Fisiopatologia dos Sistemas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIOLOGIA I.
Advertisements

Anatomia e Fisiologia Aula 4.
Distúrbios do Sistema Nervoso
O SISTEMA NERVOSO Profa. Marjory Torres.
L4 Doenças e saúde do sistema nervoso CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano.
M3 Funcionamento do sistema hormonal CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano.
Sistema Circulatório Centro Educacional Prof. Samuel Prof. Christopher A. S. Souza
Doenças Cerebrovasculares SANTOS, D. K. N.. Doença Cerebrovascular As doenças cerebrovasculares são a terceira maior causa de morte nos EUA e é também.
SISTEMA NERVOSO 2ª parte. Diencéfalo SISTEMA NERVOSO Hipotálamo: entre outras aspectos importantes, nesta subdivisão do Diencéfalo identificamos o Quiasma.
Sistema Cardiovascular !. O sistema circulatório ou cardiovascular é responsável pelo transporte de substâncias como, por exemplo, gases, nutrientes,
ALUNOS: FRANÇOISE MARIA JORDHANA DAFFILY MAIARA BARBOSA PEREIRA JULIANA SANTOS BARBOSA PROFESSORA: SHEILA CURSO: FISIOTERAPIA PERIODO: 5C TURNO: NOITE.
SISTEMA ENDÓCRINO. INTRODUÇÃO É formado pelo conjunto de glândulas que, juntamente com o sistema nervoso, coordenam as funções do organismo. São classificadas.
O que é climatério?  O climatério é a “fase da evolução biológica da mulher em que ocorre o processo de transição entre o período reprodutivo e o não.
Introdução O Sistema nervoso é formado por vários órgãos e nervos sendo que o principal órgão é o Encéfalo de onde parte a medula espinhal. O encéfalo.
O que são doenças não transmissíveis?
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Furnas dos Dionísio, 24 de abril de 2016 Alunas: Letícia Theodoro 3°Ano A Diretor: Marcos Reichel Professor: Adriano.
Sistema Muscular.
Sistemas de coordenação
SISTEMA NERVOSO Aula 03 3ª SÉRIE EM.
Sistema Neuro - Hormonal
CONVULSÕES.
Distúrbios do sistema nervoso
Professor :Cléber Anatomia
RFM ANATOMIA HUMANA SISTÊMICA AULA II – Sistema Nervoso
Tecido nervoso.
Sistema Excretor Marcus Ferrassoli.
SISTEMA NERVOSO Página 138.
Sistema Nervoso Marcus Ferrassoli.
Estresse e Doença Crônica
PEDAGOGIA – PROF. ANA ELISABETE LOPES
Sistema esquelético.
Sistema Muscular.
Sistema Nervoso.
DEFINIÇÃO Pathos: doença. Logos: estudo. Estudo das alterações estruturais e funcionais nas células, tecidos e órgãos visando explicar os mecanismos.
ANATOMIA TOPOGRÁFICA DA CABEÇA Prof. Dr. Luís Fernando Tirapelli
A Neurociência.
Tecidos Muscular e Nervoso
Biossegurança Prof.: Enf. Valber (85)
SISTEMA NERVOSO REVISÃO DA ANATOMIA E FISIOLOGIA
Música, neurociência e desenvolvimento humano
Tecidos epitelial, muscular e nervoso - Exemplos e características
Aterotrombose: uma doença sistêmica
Organização da postura e do movimento
Distúrbios e doenças do Sistema Digestório.
ANATOMIA HUMANA ADRIANA LOURENÇÃO
NEUROFISIOLOGIA ProfªMarly Rosinha.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Tecido Muscular.
LESÃO DOS NERVOS PERIFÉRICOS
Sintomas de Nervos Cranianos I
A biologia O sistema nervoso.
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso Introdução
Neurônios e células da glia
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
NEURÔNIOS NEURÔNIO AMIELÍNICO NEURÔNIO MIELÍNICO.
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
Sistema Excretor.
Segurança nas Vibrações sobre o Corpo Humano
SISTEMA NERVOSO.
ANATOMIA SISTÊMICA Sistema Nervoso
Diabetes Mellitus Juliana Della Rovere Seabra Enfermeira - STS
Por que fazer educação física?
Revisão para o teste de Ciências
DIVISÃO SISTEMA NERVOSO SN CENTRALSN PERIFÉRICO EncéfaloMedula espinhal Nervos cranianos Nervos raquidianos.
Orientações de estudo SISTEMA NERVOSO
Prof: Marcus Ferrassoli
ANATOMIA SISTÊMICA Sistema Nervoso II
Transcrição da apresentação:

Fisiopatologia dos Sistemas Prof. Enf. Valdey Fernandes

Fisiopatologia Estudo das funções anormais ou patológicas dos vários órgãos e aparelhos do organismo.

