ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas econômicos e sociais
Advertisements

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
A Segunda Revolução industrial
Unidade 9: A formação dos Reinos Ibéricos
“OS REIS ABSOLUTISTAS QUERIAM CADA VEZ MAIS RIQUEZAS”
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Capitalismo / Socialismo
Disciplina : Introdução a Economia (2) Professor Ms Regis Ximenes
Movimentos Internacionais de Fatores
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
COLÉGIO MARISTA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
Geografia – 8ª série Unidade de Trabalho 1 Prof°: Tiago
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
Uma corrida em busca do enriquecimento através do comércio e da criação de colônias.
MERCANTILISMO.
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
Trabalho de História NOME:JOANA AGOSTINI TURMA:83 PROFESSORA:SOLANGE.
Absolutismo Doutrina ou regime político caracterizado pela concentração de poderes estatais nas mãos de uma só pessoa. Surge no século XVI para estabelecer.
- ECONOMIA NO ANTIGO REGIME -
Política econômica dos Estados nacionais europeus
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
Geografia Politica.
MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
A sociedade no período absolutista
POLÍTICAS EXTERNAS POLÍTICA CAMBIAL: depende do tipo de regime de câmbio adotado: taxas fixas de câmbio ou taxas flexíveis. POLÍTICA COMERCIAL: alterações.
Os mercantilistas ( ) Cenário histórico:
As etapas do Capitalismo
ILUMINISMO As luzes da razão.
O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria
MUNDO DO TRABALHO.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Governo de D. Maria I Tempo de mudança ou tempo de ajustamento? Rumos da economia 2009 / 10 / 28.
HISTÓRIA DA CONTABILIDADE Professora: Cristiane Fortes
Comercio, Empresa e Industria, sua História e Herança
Absolutismo e mercantilismo
Processo de formação do espaço capitalista
A Nova Ordem Mundial Ordem ou Desordem?.
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
CAPITALISMO.
Europa Moderna Prof.Pizzolatto.
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Formação das Monarquias Nacionais Absolutistas
DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO: UMA VISÃO SOCIOLÓGICA
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Observação: Profe quando for olhar o trabalho tecle F5 e vá apertando na seta para baixo! Ok Beijos Laura.
Globalização e avanço tecnológico
Mercantilismo Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas económicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e os finais do.
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
A Evolução do Capitalismo
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
O Antigo Regime Europeu
Revolução Comercial Renascimento comercial e urbano, assim como o surgimento da burguesia, completaram o quadro de transformações do feudalismo. Grandes.
O pensamento liberal Capítulo 18.
O processo de desenvolvimento do capitalismo
GEOGRAFIA O processo de desenvolvimento do capitalismo Ensino Médio.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
PROTECIONISMO X LIBERALISMO
BRASIL ATUAL PARTE 2. Revisão O que é o capitalismo para Weber? Como esse capitalismo se formou? Por que países protestantes da linha calvinista as condições.
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
MERCANTILISMO – Aula 35. Com a Formação do Estado moderno, e rei tendo poder absoluto respaldado pela igreja católica, para proteger os interesses da.
 O mercantilismo foi uma doutrina económica vigente nos séculos XVI, XVII e XVIII segundo a qual a riqueza e o poderio de um país assentavam na quantidade.
Capitalismo x Socialismo
Fases do capitalismo Mercantil (comercial) Financeiro (monopolista)
Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA Etapas de Evolução do capitalismo e Mercantilismo Nome: Jhovana Rafaela Wazlawick Vettorato Turma: 83 Professora: Solange Disciplina: História Março/2010

1) Etapas de Evolução do Capitalismo Pré-capitalismo (do século XI ao século XV) – o comércio e a produção artesanal começam a se expandir, mas o trabalho assalariado ainda é uma exceção. Capitalismo comercial ou mercantil (do século XV ao século XVIII) – o trabalho independente ainda predomina, mas se expande o regime assalariado; a maior parte do lucro concentra-se nas mãos dos comerciantes. Capitalismo industrial (do século XVIII ao século XX) – com a revolução industrial o trabalho firma-se definitivamente.

Capitalismo financeiro (a maior parte do século XX) – os bancos e outras instituições passam a controlar as demais atividades econômicas por meio de financiamentos à agricultura, à pecuária, à indústria e ao comércio. Sociedade pós industrial (do século XX ao século XXI) – o capital financeiro continua a dominar os outros setores da economia como na fase anterior; a globalização torna-se latente.

Mercantilismo O que era? O mercantilismo foi à política econômica do Estado absolutista e do capitalismo comercial. O que era?

Práticas e ideias do mercantilismo: Seus princípios e diretrizes mais importantes eram: A riqueza de uma nação depende da acumulação de metais preciosos (ouro e prata); É preferível exportar para terceiros a importar bens de outros países; O governo deve controlar rigidamente a indústria e o comércio; Para equilibrar a oferta e a procura, o governo deve evitar a concorrência, fixando preços; Quanto mais moedas houver em circulação, mais próspero será o país.

O que é protecionismo ao comércio e indústria Em busca do acúmulo dos metais preciosos, os Estados nacionais tomariam medidas como o princípio da balança comercial favorável, ou seja, ter um índice de exportação sempre maior que o de importação. Esse princípio atrai outro, o do protecionismo alfandegário, que tenta promover a indústria e o comércio nacionais, evitando a concorrência de similares externos. É claro que tais medidas demonstraram claramente o intervencionismo estatal na economia, outra característica das idéias mercantilistas.

O que era a política do monopólio O monopólio é uma situação em que há uma concorrência imperfeita, onde empresas possuem vantagens suficientes que permite controlar preços de certos produtos ou serviços. Podemos citar características particulares de cada mercado e a falta de regulamentação governamental. Quando em um mercado não existe concorrência ou há apenas um fornecedor, o monopolista estabelece o preço que lhe dá maior lucro tendo em vista a relação entre custo e produção. O Estado pode intervir no sentido de diminuir a criação de monopólios através de política antitruste e regulação desses mercados. Sendo assim, a omissão do Estado também pode gerar a formação do monopólio. Além disso, podemos dizer que a política do monopólio é extremamente ruim para consumidores, pois a falta de concorrência restringe a produção e os obriga a pagar preços fixados arbitrariamente.

BIBLIOGRAFIA http://www.suapesquisa.com/capitalismo   http://www.suapesquisa.com/capitalismo http://www.infoescola.com/economia/mercantilismo/ http://www.alunosonline.com.br/geografia/monopolio/