Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Saúde Família Implantação da Puericultura na ESF São Bernardo – Santa Bárbara, MG Aluna: Maria Dulcilene.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de intervenção apresentado ao Curso de Especialização em Saúde da Família – Modalidade a Distância – UFPEL/UNASUS, como pré-requisito de avaliação.
Advertisements

Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
MELHORIA DA ATENÇÃO À PUERICULTURA NA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção a saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação da atenção à saúde da.
Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 meses, na UBS de Novo Horizonte, da zona rural do município de São Miguel do Gostoso/RN, 2015 Universidade.
Universidade Federal de Pelotas
Autora: Juliana Fiss Pothin Orientador: Simone Damásio Ramos
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Atenção à Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na.
PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Especialização em Saúde da Família - EaD UNASUS - UFPEL
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Atenção à Saúde da Criança na UBS Armour em Santana do Livramento-RS: implantação de um Serviço de Puericultura Autor: Evelise Pazetto Holzschuh Orientador:
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.
Especializada: Vilma Juana Reynaldo Fernandez
Alana Maria Vasconcelos Parente
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Ronaldo Jesus Grzeca da Silva Orientador: Cláudio de Oliveira Souto
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Melhoria na atenção.
Carolina Aquino Alves Faria
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Mari Lucia Alves de Castro Orientadora: Elenir Terezinha R. Anversa
Curso de Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
Especialização em Saúde da Família UNASUS – UFPel
Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador:
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Acompanhamento da Puericultura na ESF1 de Passa Sete
Especializando: Carlos Alberto Granadillo Fiol
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Cristina Beatriz Stein Langaro
ESF Centro de Saúde de Coronel João Pessoa, Coronel João Pessoa/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Marina Muneroli Marin
Eliana de Fátima Baldissera Cobalchini
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
AUTOR: CHRISNE SANTANA BIONDO ORIENTADOR: Ariane Cruz Guedes
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde.
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Nathalia Bobrowski Richter Orientação - José Adailton da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância. Turma 7 Melhoria da atenção ao.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da Atenção às Crianças.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA   Melhoria da atenção à saúde.
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA REORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
Dr. Raul Delvis Garcia Martin
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Saúde Família Implantação da Puericultura na ESF São Bernardo – Santa Bárbara, MG Aluna: Maria Dulcilene da Cruz Orientador: Rodrigo Dalke Meucci Natal,2014

Introdução Caracterização do Município Santa Bárbara, MG População: 25.479 habitantes. Famílias: 7.138 famílias. UBS: 8 unidades de saúde e 10 equipes de ESF. NASF;CEO;ANIMA; Atenção Especializada; TFD Hospital.

Introdução Caracterização da Área de Abrangência Área: bairros São Bernardo, Vista Alegre, Sonho Meu e Cleves de Faria População: 2.751 pessoas (29.5% são crianças e 6,7% são idosos) 671 domicílios 8,3% dos chefes de família são analfabetos 93% da população utiliza o SUS 23% das famílias recebem bolsa família

Introdução Caracterização da Unidade Construída em 2011 Duas equipes de ESF

Justificativa Atenção à saúde da criança atendia apenas a faixa etária entre 0 a 24 meses, sendo necessário estender para crianças com até 72 meses Equipe não conseguia concretizar o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês Necessidade de estruturar ações de educação permanente direcionadas aos ACS

Objetivo Geral Melhorar a atenção à saúde da criança de zero à 72 meses no município de Santa Bárbara

Metodologia Capacitação sobre o Manual:acolhimento e atendimento de puericultura; leitura do cartão da criança; aconselhamento do aleitamento materno exclusivo e observação da mamada para correção de “pega”; principais acidentes; orientação nutricional; preenchimento da ficha complementar; leitura da caderneta da criança

Metodologia Reunião com as mães sobre: vacina e desenvolvimento e crescimento da crianças; importância da Puericultura; aleitamento materno; acidentes na infância Capacitação das ACS na identificação de crianças em atraso através da caderneta da criança Reunião com a Equipe para apresentação da intervenção; busca ativa dos faltosos e monitoramento das ações

Metodologia Cadastro da população de crianças residentes na área priorizando atendimento através do mapeamento de risco; Organização das agendas dos profissionais; Visitas domiciliares para busca ativa das crianças faltosas;

Objetivos Específicos e Metas Objetivo: Ampliar a cobertura da puericultura Meta: Ampliar a cobertura da puericultura de crianças entre zero e 72 meses da Unidade Básica de Saúde (UBS) para 100% Meta: Captar 100% das crianças da área que não fazem puericultura nem na UBS nem em outro serviço

Indicador e Resultado

Indicador e Resultado

Objetivo: Melhorar a adesão à puericultura Meta: Fazer busca ativa de 100% das crianças faltosas.

Indicador e Resultado

Objetivo: Melhorar registros das informações Meta: Manter registro na ficha espelho de puericultura/vacinação de 100% das crianças que consultam no serviço

Indicador e Resultado

Objetivo: Mapear as crianças de risco pertencentes a área de abrangência Meta:Identificar 100% das crianças com risco para morbidade/mortalidade (baixo peso ao nascer, prematuridade, alterações do crescimento, desnutrição)

Indicador e Resultado

Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento a criança Metas: Capacitar 100% dos profissionais de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde Monitorar crescimento em 100% das crianças Monitorar o desenvolvimento em 100% das crianças Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade Realizar suplementação de ferro em 100% das crianças Realizar triagem auditiva em 100% das crianças

Indicador e Resultado Indicador: Proporção de profissionais capacitados Todos os profissionais foram capacitados

Indicador e Resultado

Indicador e Resultado

Indicador e Resultado

Indicador e Resultado

Indicador e Resultado

Objetivo: Promover a alimentação saudável – aleitamento materno Meta:Promover aleitamento materno exclusivo até os 6 meses em 100% das crianças.

Indicador e Resultado

Objetivo: Promover a alimentação saudável – alimentação complementar do lactente Meta:Orientar a alimentação complementar a 100% das crianças após os 6 meses de idade.

Indicador e Resultado

Objetivo: Promover a alimentação saudável – nutrição infantil Meta:Fazer orientação nutricional para 100% mães das crianças cadastradas

Indicador e Resultado

Discussão Aumento da cobertura do atendimento as crianças de 0 a 72 meses Melhoria na qualidade dos atendimentos realizados Reorganização do serviço da equipe na unidade Capacitação da equipe sobre Saúde da Criança, aumentando o nível de conhecimento dos profissionais

Discussão Promoção de um trabalho integrado, onde todos participaram ativamente Monitoramento do crescimento e desenvolvimento de qualidade das crianças atendidas pela equipe

Reflexão crítica Aumentou o vínculo da família com a equipe Aprimoramento de conhecimentos da equipe através das capacitações Reorganização da Atenção à Criança na ESF – São Bernardo Qualidade do atendimento das crianças

Fotos da intervenção

Fotos da intervenção

Obrigada Maria Dulcilene da Cruz