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Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas

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Apresentação em tema: "Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 4 Melhoria da atenção à saúde bucal dos escolares de 06 a 12 anos da Unidade de Saúde Itambézinho e da Escola Municipal Luiz Rivabem, região do Itambézinho, localidade rural do município de Campo Largo-PR Rodrigo Noll Gonçalves Orientadora: Mariane Baltassare Laroque

2 Introdução Importância da intervenção Promoção de saúde bucal
Ações educativas e preventivas na escola Atendimentos odontológicos na unidade de saúde

3 Introdução Unidade Básica de Saúde (UBS) UBS Itambézinho
Interior do município (área rural) 40 km do centro 380 famílias cadastradas 4 micro-áreas 1 equipe Saúde da Família Saúde Bucal modalidade I

4 Unidade de Saúde Itambézinho – vista frontal.
Introdução Unidade de Saúde Itambézinho – vista frontal. Fonte: Acervo Próprio, 2013.

5 Área de Abrangência Aproximada da UBS Itambézinho – Vista Aérea.
Introdução Área de Abrangência Aproximada da UBS Itambézinho – Vista Aérea. Fonte: Google Maps, 2013.

6 Vista Aérea das Proximidades da UBS Itambézinho.
Introdução Vista Aérea das Proximidades da UBS Itambézinho. Fonte: Google Maps, 2014.

7 Introdução Mudanças na UBS no início do curso
Intervenção mais específica - saúde bucal Várias atividades da intervenção eram realizadas antes do projeto Escovação supervisionada mensal Atendimento aos escolares Ampliação do atendimento

8 Introdução Município: Campo Largo – PR
Região metropolitana de Curitiba-PR habitantes 18 Unidades Básicas de Saúde 21 Equipes de Saúde da Família

9 Objetivos Objetivo geral
- Melhorar a atenção à saúde bucal dos escolares de 06 a 12 anos da Unidade de Saúde Itambézinho e da Escola Municipal Luiz Rivabem, região do Itambézinho, localidade rural do município de Campo Largo-PR.

10 Metodologia Ações Avaliação inicial na escola
Monitoramento da intervenção – risco, faltas, busca ativa Organização da agenda Atividades educativas na escola Atendimentos clínicos na UBS

11 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivos específicos Ampliar a cobertura da atenção à saúde bucal dos escolares Melhorar a adesão ao atendimento em saúde bucal Melhorar a qualidade da atenção em saúde bucal dos escolares Melhorar o registro das informações Promover a saúde bucal dos escolares

12 Objetivos, Metas e Resultados
1. Ampliar a cobertura da atenção à saúde bucal dos escolares Meta – exame bucal – 90% dos escolares Resultado – 98,7% - 77 avaliados/78 alunos 77/78 98,7% 77/78 98,7% 68/78 87,2% 70/78 89,7% Figura 1 – Proporção de escolares examinados na escola.

13 Objetivos, Metas e Resultados
Meta – primeira consulta – 80% dos escolares Resultado – 93,6% - 73/78 alunos (no 4º mês) Antes da intervenção – 73% (57/78 alunos) – algum procedimento odontológico 72/78 92,3% 73/78 93,6% 66/78 84,6% 66/78 84,6% Figura 2 – Proporção de escolares moradores da área de abrangência da unidade de saúde com primeira consulta odontológica.

14 Objetivos, Metas e Resultados
Meta – primeira consulta alto risco – 90% dos escolares de alto risco 27 alunos alto risco – 34,6% do total (78) Resultado – 92,6% - 25/27 alto risco (no 4º mês) 25/27 92,6% 24/27 88,9% 21/27 77,8% 21/27 77,8% Figura 3 – Proporção de escolares de alto risco com primeira consulta odontológica.

15 Objetivos, Metas e Resultados
2. Melhorar a adesão ao atendimento em saúde bucal Meta – busca ativa – 80% dos escolares faltosos Resultado Mês ,2% - 12/19 consultas não realizadas Mês 2 – 83,3% - 5/6 consultas não realizadas Mês ,6% - 7/11 consultas não realizadas Mês % - 3/3 consultas não realizadas Figura 4 – Proporção de buscas realizadas aos escolares moradores da área de abrangência da unidade de saúde.

