 (64,2%)

Mês 1: 51 (100%) Mês 2: 64 (100%) Mês 3: 89(100%) Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 2. Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta: Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero. Mês 1: 51 (100%) Mês 2: 64 (100%) Mês 3: 89(100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 3 Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 3. Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Metas 3.1: Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Nenhuma usuária teve exame alterado nestes três meses de intervenção.

Objetivos, Metas e Resultados. Metas 3 Objetivos, Metas e Resultados. Metas 3.2: Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. Nenhuma usuária teve mamografia alterada nestes três meses de intervenção.

Objetivos, Metas e Resultados. Metas 3 Objetivos, Metas e Resultados. Metas 3.3: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Como não tivemos nenhuma usuária com o citopatológico alterado, não precisamos realizar nenhuma busca ativa.

Objetivos, Metas e Resultados. Metas 3 Objetivos, Metas e Resultados. Metas 3.4: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. Como não tivemos nenhuma usuária com a mamografia alterada, não precisamos realizar nenhuma busca ativa.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Metas 4.1: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Mês 1: 92 (100%). Mês 2: 151 (100%). Mês 3: 225 (100%).

Objetivos, Metas e Resultados. Metas 4 Objetivos, Metas e Resultados. Metas 4.2: Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Mês 1: 28 (100%). Mês 2: 55 (100%) Mês 3: 78 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 5. Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Metas 5.1: Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos (Dor e sangramento após relação sexual e/ou corrimento vaginal excessivo) Mês 1: 92 (100%). Mês 2: 151 (100%). Mês 3: 225 (100%).

Objetivos, Metas e Resultados. Metas 5 Objetivos, Metas e Resultados. Metas 5.2: Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos. Mês 1: 28 (100%). Mês 2: 55 (100%). Mês 3: 78 (100%).

Objetivos, Metas e Resultados. Objetivo 6. Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Metas 6.1: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. Mês 1: 92 (100%) Mês 2: 151 (100%) Mês 3: 225 (100%)

Objetivos, Metas e Resultados. Metas 6 Objetivos, Metas e Resultados. Metas 6.2: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama. Mês 1: 28 (100%) Mês 2: 55 (100%) Mês 3: 78 (100%)

IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO Discussão IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO EQUIPE MAIS UNIDA E INTEGRADA. MAIS ORGANIZADA E COMPROMETIDA MAIS CAPACITADA. SERVIÇO ACOLHIMENTO MAIS EFICAZ. AGENDAMENTO ADEQUADO DAS CONSULTAS. DEFINIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS MEMBROS DA EQUIPE. COMUNIDADE MAIS PERTO DA EQUIPE. MAIS E MELHOR ATENDIDA.

Nível de incorporação da intervenção a rotina do serviço Esta sendo incorporada a rotina do serviço Ampliar a conscientização da comunidade sobre a necessidade de priorização da atenção dos preventivos e mamografias. Continuar atualizando as ficha dos preventivos e as mamografias para poder coletar e monitorar todos os indicadores da intervenção que desenvolvemos.

Nível de incorporação da intervenção a rotina do serviço A avaliação realizada para as usuárias através da aplicação das fichas pelos profissionais. Dar continuidade ao cronograma de encontros previstos para a realização de atividades educativas. Realização de atividades de educação em serviço, através das capacitações. Número de cadastrados provavelmente aumentará com este estabelecimento da rotina da equipe.

Reflexão critica sobre o processo pessoal de aprendizagem Significou novos conhecimento acerca da Estratégia Saúde da Família (ESF). Oportunidade de mudança no processo de trabalho e dos membros da equipe, além da valorização profissional. Possibilitou o desenvolvimento sobre a importância de se realizar, junto à equipe, ações de educação em saúde.

Reflexão critica sobre o processo pessoal de aprendizagem Melhorou o atendimento com qualidade, respeito e empatia para toda nossa população, trazendo organização, ações planejadas com a equipe e capacitação permanente dela. As ações desenvolvidas serão aplicadas em outras ações programáticas para melhoria das coberturas como a assistência à saúde do Pré-natal e Puerpério .

Obrigada