Sistema Nervoso É o conjunto formado por ligações de nervos e órgãos do corpo. Função de captar informações, mensagens e demais estímulos externos, assim como também respondê-los. Responsável por comandar a execução de todos os movimentos do corpo, sejam eles voluntários ou involuntários. Dentre as principais funções do sistema nervoso está o controle de todos os sistemas fisiológico.

Anatomia do sistema nervoso

O sistema nervoso é dividido em: Sistema nervoso central (SNC) Constituído por duas partes principais: Encéfalo e a medula espinhal. Encéfalo: Consiste na função de três órgãos: o cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico. Medula espinhal: Localizada no interior da coluna vertebral, com a principal função de transportar os impulsos nervosos para todas as partes do corpo em direção ao cérebro. Cérebro: Órgão mais importante e complexo do sistema nervoso, responsável principalmente pelos pensamentos, memórias e demais funções. Cerebelo: Localizado abaixo do cérebro, tem a principal função de manter o equilíbrio do corpo e regular o tônus muscular. Tronco encefálico: funciona como o "meio de transporte" dos impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal e vice-versa. responsável por todos os movimentos involuntários das atividades vitais, como os batimentos cardíacos dentre outros.

Sistema Nervoso Periférico (SNP) Basicamente formado por nervos que conectam o restante do corpo ao sistema nervoso central, através do encéfalo e da medula espinhal. Dois principais tipos de classes de nervos neste sistema nervoso: os cranianos e os raquidianos. Cranianos: Têm a principal tarefa de transmitir mensagens motoras e sensoriais para as regiões da cabeça e pescoço. Raquidianos: são constituídos por neurônios sensoriais e que estão presentes em todos as partes do corpo, captando impulsos externos e transportando-os ao sistema nervoso central. O SNP pode ser dividido em: SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO e SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO. Sistema Nervoso Somático: O sistema somático regula as ações voluntárias. Sistema Nervoso Autônomo: Ações involuntárias e atua de modo integrado ao sistema nervoso central. Apresenta duas subdivisões: o SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO e o SISTEMA NERVOSO PARASSIMPÁTICO.

SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO Atua preparando o organismo para reagir em situações de medo, stress e excitação, adequando o funcionamento de diversos sistemas internos para um elevado estado de prontidão. É responsável pelo controle involuntário de vários órgãos internos. SISTEMA NERVOSO PARASSIMPÁTICO Estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial, entre outras.

Doenças do Sistema Nervoso Acidente Vascular Cerebral (AVC). É um distúrbio grave do sistema nervoso. Pode ser causado tanto pela obstrução de uma artéria, que leva à isquemia de uma área do cérebro, como por uma ruptura arterial seguida de derrame. Fatores: Hipertensão arterial, elevada taxa de colesterol no sangue, obesidade, diabetes mellitus, dentre outras. Esclerose Múltipla. Os primeiros sintomas são alterações da sensibilidade e fraqueza muscular. Pode ocorrer perda da capacidade de andar, distúrbios emocionais, incontinência urinária, quedas de pressão, sudorese intensa, etc. Doença de Alzheimer. Caracteriza-se por uma deterioração intelectual profunda, desorientando a pessoa que perde, progressivamente a memória.

Doenças degenerativas do sistema nervoso Epilepsia Não é uma doença mas sim um sintoma que pode ocorrer em diferentes formas clínicas. As epilepsias aparecem, na maioria dos casos, antes dos 18 anos de idade e podem ter várias causas, tais como anomalias congénitas, doenças degenerativas do sistema nervoso, infecções, lesões decorrentes de traumatismo craniano, tumores cerebrais, etc. Doenças degenerativas do sistema nervoso Existem vários fatores que podem causar morte celular e degeneração. Esses fatores podem ser mutações genéticas, infecções virais, drogas psicotrópicas, intoxicação por metais, poluição, etc.