UML – Diagramas de Componentes e Modelação da Arquitectura Física

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unified Modeling Language (UML) - Modelação da Arquitectura -
Advertisements

14. Componentes e implantação
Diagrama de Componentes
CLASSES EM JAVA Dilvan Moreira (baseado no livro Big Java)
UTILIZANDO PORTAIS CORPORATIVOS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: CASE EMPRESA TÊXTIL KARSTEN S.A. Felipe Rotermel Orientador: Prof. Oscar Dalfovo,
Tecnologias para Internet Thyago Maia Tavares de Farias Aula 19.
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. Breve histórico Ada Lovelace Luigi Menabrea Charles Babbage TradutorMemóriasMáquina analítica.
Linguagem de Programação – Aula 03 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Categorias Computacionais N Um modelo categorial para bancos de dados Vítor De Araújo
MÓDULOS DE REGISTRO DE ABASTECIMENTO DE VEÍCULOS INTEGRADOS PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS Gabriel Vieira Orientador: Prof. Jacques Robert Heckmann.
Concurso de Criação de Imagem para o Site da Escola Contactos: Jorge Machado Pedro Matos Pedro Ranheta
Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos MAC122 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Variáveis e Atribuições.
I9 – CRM | DIS | FIN – SEPTEMBER / 2016
Criando Custom Visuals no Power BI
Diagrama de Sequencia Prof. Thales Castro.
Banco de Dados I Modelagem Relacional
Banco de Registradores e ALU
Indexa Indexa | Apresentação – Prototipagem
UML – Diagramas de Pacotes (Packages)
UML – Modelação da arquitectura
UML – Diagramas de componentes
Browser Um browser (web browser), ou navegador, é um programa de computador que permite aceder a documentos virtuais da Internet, também conhecidos como.
Linguagem C Para programadores Python
Módulo I Capítulo 3: Fluxo de Código e Operador Condicional
Pacotes Um pacote (package) em UML é um mecanismo de agrupamento genérico Notação: pasta com o nome no interior ou na pega No caso de um pacote contido.
Unidade IV– Relacionamento entre Objetos
Descrição de Casos de Uso
Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática
PIT – PROGRAMA INTERNO DE TREINAMENTO 2015
Engenharia de Software II
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
Parte III – Planejando o Projeto
Diógenes Pereira Jr. Igor Thiago Marques Mendonça
INE 5201 – INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
BANCO DE DADOS II.
Agenda Tipos de Informação Tipos de Dados Variáveis Constantes
Programação Orientada a Objetos
Diagramas de Sequência
UML – Diagramas de Distribuição (deployment)
Tema do Seminário: Frameworks para desenvolvimento Web Linguagem e Técnicas de Programação II – LTP2 Professor: Uedson Reis.
4 – Políticas de Segurança
Engenharia de Software Analise de Riscos
Programação.
Elaborando as Interfaces Aulas 37, 38 e 39.
Tecnologia ASP Apresentada por.
14/08/2012 Professor Leomir J. Borba- –
Remote Method Invocation
Programação Orientada a Objetos*
Prof. Esp. Marcelo Mendes
Pacotes Servem para organizar o código, por exemplo, agrupar classes correlatas. Vamos supor uma classe Ponto2D pertencente ao pacote formas. A classe.
Bem Vindos DREAMWEAVER+PHP+MySQL
Avaliações Técnico - Pedagógicas
Rosemary Silveira Filgueiras Melo
Sistemas Distribuídos
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PROCESSOS Business Process Modeling Notation
Trabalho de Conclusão de Curso I
PROF. ARNALDO MARTINS HIDALGO JUNIOR PROF. LEANDRO LANZA
MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.
Arquitetura e padrões de software
Estágio supervisionado na CECAE
ALGORITMOS.
Teste de Software 04: Que parte devo testar?
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação
RESULUÇÃO DOS EXERCÍCIOS E
Esmeralda Pires Patrocinadores Platina Patrocinadores Ouro
Arquitetura e padrões de software
AMERICO MAKOTO MURAMATSU, DATA ACCESS LATIN AMERICA
Sistemas de Informação
Transcrição da apresentação:

