PROGRAMA DE ASSESSORIA A EDITAIS DE FINANCIAMENTO (PAEF)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Dicas para elaboração de projetos para agências de fomento
O relato do acompanhamento feito pelo PMSS Artur Felipe Wendling Brasília, 22 de novembro de 2007.
C, T & I PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO PRINCIPAIS AÇÕES DA SECRETARIA SEESP – 11/12/2008.
Rede de Incubadoras, Parques Tecnológicos e Pólos do Rio de Janeiro
Situação da parceria com as Secretarias de Ciência e Tecnologia dos estados do Nordeste. Termo de Cooperação Técnica São Luís-MA, agosto de 2008.
Terceirização, prestação de serviços e empreendedorismo
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Divisão de Inovação e Tecnologia - DIT
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Processo Lacen de Desenvolvimento de Software
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Adriano Smarzaro Siqueira Guilherme Henrique Pereira
O que é o Somasus? O Sistema de Organização para Modelos Assistenciais do SUS – Somasus é uma ferramenta gratuita, ágil e prática, que orienta estados,
META DESCRIÇÃO 01 Orientar a implantação de 5 Ouvidorias (pelo menos) nos Creas e Mútua, até dezembro de Sistematizar a rotina da Ouvidoria, até.
PDS HPPC II /2011 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SETORIAL DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS Brasil 2010.
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
DIRETORIA DE GENTE E GESTÃO Gerência de Relacionamento com Docentes.
A busca da auto-sustentabilidade em Pesquisa Clínica - Experiência do HCPA Indara Carmanim Saccilotto.
ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS E PLANO DE NEGÓCIO
Profª Marli de Cássia Rodrigues
CHAMADA UNIVERSAL – MCTI/CNPq N º 14/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
Rio de Janeiro – outubro/2005
Financiamento à Pesquisa e Desenvolvimento
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
UAMSF - RJ I SEMINÁRIO SOBRE LINHAS DE FOMENTO. É apoiar e facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, estabelecendo parcerias com as.
Pró-Reitoria de Graduação Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROPAG – Programa Reuni de Orientação e Operacionalização da Pós- Graduação Articulada.
I Seminário de Linhas de Fomento 2009 Rio de Janeiro – 24 de novembro de 2009 FINEP Agência Brasileira da Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia.
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Subsecretaria de Indústria, Comércio e Serviços Superintendência da Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
Cinema brasileiro, Políticas de Estado e mercado nacional
Elaborando um projeto de pesquisa competitivo
I SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DA RFPOM
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
OBJETIVO INSTITUCIONAL Nº 13 Aprimorar a política de extensão da UFV, em consonância com o Plano Nacional de Extensão Universitária.
Mestrado em Tecnologia Programa de Posgraduação em Tecnologia da UCPEL.
Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N º 18/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Realização e Coordenação: Execução:
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
ApresPROINOVAR www.uniemp.org.br. “A empresa acaba morrendo quando espera que a necessidade de inovar venha até ela” (Clayton Christensen). MOTIVAÇÕES.
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
7a. Reunião do Grupo Temático Comércio Exterior Brasília – 21 de outubro de 2010.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
6a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 17 de agosto de 2010.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
- Mar/09- Terra dos Homens Grupo deTrabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária Participação MDS.
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Estado do Meio Ambiente São Paulo, 11 de Dezembro de 2008 Renato Rosenberg Centro de Diagnósticos Ambientais.
Maio Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.
Histórico Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005, com o objetivo de fomentar empreendedorismo e a inovação na região. Rede Gaúcha de Tecnologia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
Apresentação A INVESTE RIO é uma sociedade anônima de economia mista vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria.
Edital MCT – CNPq/MS – SCTIE – DECIT Nº 26/2006 Determinantes Sociais da Saúde, Saúde da Pessoa com Deficiência, Saúde da População Negra e Saúde da População.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Brasília – Março de Contexto Desafios do Estado X Recursos disponíveis Demandas sociais.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I.C. Proposta em Implantação Maria Margareth Mainhardt Carpes Gerente de Integração de Projetos e Sistemas de Informação.
Importância da inovação na MPE A inovação tecnológica na MPE é uma alternativa sustentável para que a empresa se mantenha competitiva no mercado uma vez.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE ASSESSORIA A EDITAIS DE FINANCIAMENTO (PAEF) I SEMINÁRIO LINHAS DE FOMENTO Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia - SECT PROGRAMA DE ASSESSORIA A EDITAIS DE FINANCIAMENTO (PAEF) Sérgio Dias

