CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

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Transcrição da apresentação:

CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

É o ambiente social que gera essa espécie de “energia”. Capital Social É o poder das pessoas para fazer coletivamente alguma coisa. É a cooperação ampliada socialmente. É a sociedade que confere esse poder, ou seja, empodera a seus indivíduos. É o ambiente social que gera essa espécie de “energia”.

Desenvolvimento Comunitário É quando uma comunidade qualquer decide promover o seu próprio desenvolvimento, da sua maneira, apostando em seu próprio potencial, aproveitando a sua capacidade de investir em seus próprios ativos humanos e sociais.

Sem cooperação não existe comunidade, e sim, localidade É o resultado da capacidade que os seres humanos tem, quando colocados em interação durante certo tempo, de cooperar. Sem cooperação não existe comunidade, e sim, localidade

Quanto menor o Capital social de uma localidade, menor o seu desenvolvimento. Pobreza não é falta de renda e sim de desenvolvimento.

Para ganhar, tem que apostar Para ganhar, tem que apostar. Para promover o desenvolvimento comunitário só há um caminho: investir no Capital Social

Investir no Capital Social significa investir em redes e em democracia local e desfazer os processos de decisão centralizadores.

Para promover o desenvolvimento comunitário a partir da própria comunidade é necessário superar alguns mitos e preconceitos que ainda estão presentes em muita gente ( governantes, técnicos, empresários, sociedade civil, etc)

1º mito- Só alguém de fora pode resolver o problema de uma comunidade Santo de casa não faz milagres – Os que pensam assim não conseguem ver o próprio potencial humano e social da comunidade onde vivem. Não enxergando a riqueza que possuem, as pessoas costumam olhar para fora.

2º mito- Competência técnica Pobre não sabe nada – As pessoas simples de uma comunidade se deixam levar pelo preconceito de que, sendo pobres, não sabem nada. O mito do saber técnico desqualifica os saberes tradicionais, as habilidades e competências práticas das populações. Há uma sabedoria imensa, acumulada em qualquer comunidade.

3º mito – Uma localidade pobre não tem recursos Toda comunidade tem algum tesouro enterrado que precisa ser descoberto. Não é a falta de recursos que caracteriza a pobreza de uma comunidade e sim a incapacidade de descobrir e de dinamizar seus recursos. Recurso não é somente dinheiro.

4º mito – Para promover o desenvolvimento precisamos de muito recurso financeiro Sempre poderemos promover o desenvolvimento, mesmo quando nossos recursos financeiros forem muito pequenos.

5º mito – Desenvolvimento significa crescimento econômico Se crescimento significasse automaticamente desenvolvimento, o Brasil deveria ser um dos países mais desenvolvidos do mundo. Fomos campeões de crescimento ( 1850 a 1980) despontamos como oitava economia do mundo, medida pelo tamanho do PIB. Crescemos concentrando a renda ao invés de distribuindo-a.

6º mito – Promover o desenvolvimento de uma comunidade não adianta, se o país como um todo não se desenvolver. O País pode crescer e muitas localidades não se desenvolverem. Isso aliás, já aconteceu várias vezes.

7º mito- O local é muito pequeno, o desenvolvimento tem ser regional Só o que conta é a grande escala. Pensam que o tamanho do mercado não é suficiente para sustentar o desenvolvimento econômico. O número de produtores e consumidores é pequeno.

8º mito – A vanguarda puxa a retaguarda É acreditar que o desenvolvimento econômico puxa o restante ( social, humano, etc)

9º mito – Desenvolvimento social é coisa de pobre Os que pensam assim confundem investimento social, ou seja, capital social, com assistência social confundem estratégia de promoção do desenvolvimento social com programas de proteção social.

10º mito – A sociedade não existe É como se a sociedade civil não existisse e todo o desenvolvimento pode ser induzido apenas pelo Estado e produzido apenas pelo mercado.

Não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes. Paulo Freire

OBRIGADA. Ana Maria de Brito Silva e-mail: anamaria@agenciarural. go OBRIGADA! Ana Maria de Brito Silva e-mail: anamaria@agenciarural.go.gov.br fone: 3353-1273 Goianésia-GO.