16 Objetivos, Metas e Resultados
3. Melhorar a qualidade da atenção em saúde bucal dos escolares Meta – escovação supervisionada – 90% dos escolares Resultado – 94,9% - 74/78 alunos (3º e 4º mês) 74/78 94,9% 74/78 94,9% 65/78 83,3% 66/78 84,6% Figura 5 – Proporção de escolares com escovação dental supervisionada com creme dental.

17 Objetivos, Metas e Resultados
Meta – aplicação flúor gel com escova – 90% dos escolares de alto risco Resultado – 96,3% - 26/27 alto risco (3º e 4º mês) 26/27 96,3% 26/27 96,3% 1/27 3,7% Figura 6 – Proporção de escolares de alto risco com aplicação de gel fluoretado com escova dental.

18 Objetivos, Metas e Resultados
Meta – concluir tratamento – 70% dos escolares com primeira consulta Resultado – 64,4% - 47/73 alunos com 1ª consulta (no 4º mês) 47/73 64,4% 40/66 60,6% 42/66 63,6% 44/72 61,1% Figura 7 – Proporção de escolares com tratamento dentário concluído.

19 Objetivos, Metas e Resultados
4. Melhorar o registro das informações Meta – registro atualizado – 80% dos escolares Resultado – 80,8% - 59/73 alunos com 1ª consulta (no 4º mês) 58/72 80,6% 59/73 80,8% 47/66 71,2% 42/66 63,6% Figura 8 – Proporção de escolares com registro atualizado.

20 Objetivos, Metas e Resultados
5. Promover a saúde bucal dos escolares Meta – orientações higiene bucal – 90% dos escolares Resultado – 98,7% - 77/78 alunos (3º e 4º mês) 76/78 97,4% 76/78 97,4% 77/78 98,7% 77/78 98,7% Figura 9 – Proporção de escolares com orientações sobre higiene bucal.

21 Objetivos, Metas e Resultados
Meta – orientações cárie dentária – 90% dos escolares Resultado – 98,7% - 77/78 alunos (3º e 4º mês) 77/78 98,7% 77/78 98,7% 76/78 97,4% 76/78 97,4% Figura 10 – Proporção de escolares com orientações sobre cárie dentária.

22 Objetivos, Metas e Resultados
Meta – orientações nutricionais – 90% dos escolares Resultado – 98,7% - 77/78 alunos (3º e 4º mês) 76/78 97,4% 76/78 97,4% 77/78 98,7% 77/78 98,7% Figura 11 – Proporção de escolares com orientações nutricionais.

23 Objetivos, Metas e Resultados
Observação: Após a conclusão da intervenção, verificamos que as metas de qualidade deveriam ser de 100%. No projeto, foram colocadas metas abaixo de 100%, pois sempre existe a possibilidade de faltas nas atividades (como nas atividades coletivas na escola, quando algumas crianças faltam à aula), mas sabemos da importância de atingir 100% de metas de qualidade, e é o que almejamos, pois o objetivo é realizar atividades com a presença de 100% dos escolares.

24 Discussão Importância da intervenção Equipe – trabalho integrado
Serviço – ampliação do número de escolares atendidos, planejamento após classificação de risco, atividades educativas Comunidade – incentivo ao cuidado com a saúde bucal e participação nas atividades

25 Discussão Incorporada à rotina do serviço
Manter busca ativa, classificação de risco, monitoramento, atividades educativas Ampliar ações para a escola estadual, através do Programa Saúde na Escola Planejar visitas domiciliares para faltosos após busca ativa

26 Reflexão crítica sobre seu processo pessoal de aprendizagem
Aprendizados Planejamento e execução da intervenção Atividades faixas etárias Enfrentamento de dificuldades Aproveitamento na prática profissional Incorporação da intervenção na rotina da UBS

27 Obrigado! Igreja de São Sebastião de Rondinha. Localizada no bairro de Rondinha, às margens da Rodovia do Café. Igreja construída em 1906. Fonte:


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