O acesso facilitado às de linhas de fomento vai de encontro aos anseios das empresas inovadoras do RJ. Dinheiro há. Faltam bons Projetos... Ou Projetos bem elaborados. Como o SEBRAE/RJ pode ajudar.

O que devo saber ao buscar um fomento ? Para que preciso ? Quanto preciso ? Como irei aplicá-lo no projeto ? Qual o tipo de fomento mais adequado às necessidades do meu projeto ? Ah! Um detalhe: Já tenho um projeto ?

DINHEIRO DEVE SER PARTE DA SOLUÇÃO... ... E NÃO MAIS UM PROBLEMA !!!

Porque muitos projetos não são aprovados ? Proposta não vinculada à demanda; Incompatível com os temas e áreas; Cronograma não expressa as metas físicas; Metodologia dissociada das Metas; Baixa qualificação da Equipe para a tarefa; Planejamento do projeto inconsistente; Equívoco na conceituação da Inovação.

CENÁRIO ambiente em evolução ( para as agências e para as empresas) oportunidades crescentes para captação de recursos para financiamento de atividades de inovação são mecanismos novos, ainda em consolidação para auxiliar as MPEs o SEBRAE/RJ oferece o PAEF

O PAEF auxiliar as MPEs no processo de captação de recursos através de uma metodologia que envolve atuações em todas as fases do processo: sensibilização de empresários apoio para elaboração dos projetos de inovação acompanhamento da sua execução prestação de contas

O Apoio do SEBRAE/RJ Diagnóstico preliminar Orientação para o Edital adequado Assessoria na elaboração do projeto/proposta Acompanhamento pós-Edital

O PAEF criado em 2007 até 2009 atividades centradas nas assessorias para as MPEs acessarem financiamentos para inovação. para 2010 – expansão do programa para: sensibilização dos empresários para as oportunidades de financiamento / subvenção pós-edital – gerenciamento dos projetos e prestação de contas às agências de fomento

O PAEF ETAPA HORAS ANÁLISE DO DIAGNOSTICO 2 REUNIÃO (1) ASSESSORIAS PRESENCIAIS 6 ASSESSORIAS REMOTAS GESTÃO 4 TOTAL DE HORAS POR EMPRESA ATENDIDA 20

O PAEF RESULTADOS

TAXA DE ÊXITO: 76,9% EDITAL FAPERJ 16/2008 - RIO INOVAÇÃO 260 PROJETOS APRESENTADOS 203 PROJETOS APROVADOS TAXA DE ÊXITO: 76,9%

TAXA DE ÊXITO: 78,07% EDITAL FAPERJ 16/2008 - RIO INOVAÇÃO 260 PROJETOS APRESENTADOS 203 PROJETOS APROVADOS TAXA DE ÊXITO: 78,07%

UNIDADE DE INOVAÇÃO E ACESSO À TECNOLOGIA – UIAT PAEF – PROGRAMA DE ASSESSORIA A EDITAIS DE FINANCIAMENTO RUA SANTA LUZIA, 685 - 7º ANDAR Rio de Janeiro/RJ Tel: (21) 2212- 7879 e (21) 2212-7898 constant@sebraerj.com.br ecoeficiencia@sebraerj.com.br

Obrigado