UML – Diagramas de Componentes e Modelação da Arquitectura Física

Diagrama de Componentes Captura a estrutura física da implementação Construído como parte da especificação da arquitectura Objectivo Organizar o código fonte (ambiente de desenvolvimento) Construir uma release executável (ambiente de produção) Especificar uma base de dados física Desenvolvido por arquitectos e programadores Contém componentes, interfaces e relações entre componentes Pacotes de componentes podem ser usados para modelar a arquitectura física

Componentes Um componente é uma parte física (feita de bits e bytes) e substituível de um sistema, que proporciona a realização de um conjunto de interfaces Podem-nos interessar diferentes ambientes: desenvolvimento, produção, testes, ... Exemplos: executáveis, bibliotecas, tabelas, ficheiros, documentos Um componente representa um empacotamento físico de elementos relacionados logicamente (normalmente classes) Notação: caixa com tabs kernel32.dll

Tipos de componentes - ícones e estereótipos <<executable>> componente que pode ser executado num nó <<library>> biblioteca estática ou dinâmica <<database>> base de dados <<table>> tabela de uma base de dados <<file>> ficheiro contendo código fonte ou dados <<document>> documento genérico 2 rodas dentadas

Interfaces Uma interface é um conjunto de operações usado para especificar os serviços de uma classe ou componente Relação de concretização (realization): um componente pode concretizar (implementar os serviços de) uma ou mais interfaces Normalmente quer dizer que tem classes que implementam esses interfaces Diz-se que as interfaces são exportadas Um componente poder ser substituído por outro componente que implementa as mesmas interfaces Não basta obedecer à mesma sintaxe, mas também à mesma semântica Relação de dependência: um componente pode usar uma ou mais interfaces Diz-se que essas interfaces são importadas Um componente que usa outro componente através de uma interface bem definida, não deve depender da implementação (do componente em si), mas apenas da interface

<<interface>> Interfaces – Exemplo 1 image.java componente.java ImageObserver ou com mais detalhe: dependência interface concretização image.java componente.java <<interface>> ImageObserver abort: int {final static} error: int {final static} imageUpdate(): Boolean

Visual Basic Application (mais precisamente, API) Interfaces – Exemplo 2 Java Application componente JDBC Visual Basic Application Sun JDBC-ODBC brigde SQL Server JDBC driver interface (mais precisamente, API) ODBC Oracle ODBC driver SQL Server ODBC driver Transact SQL SQL Server DBMS

Tipos de dependências entre componentes Dependências simples: entre ficheiros com código fonte, para controlo de alterações entre executáveis e/ou bibliotecas, para gestão de configurações e dependências entre executáveis ou bibliotecas e tabelas ou documentos de ajuda por eles usados Dependências estereotipadas: estereótipo «hyperlink» - entre páginas html ou páginas html e executáveis estereótipo «trace» - entre versões consecutivas do mesmo tipo de componente Não esquecer que é melhor depender das interfaces do que das implementações

Dependências - Exemplo

Composição e agrupamento de componentes Conforme o nome indica, os componentes são para compor (montar), criando componentes maiores ou sistemas inteiros Exemplos: Base de dados composta por tabelas Biblioteca dinâmica (dll) composta por componentes COM+ No caso de agrupamentos de componentes que não criam componentes (físicos) maiores, usar pacotes de componentes Base de dados de biblioteca Web site «hyperlink» Tabela de sócios Tabela de reservas Tabela de publicações Web page 1 Web page n

Caso de estudo (biblioteca) Pacotes de componentes

Caso de estudo (biblioteca) Todos os componentes Páginas Web Dinâmicas do SIB Segue um padrão! Qual é? Como formalizar? O padrão é arquitectura! Componentes de Lógica de Negócio do SIB Base de Dados do SIB